A “magia” de Pedro Afonso no segundo dia dos Europeus Sub-18

FPA Geral Notícias

19 Jul, 2024
European Athletics U18 Championship Banska Bystrica 2024

Pedro Afonso brilhou em toda a linha ao vencer a eliminatória dos 200 metros dos Campeonatos Europeus Sub-18 que decorrem em Banska Bystrica (Eslováquia) até ao próximo domingo. Também seguem em frente Cristina Neves (400 m barreiras) e Margarida Oliveira (200 metros), ambas com recordes pessoais.

Excelente presença de Pedro Afonso nos 200 metros, vencendo a sua série com a marca de 21,31 segundos (+0,4 m/s), o seu melhor registo do ano, mesmo abrandando um pouco no final! O atleta português, que neste momento é o quarto melhor europeus, conseguiu assim a qualificação direta para as meias-finais dos 200 metros, amanhã, a partir das 17h46.

No final da sua prova, Pedro Afonso, que teve uma época apagada, surgindo com 21,90 segundos, a sua melhor marca da época, obteve assim um resultado brilhante. “O meu treinador [Fernando Ferreira] faz magia. Foi um ano muito difícil, mas temos estado a trabalhar com este objetivo em mente. Sinceramente não estava à espera que este resultado surgisse já. Foi fantástico, mas eu senti-me bem, gosto da pista, só não gosto do calor, que me deixa muito cansado”, afirmou o atleta que se defende “estando sempre à sombra, com muito gelo”, referiu.

Agora pretende estar bem na meia-final, “continuando a alimentar-me bem, a descansar e a enfrentar o stress de forma positiva”, afirmando que o triunfo no Festival Olímpico da Juventude Europeia é passado, mas que as medalhas, “se conseguir chegar a elas, significam que o trabalho está a ser bem feito, sendo um bom caminho na carreira”.

Na mesma prova, 200 metros, David Pereira correu na quarta série e foi sétimo classificado com 22,44 segundos.

O outro melhor resultado da manhã chegou nos 400 metros barreiras femininos, com a jovem Cristina Neves a alcançar um excelente segundo lugar na sua eliminatória, em 61,23 segundos, assegurando a qualificação direta à meia-final.

“Sinceramente tinha esperança de conseguir o apuramento para a meia-final, mas não esperava ser segunda! Felizmente, para mim, fui numa pista boazinha, a oito, que me permitiu focar-me em mim mesma, sem poder ver onde estavam as outras e isso ajudou-me a ser mais rápida no final. Se fosse noutra pista talvez tivesse corrido mais rápido no início e depois seria mais difícil”, referiu a atleta no final da sua prova. A meia-final dos 400 m barreiras está agendada para amanhã às 11h45.

Em frente também segue a velocista Margarida Oliveira, que foi quinta classificada na série mais rápida das seis eliminatórias e com isso conseguiu o terceiro tempo das repescagens. A portuguesa obteve um recorde pessoal de 24,65 segundos (v: +0,3 m/s) e terá a sua meia-final a partir das 17h27 de amanhã.

Na mesma distância, mas na quarta série, Miriam Pinho também foi quinta classificada, com 24,82 segundos (v: -0,6), um recorde pessoal da atleta, que ficou pelo caminho como a segunda das não apuradas.

No final da jornada matinal de hoje, regista-se que a heptatlonista Natacha Candé terminou o salto em comprimento com a marca de 5,69 metros, mantendo-se na luta pelo top 5, mas a prestação no lançamento do dardo (35,06 metros) fê-la tombar na classificação partindo para os 800 metros, a última prova, na tarde de hoje, na sétima posição (4806 pontos) com menos quatro pontos do que conseguiu no seu recorde pessoal.

Quanto aos outros portugueses, os resultados não foram tão expressivos e fiaram fora das rondas seguintes. Nos 400 metros barreiras, Afonso Pereira foi quinto na sua série, com 56,25 segundos, enquanto Márcio Alves foi oitavo, com 57,68 segundos.

Nos 2000 metros obstáculos, logo as primeiras provas da manhã, Leonardo Oliveira foi 15º na segunda meia-final, com 6m07s52”, enquanto Afonso Oliveira foi 15º na primeira meia-final, com 6m13s.79”.

A jornada da tarde tem presença portuguesa no salto em altura, qualificação a partir das 15 horas, com Eduardo Carrolo e Digo Bandeira, a primeira ronda dos 800 metros, com Teresa Delfino (17h18), Martim Prates (17h39) e Pedro Lemos (17h46), a final dos 5000 metros marcha (18h10), com Isabel Luís e Matilde Angélico, e a última prova do heptatlo, os 800 metros, às 18h45, com Natacha Candé.

Fotos FPA / Sportmedia

Partilhar