Mariana Machado e equipa no top10 Europeu

FPA Geral Notícias

11 Dez, 2022
Mariana_Machado_web

Portugal terminou a sua participação nos Campeonatos Europeus de Corta-Mato, com um sexto lugar coletivo e, Sub-23 femininos, com Mariana Machado no top-10, como melhores prestações. Miguel Moreira (16º em sub-23 masculinos), liderando a equipa para um 9º lugar coletivo, também esteve em evidência numa competição em que todos os atletas portugueses terminaram a sua prova, num percurso muito difícil, que no início estava muito duro (2 graus negativos em Turim), que foi ficando mais lamacento ao longo da manhã.

Vejamos, prova a prova, a prestação dos atletas portugueses.

Sub-23 femininos

Era a prova em que as expetativas portuguesas estavam mais altas. O pódio dos nacionais estava todo representado e Mariana Machado corria a defender as medalhas conquistadas nas duas últimas edições. Mas a italiana Nadia Battocletti estava determinada em triunfar em casa, vencendo pela terceira vez (uma em juniores, em Lisboa 2019, outra em sub-23, em Dublin, 2021), e impôs um ritmo forte, deixando todas as adversárias para trás, para cortar a meta, isolada.

Quanto a Mariana Machado, a portuguesa andou nos lugares da frente nas primeiras voltas, “mas este percurso não era de todo o melhor para as minhas características. Ainda tentei acompanhá-las nas primeiras voltas, mas as subidas deixavam-me muito desgastada e com dificuldades em recuperar, pelo que abrandei um pouco o ritmo”, afirmou a campeã de Portugal.

“Depois de ter conquistado uma medalha no ano passado estava à espera de melhor, mas infelizmente não foi assim. Estou um pouco triste, mas não queria ficar triste, pois como todos sabem tive alguns problemas na preparação. Passei por dificuldades, mas o importante aqui era competir e terminar o melhor possível”, concluiu a atleta no final da prova.

Quanto a Portugal, que fechou na sexta posição em termos coletivos (com mais um triunfo britânico), viu Lia Lemos terminar na 23ª posição (um lugar melhor que no ano passado) e Inês Borba a terminar na 55ª posição.

Resultados: 1.ª Nadia Battocletti (ITA), 19.55 minutos; 2.ª Megan Keith (GBR), 20.08; 3.ª Alexandra Millard (GBR);…; 9.ª Mariana Machado, 20.56; 23.ª Lia Lemos, 21.31; 55.ª Inês Borba 23.05. Por equipas: 1.º Grã-Bretanha, 10; 2.º Itália, 31; 3.º França. 38;…; 6.º Portugal, 87.

Sub-23 Masculinos

Numa prova com um claro favorito, o britânico Charles Hicks, campeão no ano passado, que vem de um “fresquinho” título universitário norte-americano em corta-mato, e que dominou a corrida, para “bisar” o ouro. Quanto aos atletas portugueses, boa corrida de Miguel Moreira, vice-campeão nacional Sub-23, que começou bem mais atrás (chegou a andar no 37º lugar), mas que depois fez uma excelente recuperação, volta a volta, para terminar como o melhor português em 16º lugar.

“Estou satisfeito, pois foi a minha melhor classificação em provas internacionais”, disse o atleta no final da competição, adiantando que começou mais “lento, pois olhei para a minha frente e tinha um pelotão enorme e decidi fazer uma corrida de trás para a frente. Nas subidas longas senti-me sempre bem, ganhei aí muitos lugares, e nas descidas conseguia recuperar bem”.
Sobre o duro percurso, Miguel Moreira afirmou que era “exigente, tinha partes mais duras e outras com lama, tinha de estar a correr sempre atento ao chão e a quem estava na frente. Mas gostei do percurso, particularmente por passarmos pelo meio do museu do castelo. Gosto muito de lugares históricos e era emocionante correr ali”.

O segundo melhor português foi Ruben Amaral, que tinha feito um campeonato nacional com grandes dificuldades, terminando agora em 44º lugar, melhorando em relação à sua última prestação. O terceiro português foi Etson Barros, que deu a impressão de poder estar mais na frente, mas terminou em 47º lugar, levando a uma classificação nacional no 9º lugar, com triunfo da Grã-Bretanha. Pedro Amaro (54º) já não contou para a pontuação coletiva.

Resultados: 1.º Charles Hicks (GBR), 23.40; 2.º Zakariya Mahamed (GBR), 23.48; 3.º Valentin Bresc (FRA), 23:58;…; 16.º Miguel Moreira, 24.33; 44.º Ruben Amaral, 25.11; 47.º Etson Barros, 25.24; 54.º Pedro Amaro, 25.37. Por equipas: 1.º Grã-Bretanha, 11; 2.º França, 14; 3.º Irlanda, 29;…; 9.º Portugal, 107.

Estafeta Mista

Uma corrida com várias alterações e que ficou decidida praticamente no final do primeiro percurso, com a Itália a destacar-se após queda do espanhol Jesus Gomez, logo seguida da queda do português Isaac Nader, quando ambos estavam a dar luta ao italiano. Assim, Isaac (“que não posso dizer mais nada que não seja o de esperar mais”) entregou em oitavo lugar a Patrícia Silva, que, no final, sublinhou “a dureza do percurso, muito difícil, com muitas subidas e descidas pronunciadas que não me deixaram fazer melhor”. A atleta perdeu mais algum tempo, entregando em 10º lugar a Nuno Pereira, que também não fez melhor. Perdendo ainda mais tempo.
“Não podemos colocar panos quentes niosto, esperávamos fazer melhor, mas não conseguimos. Temos de continuar a trabalhar”, afirmou Nuno Pereira que entregou o “testemunho” a Salomé Afonso em 12º lugar. Salomé Afonso, essa, fez uma excelente prova (foi a quarta entre todas as corredoras no seu percurso, perdendo apenas dois segundos para a italiana Gaia Sabattini que cortou a meta em primeiro lugar). Salomé cortou a meta em 10º lugar. “Nós tínhamos expetativas altas na nossa prestação, temos equipa para fazer muito melhor, mas hoje a sorte não esteve connosco”, afirmou a atleta no final.

Resultados: 1.º Itália, 17.23; 2.º Espanha, 17.24; 3.º França, 17.31;…; 10º Portugal (Isaac Nader, Patrícia Silva, Nuno Pereira, Salomé Afonso) 17.56.

Sub-20 masculinos

Uma prova emotiva, com alterações na liderança e um final dramático para o irlandês Griggs, que perdeu muito da sua capacidade nos metros finais, sendo ultrapassado pelo britânico Banicoat, que andou sempre na frente.

Os atletas portugueses não se adaptaram ao percurso, com Rodrigo Lima a ser o melhor português em 51º lugar, à frente do vice-campeão nacional, Ruben Pires. Duarte Santos (terceiro nos nacionais) fechou a contagem da equipa de Portugal, que foi 15ª classificada, com 184 pontos. Rodrigo Freitas e Leandro Monteiro (campeão nacional) já não pontuaram para a equipa.

Resultados: 1.º Will Banicoat (GBR), 17.40 minutos; 2.º Nichollas Griggs (IRL) 17.41; 3.º Dean Casey (IRL) 17.46;…; 51.º Rodrigo Lima, 18.51; 59.º Ruben Pires, 19.04; 74.º Duarte Santos, 19.23; 79.º Rodrigo Freitas 19.43; 87.º Leandro Monteiro 20.13. Por equipas: 1.º Grã-Bretanha, 10 pontos; 2.º Irlanda, 17; 3.º Espanha, 30;…; 15.º Portugal, 184.

Sub-20 femininos

A prova feminina conheceu uma tão inesperada como categórica vencedora, a espanhola Maria Forero. Quanto às portuguesas, uma boa prestação de Ana Marinho, vice-campeã nacional Sub-20, que chegou na 38ª posição, na liderança da equipa, sendo bem secundada pela campeã Sub-18, Lara Costa, que chegou primeiro que a campeã nacional Sub-20, Rita Figueiredo, a atleta que fechou a pontuação coletiva, dando o 14º lugar a Portugal, num triunfo espanhol. Diana Fernandes e Beatriz Fernandes já não contaram para a pontuação coletiva.

Resultados: 1.ª Maria Forero (ESP), 13.04; 2.ª Ingborg Ostegard (NOR), 13.07; 3.ª Ilona Mononen (FIN), 13.08;…; 38.ª Ana Marinho, 14.08; 47.ª Lara Costa, 14.17; 55.ª Rita Figueiredo, 14.28; 73ª Diana Fernandes, 14.59; 79.ª Beatriz Fernandes, 15.16. Por equipas: 1.º Espanha, 21; 2.º Turquia, 25; 3.º Alemanha, 33;…; 14.º Portugal, 140.

Resultados completos na página da European Athletcis.

Fotografias (créditos Sérgio Mateo – Sportmedia.es/FPA) (atualização durante a tarde)

Partilhar