Auriol Dongmo na luta pelas medalhas em Budapeste

Budapeste 23 FPA Geral Notícias

26 Ago, 2023
Auriol Dongmo Portugal

Auriol Dongmo apurou-se para a final de hoje no lançamento do peso dos Campeonatos Mundiais de Budapeste 2023. Jéssica Inchude terminou como semi finalista, Eliana Bandeira ficou em 21º lugar. Solange Jesus terminou a maratona.

A recordista de Portugal “despachou” a qualificação do peso logo ao primeiro ensaio, marcando 19,59 metros. A recordista de Portugal ficou assim com mais algum tempo para recuperar para a final de logo.

O meu objetivo era mesmo lançar o máximo no primeiro ensaio e acabar com a qualificação. E foi feito, agradeço a Deus por isso” referiu a atleta, queixando-se do muito calor “horrível, mas temos de o suportar”.

“Agora vou preparar-me e descansar para mais logo estar mais fresca. Tal como todas as outras atletas, gostava de ganhar uma medalha e irei lutar por isso”, concluiu a recordista de Portugal que tem agendada a final para as 20h15 (19h05 em Portugal).

Ainda no lançamento do peso Portugal tinha mais duas atletas: Jessica Inchude, que terminou em 16º lugar, com a marca de 18,16, e Eliana Bandeira fechou no 21º lugar, com a marca de 17,79. Ambas conseguiram o seu melhor registo ao último ensaio.

No final, Jéssica Inchude, que competiu no grupo A, estava “satisfeita com a minha posição e com a marca. É melhor do que fiz no ano passado, tanto em marca como em classificação. É claro que queria chegar à final, mas as minhas adversárias estavam muito fortes”, concluiu a atleta, que afirmou ter dado o sue melhor.

No grupo B, onde estava Auriol Dongmo, Eliana Bandeira começou com dois nulos, mas não se enervou. “Não sei porque foi nulo o primeiro ensaio. E era mais longe que o último (a 17,79).

“Não foi o que queria, mas, de qualquer forma, estou contente por estar entre as melhores do mundo, juntamente com mais duas portuguesas. De qualquer forma é o meu primeiro campeonato do Mundo, não nego que o meu objetivo era alcançar a final, mas fica para uma próxima oportunidade”, referiu a atleta que esta época bateu os seus recordes pessoais w se sagrou vice-campeã Mundial universitária.

Olhando para o futuro Eliana quer continuar o trabalho “ para conseguir outra estabilidade de resultados para poder aceder às grandes competições da próxima época “, concluiu.

Solange Jesus em maratona difícil

Na maratona, Solange Jesus passou por uma prova difícil. Com um tempo de passagem de 1h15m12s à meia maratona, Solange quebrou bastante e terminou em 60 º lugar com a marca de 2h45m08s.

No final da competição Solange explicou a sua quebra não aceitando “ter pago a fatura de passar em 1h15 à meia maratona. Depois do km 23 senti algum desconforto intestinal e fui mesmo obrigada a parar duas vezes para vomitar. Depois, nos abastecimentos parava sempre. Senti sempre muita sede – e agora que acabou a prova ainda mais”, afirmou a atleta.

“Não foi questão física, pois preparei bem esta prova e sinto as pernas ainda com força. Foi mesmo estes problemas que me deitaram abaixo, sendo forte o meu desejo de terminar a prova”, concluiu a atleta.

A vencedora foi a etíope Amane Shankule (2:24.23), à frente da compatriota Gotyton Gebreslase (2:24.34) e da marroquina Fátima Guardado (2:25.17). A prova conheceu 12 resistentes.

Fotos Sportmedia / FPA

Partilhar