Braga e Benfica nos pódios Europeus

FPA Geral Notícias

25 Fev, 2024
facebook_1708882421451_7167572375822001052

As equipas do Sporting de Braga (femininos) e do Benfica (masculinos) subiram hoje ao pódio na Taça dos Clubes Campeões Europeus que se realizou em conjunto com o Crosse das Amendoeiras em Flor, na mítica pista de corta-mato da Aldeia das Açoteias.

A equipa minhota foi a que alcançou melhor resultado, ao sagrar-se vice-campeã numa prova que se esperava muito intensa, graças às atletas estrangeiras (maioritariamente de origem africana) que cada equipa podia apresentar. As atletas do Batman Petrol, da Turquia foram mais fortes coletivamente, mas o destaque individual foi para Likina Amebaw, a etíope do Playas de Castelon, que venceu com mais de meio minuto de vantagem sobre Francine Niyomukunzi (Burundi), a representar o Pro Patria.

A história do Sporting de Braga começou a escrever-se logo depois com a sua primeira representante a corta a meta noi terceiro lugar, a etíope Asmarech Anley. Depois, a campeã de Portugal, Mariana Machado, conseguiu recuperar na parte final, terminando em sexto lugar e depois ficou a incentivar a sua colega de equipa Vanessa Carvalho a tentar chegar mais à frente, mas que terminou em 17º lugar. Antes já tinham entrado duas atletas do Sporting, a segunda equipa portuguesa em competição: Fancy Cherono (terceira há um ano, hoje apenas décima) e Salomé Rocha (15ª). Ficava a faltar às leoas a terceira atleta e essa só chegou depois da quarta atleta do Sporting de Braga (Solange Jesus, 25ª), na 30ª posição (Neide Dias, com Mafalda Ferreira a terminar no 32º lugar). Assim, o Sporting fechou no sexto lugar.

Mariana Machado em competição (foto Armando Caiadas)

Na prova masculina também estavam duas equipas portuguesas: o Benfica, campeão nacional, e o Sporting, vice-campeão europeu no ano passado. Numa luta em que os espanhóis do Playas de Castellon levavam vantagem, com o agora espanhol Thierry Ndikumwenay (ex-Burundi) a terminar em primeiro lugar (derrotando Oscar Chelimo, ugandês do Noceto, de Itália) e Rodrigue Kwizera (Burundi), o vencedor das duas últimas edições. Mas o Benfica tinha no queniano Edward Zakayo um elemento importante, que chegou na quarta posição. Vendo os franceses do DE Athlete a chegarem até ao nono lugar, os benfiquistas contaram ainda com o campeão de Portugal, Etson Barros, a chegar na 13ª posição, enquanto Samuel Barata fechou a contagem em 17º lugar, já não sendo necessária a classificação de André Pereira (19º). Assim o Benfica foi terceiro, atrás dos espanhóis do Castellon e dos franceses do DE Athle. O Sporting, que defendia uma posição no pódio, teve como melhor elemento o queniano Vincent Rono (16º), com Ruben Amaral a cortar a meta em 23º lugar e Miguel Marques em 29º. Rui Pinto não acabou a prova.

Quanto às provas dos atletas sub-20, o Sporting ficou a um lugar do pódio, somando 44 pontos, graças às prestações de Clara Barbosa (13ª), Carlota Almeida (14ª) e Beatriz Azevedo (17ª) – e ainda Beatriz Almeida na 40ª posição. O Maia AC ficou no quinto lugar (52 pontos), mas Maria Avelino foi a melhor portuguesa na Taça, com o seu 9º lugar. Ainda pontuaram para as maiatas as atletas Beatriz Rocha (15ª) e Catarina Brito (28ª). Mariana Azenha foi 54ª. Numa prova dominada pelas turcas Dinek Koçak (1ª) e Yagiz Edibe (2ª), a francesa Margot Dajoux foi terceira. Coletivamente triunfou o Fenerbahce.

Equipa sub-20 do Sporting (foto Armando Caiadas)

Na estafeta mista, Portugal apenas apresentou o Sporting de Braga, que igualou o oitavo lugar do ano passado. Correram pela equipa minhota Francisco Rodrigues, Beatiz Fernandes, David Silva e Sara Duarte.

A equipa espanhola do Playas de Castellon triunfou na estafeta, pela terceira vez consecutiva.

Foto: facebook do Sporting de Braga

Partilhar