A época de 2023/2024 chega a um dos seus pontos altos, os Campeonatos de Portugal, que este fim-de-semana se realizam em Pombal. Uma organização da Federação Portuguesa de Atletismo, com apoio da Associação Distrital de Atletismo de Leiria e do Município de Pombal.
De entre todos os atletas que estão inscritos e participarão nestes Campeonatos, destacamos aqueles que já superaram recordes de Portugal durante esta época.
O de maior repercussão foi conseguido por Isaac Nader. O meio-fundista do Benfica bateu em Ostrava (30 de janeiro) o recorde dos 1500 metros, que pertencia a Rui Silva, o melhor meio-fundista de distâncias curtas de sempre, colocando-o agora em 3m34s23”.
Já com marcas de qualificação para todas as grandes competições, Nader foi finalista nos Mundiais de Budapeste no ano passado e atualmente é o terceiro melhor atleta mundial em 1500 metros (pista curta).
Outro recorde de grande nível foi protagonizado por João Pedro Buaró. O benfiquista superou em janeiro o recorde de Portugal com a marca de 5,75 (em Les Dévoluys, França) e no fim-de-semana passado, no decorrer da final do nacional de clubes, melhorou essa marca para 5,82 metros! Transformou-se no primeiro português a ultrapassar os 5,80 metros e conseguiu mesmo marca de qualificação direta para os Jogos Olímpicos.
O atleta português está integrado num grupo de 11 atletas que detêm a sexta melhor marca deste ano em pista coberta.
Quem também já bateu um recorde de Portugal duas vezes na presente temporada foi Cátia Azevedo. A sportinguista, melhor quatrocentista portuguesa de sempre conseguiu o seu primeiro recorde em Astana (27 de janeiro), com 52,64 segundos e melhorou-o no sábado passado (10 de fevereiro) para 52,61.
No seu melhor “arranque” de época de sempre, Cátia Azevedo contribuiu ainda para um recorde nacional de clubes fazendo parte do quarteto do Sporting que tinha ainda as atletas Carina Vanessa, Vera Barbosa e Juliana Guerreiro, que correu os 4×400 metros em 3m36s51”.
Depois destes recordistas de Portugal até poderia passar discreta a marca de 8,06 metros no salto em comprimento protagonizada por Gerson Baldé. Conseguida no passado sábado, em Pombal, esta marca do atleta benfiquista deixa-o no 10º lugar do ranking mundial deste ano.
O atleta do Benfica, que já saltara 7,99 metros anteriormente (e no dia do salto do seu recorde pessoal até saltou 7,94 m), tem aqui outra oportunidade para subir no World Ranking para poder participar nas grandes competições.
Outro atleta em grande forma no início da temporada é João Coelho, O quatrocentista do Sporting abriu a época com um triunfo impressionante na final de clubes com uma marca (46,52 segundos) que se quedou a um escasso centésimo do recorde de Portugal de pista coberta.
O sportinguista terá agora uma grande oportunidade para melhorar esse registo.
Tal como ele, teremos Tiago Luís Pereira. O atleta do Sporting, que venceu o salto em altura e o triplo-salto na final do nacional de clubes, já saltou 17,02 metros nesta última disciplina, marca que o coloca nos atletas de topo do World Ranking, uma forma de acesso às grandes competições da presente temporada.
Sem a obrigação de pontuar ao máximo para o clube, o sportinguista pode tentar superar de novo os 17 metros e cimentar já a sua boa posição no ranking mundial.
regressando ao “campo” dos destaques de recordistas, teremos um trio de jovens que já bateram recordes nacionais sub-20 na presente temporada. No salto com vara estará o benfiquista Rodrigo Alcobia (Benfica), que colocou o recorde em 5,20 metros. Ainda nos saltos, mas em comprimento, a também benfiquista Tatiana Pereira já marcou 6,21 metros. Nas corridas, com barreiras, destaque para Melissa Sereno (Maia AC) que conseguiu correr em 8,30 segundos, numa prova quase sem oposição (na final da segunda divisão).
São motivos suficientes para uma visita a Pombal, para assistir em direto aos Campeonatos de Portugal (ver horário e informações).
Quem não puder estar em Pombal, tem a oportunidade ver os campeonatos através do streaming proporcionado pela FPA. A consulta dos resultados em direto é feita na plataforma FPA Competições.
Fotos Luís Barreto e Marcelino Almeida