Atletas do Sporting Clube de Braga dominaram totalmente e triunfaram isolados os Campeonatos de Portugal de Meia Maratona, prova realizada em Braga e que estava integrada na Caravela Meia Maratona de Braga.
Foi assim uma questão minhota. Aproveitando uma boa manhã para a prática da modalidade, num bom ambiente, os bracarenses souberam explorar o seu potencial para se sagrarem os primeiros campeões de Portugal na distância de meia-maratona.
Miguel Borges (SC Braga) foi então o primeiro a cortar a meta, sendo registado com a marca de 1h05m44s, gastando menos 14 segundos que o seu colega de equipa Paulo Barbosa (1h05m58s). O terceiro classificado foi Nuno Lopes (Vitória FC), com 1:06.05, vencedor no ano passado. Nesta prova, Ricardo Pedra (CA O. Vianense) sagrou-se campeão nacional sub-23.
Na prova feminina, a já favorita, Vanessa Carvalho (SC Braga) venceu a competição pela terceira vez (triunfos anteriores em 2019 e 2021) e desta conseguiu a melhor marca da competição ao cortar a meta em 1h13m22s. Subiram ao pódio as atletas Mónica Silva (SC Salgueiros), com 1:13.32, e Carla Martinho (RD Águeda), com 1:16.54. A campeã sub-23 foi Sofia Silva (Sporting CP), com 1:31.12.
Ana Marinho e Luís Oliveira campeões de 5 km
O programa de provas incluía também os Nacionais de 5 km em estrada, competição em estreia absoluta. A competição masculina foi inteiramente dominada pela equipa do Benfica, que ocupou os quatro primeiros lugares da classificação, conseguindo o somatório de pontos mais baixo possível (pontuavam os quatro primeiros) para o triunfo coletivo (10 pontos), deixando para trás as formações da RunTejo (68) e do El Comandante (92).
Individualmente, o mais forte foi Luís Oliveira, que cortou a meta em 14.24 segundos, menos dois segundos que o seu colega de equipa Pedro Amaro (14.26), que se sagrou campeão nacional sub-23. O bracarense Paulo Rosário (agora ao serviço do Benfica) foi terceiro em 14.30. O Benfica fechou com André Pereira (quarto classificado), em 14.30, com Davide Silva (SC Braga) a ser o primeiro não benfiquista a cortar a meta, no quinto lugar. Sagrou-se campeão sub-20 outro benfiquista, João Azevedo (15.01), sétimo na classificação geral. O NúcleOeiras sagrou-se campeão coletivo sub-20.
A corrida feminina foi dominada pelas atletas de S. Salvador do Campo, que somaram 17 pontos, deixando para trás as equipas da RunTejo (50) e da EA Trofa (68).
Para este triunfo da equipa da associação do Porto, muito contou a liderança da jovem Ana Marinho (também campeã sub-23) que triunfou em 16m33s, deixando para trás a sua colega de equipa Mónica F Silva (16.54). A terceira classificada foi Kcénia Bougrova (RunTejo), com 17.06. A campeã sub-20 é Lara Costa (UD Várzea), sexta classificada na classificação geral. O UD Várzea sagrou-se campeão coletivo sub-20.
Quanto aos nacionais sub-18, a prova feminina foi dominada por Mariana Moreira (UD Várzea), que cortou a meta e 17m48s, deixando a segunda classificada, Fátima Silva (C Benfica Paredes) a um minuto (18.48). Outra equipa do Porto, o Luz e Vida Gondomarense, arrebatou o troféu coletivo.
Nos masculinos, o triunfo da prova pertenceu a um atleta espanhol, Alex Sierpes (15.16), extra-competição, com o título nacional a ser reclamado por Afonso Gomes, do Sporting de Braga, que cortou a meta em 15m37s. O segundo lugar pertenceu a Guilherme Filipe (15.42) que liderou a equipa do NúcleOeiras para um triunfo coletivo.
Resultados finais provisórios da competição de 5 km na plataforma FPA Competições, local onde também podem ser vistos os resultados provisórios da meia-maratona.
Galeria de imagens (créditos RunPorto) AQUI.