A imprevisibilidade volta aos Nacionais de Corta-Mato

FPA Geral Notícias

26 Nov, 2022
crosse_feminin_2022_vale_cambra

É já amanhã que se realizam os Campeonatos Nacionais de Corta-Mato 2022, numa organização da Federação Portuguesa de Atletismo, Associação de Atletismo de Setúbal, Câmara Municipal do Seixal e Junta de Freguesia de Amora. Será a 99.ª edição masculina e 56.ª feminina e as provas desenrolam-se na Quinta Maria Pires, a partir das 9h30, em Amora, Seixal.

A competição deste ano, em termos coletivos, tem a aliciante de apenas contarem os três primeiros representantes de cada clube em todas as classificações, igualando-se assim as regras da Taça dos Clubes Campeões Europeus, competição para a qual Portugal pode eleger duas equipas (por escalão e género e estafeta mista), que serão as duas primeiras classificadas na classificação coletiva.

Atendendo às mudanças verificadas na janela de transferências, esperam-se provas muito competitivas, com o Sporting de Braga a tentar chegar ao título, o que não acontece desde 1999. Para isso as minhotas já podem contar com a campeã individual da última edição, Mariana Machado, que recentemente foi 10ª classificada no crosse Itálica, a que se juntam a regressada Jéssica Augusto e ainda Lia Lemos, ambas saídas do Sporting Clube de Portugal.

Para este clube, campeão coletivo no ano passado, contarão as prestações de Salomé Rocha (campeã em 2021, em Amora), Ana Mafalda Ferreira e Catarina Ribeiro (respetivamente, segunda e terceira classificadas nos Nacionais de Estrada, em outubro), a que se pode juntar a britânica Aimee Pratt, sétima classificada nos 3 000 metros obstáculos nos mundiais e nos europeus de 2022.

A formação do Feirense, encabeçada por Solange Jesus, campeã nacional de estrada, e reforçada com Neide Dias (vice-campeã de corta-mato no ano passado) e Sara Moreira, Carla Matinho, lidera a formação do Recreio de Águeda, que também costuma ser candidata ao pódio.

Na corrida masculina, o Benfica luta pela defesa do título nacional, liderado por Samuel Barata, o campeão em título, contando ainda com Miguel Moreira, campeão de sub-23, André Pereira, Duarte Gomes e Alexandre Figueiredo, e os reforços Simão Bastos, João e Pedro Amaro, sem esquecer que tem inscrito na competição o queniano Reuben Longosiwa, medalha de bronze nos 5000 metros dos Campeonatos de Africa Sub20, em 2019.

Contudo, o Sporting, o clube com mais títulos nacionais, vai tentar reconquistar o troféu e tem uma equipa que integra o campeão de 2021, Rui Pinto (já campeão nacional de estrada este ano) e os medalhados no ano passado, Miguel Marques, vice-campeão nacional, e Rui Teixeira, terceiro classificado. Para além deles, os “leões” contam com Miguel Borges e Fernando Serrão, ambos atletas do top-10 da última época, e registam-se ainda as inscrições de Lucas da Silva (terceiro no nacional de estrada) e dos quenianos Michael Kibet e Vincent Rono (7º nos Mundiais de Corta-Mato em 2017).

Interessante será também a prova de estafeta mista, com o União da Várzea conquistou na primeira edição em que se realizou, mas que este ano tem forte concorrência das equipas do Sporting e do Benfica, precisamente a pensarem na Taça dos Clubes Campeões Europeus.
O Benfica terá o seu quarteto (que, por ordem de partida, será homem, mulher, homem, mulher) formado entre as hipóteses Camila Gomes (vice-campeã júnior), Marta Pen e Bárbara Neiva, em femininos, Isaac Nader, José Carlos Pinto e os irmãos Hugo e Ivo Cruz. Já as escolhas do Sporting recairão na olímpica Salomé Afonso, o reforço Patrícia Silva e Carolina Marçal, em femininos, Nuno Pereira, Tomás Silva e David Pereira, em masculinos.

Mais informações na página oficial da Federação Portuguesa de Atletismo (regulamento, horário e histórico), com listas de inscritos e página de resultados na plataforma FPA Competições.

Partilhar