RUNNING WORKSHOP: INSCRIÇÕES A TERMINAR!

FPA Geral Notícias

22 Mai, 2025
programa

As inscrições encerram na sexta-feira às 15h00.

Nos próximos dias 24 e 25 de maio, sábado e domingo, terá lugar o Running Workshop – Da Ciência para a Prática. O evento decorrerá no Auditório Professor Doutor Martins dos Santos, no Egas Moniz School of Health and Science, localizado no Monte da Caparica, Almada, numa organização da Federação Portuguesa de Atletismo, com o apoio desta instituição de ensino.

A cerimónia de abertura terá início às 9h00, contando com a presença de José João Mendes, Presidente da Egas Moniz School of Health and Science, e de Domingos Castro, Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo.

No sábado, a partir das 09h30, terão início vários painéis temáticos diversificados, abordando tópicos fundamentais para atletas, treinadores e profissionais de saúde. Entre os temas em destaque encontram-se: Fatores diferenciadores para o alto rendimento, Prevenção de lesões na corrida, Tecnologia do Desporto, Nutrição do Desporto, Nutrição no Endurance, Fisiologia na Corrida e Biomecânica e Controlo Motor na Corrida.

No domingo, os trabalhos recomeçam às 09h00, com painéis dedicados ao Papel da Observação da Técnica e da Força na Corrida, à Psicologia no Desporto e ao Desporto na Mulher.

A cerimónia de encerramento está agendada para as 12h45, contando com a presença de José Praia, Vice-Presidente da Associação de Treinadores de Atletismo de Portugal, e de Leonor Suzano, representante da Associação de Atletas de Atletismo.

Uma lista diversificada de preletores, todos eles com vasta experiência, contribui para que o “Running Workshop – Da Ciência para a Prática” seja uma formação acreditada pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), valendo dois créditos para efeitos de renovação do Título Profissional de Treinador de Atletismo.

Este workshop constitui uma excelente oportunidade para a partilha de conhecimento científico e prático, promovendo o desenvolvimento e a atualização de competências na área do atletismo e da corrida, num ambiente de aprendizagem e networking entre profissionais do setor.

24 de maio de 2025

09h30-10h30 | Fatores diferenciadores para o alto rendimento | “Simplificar o Alto Rendimento”

Doutorado em Fisiologia do Exercício, pela Universidade de Connecticut, e licenciado em Ciências do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana. Técnico Superior no Centro de Alto Rendimento do Jamor. Coordenador do Programa Altitude no CAR Jamor, com valência de melhoria do desempenho desportivo com o estímulo de altitude simulada normobárica.

Ricardo Silvestre (CAR Jamor – IPDJ): ”Programa Altitude do CAR Jamor”

Licenciatura em Educação Física e Desporto. Técnico Superior do IPDJ, a desempenhar funções no laboratório de avaliação e controlo de treino do CAR Jamor. Diretor Técnico Nacional da Federação de Triatlo de Portugal durante o ciclo olímpico de Tóquio 2020.

António Fortuna (CAR Jamor – IPDJ): ”Modelos de periodização – um exemplo baseado no triatlo” “Simplificar o Alto Rendimento”


11h15-12h15 | A prevenção de lesão na corrida | Slogan: “As diferenças do Atletismo para o Futebol”

Licenciado em Medicina e Cirurgia pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (2007). Especialista em Medicina Desportiva pelo Colégio da Especialidade de Medicina Desportiva da Ordem dos Médicos (2015).
Médico da FPA (2016 até ao presente). Consulta de Medicina Desportiva no Instituto CUF (2017 até ao presente). Médico de campo do CDUP – Rugby (2008-2010). Médico do FC Porto, abrangência da Equipa B a todos os escalões de formação (2013-2019). Diretor Clínico e médico responsável pela equipa principal do CD Feirense (2019-2022). Diretor Clínico e médico responsável pela equipa principal do FC Famalicão (2023). Diretor Clínico e médico responsável pela equipa principal do FC Vizela (2023-2024).

Vítor Pereira (FPA): “A experiência do Futebol para o Atletismo”

Licenciado em Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde Egas Moniz (2012). Fisioterapeuta da Federação Portuguesa de Atletismo (2013-2017), tendo integrado várias comitivas em Campeonatos da Europa e do Mundo; e fez parte da comitiva portuguesa nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016. Fisioterapeuta do Projeto Olímpico e Atletismo do Sport Lisboa e Benfica (2017-2021). Desde 2021 é Fisioterapeuta no Futebol de Formação e Team Leader dos escalões sub-19, sub-23 e Equipa B do Sport Lisboa e Benfica.

Diogo Cunha (SLB): “A experiência do Atletismo para o Futebol”


12h15-13h15 | Tecnologia do Desporto “O impacto da tecnologia na corrida”

Licenciado em Medicina e Cirurgia pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (2007). Especialista em Medicina Desportiva Professor no Instituto Politécnico da Guarda e membro da Direção do Centro de Investigação SPRINT. Ao longo da sua carreira foi ainda Treinador e Professor de Educação Física. Uma das suas áreas preferenciais de intervenção prende-se com a avaliação e otimização do desempenho desportivo mediante o envolvimento em atividades de transferência de conhecimento junto de atletas, equipas e outras organizações desportivas. O seu interesse por Inovação e Tecnologia no Desporto tem vindo a dar origem a atividades de mentoria e consultoria especializada na área do empreendedorismo, visando a criação de produtos e soluções de base tecnológica para resposta a desafios societais prementes. Neste contexto, tem ativamente participado na criação de spin-offs e startups posicionadas na interface entre desporto, saúde e tecnologia.”

Pedro Esteves (IPG): “A corrida pela tecnologia do desporto: transformação e desafios emergentes”  

Responsável pelo Departamento de Biomecânica do Desporto e Performance da Federação Portuguesa de Atletismo, aplicando protocolos de avaliação física e técnica dos atletas envolvidos nos vários programas de Alto Rendimento da FPA. Para além disso, é formador em vários cursos de treinadores e jornadas técnicas. É ainda Professor Adjunto na Egas Moniz School of Health and Science e na Escola Superior de Tecnologia e Gestão no Politécnico de Leira, onde leciona temáticas sobre a Biomecânica aplicada no movimento. Neste campo, tem desenvolvido investigação no desenvolvimento, aplicação e validação de instrumentos aplicáveis no Desporto e explorado novas tendências tecnológicas relacionadas com a inteligência artificial. Para complementar os seus conhecimentos tecnológicos e científicos, deu início a ao Pós-doutoramento em Ciências do Desporto na Faculdade de Desporto da Universidade de Porto.

Paulo Oliveira (FPA, EM e ESTG): “As novas tecnologias aplicadas na análise e avaliação da corrida” | “O impacto da tecnologia na corrida”


14h30 – 15h30 | Nutrição no endurance | “Alimenta os teus quilómetros”

Nutricionista dedicada principalmente à nutrição no desporto, tendo trabalhado nos últimos 11 anos com atletas de alto rendimento de diversas modalidades. Licenciou-se em 2013 pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz em Ciências da Nutrição, realizando uma pós-graduação em Nutrição desportiva pela mesma instituição em 2015. Concluiu o Mestrado em Treino de Alto Rendimento (2021) pela Faculdade de Motricidade Humana. Encontra-se atualmente a terminar o Mestrado em Psicologia Desportiva pela Escuela Universitaria Real Madrid – Universidade Europea. Foi nutricionista das Modalidades do Sport Lisboa e Benfica durante 8 anos, tendo acumulado funções de coordenadora das Modalidades. Durante a sua passagem pelo SLB trabalhou com modalidades como Andebol, Basquetebol, Futsal, Hóquei em Patins, Voleibol, Atletismo, Natação, entre outras. Desde 2022, é nutricionista da Federação Portuguesa de Ténis, acompanhando alguns dos melhores atletas portugueses da atualidade. Em 2024, integrou a equipa multidisciplinar da Federação Portuguesa de Atletismo. É também orientadora de estágios curriculares da Licenciatura em Ciências da Nutrição e de estágios profissionais para acesso à Ordem dos Nutricionistas na área da nutrição no desporto, exerce também atividade clínica, onde presta serviços de consulta de nutrição especialmente dedicados a atletas ou praticantes de exercício físico regular.

Solange Fernandes (FPA): “O papel da nutrição no Meio-Fundo e Fundo: da teoria à prática”  

Nutricionista (1369N) especialista em Nutrição Clínica e Professora Auxiliar no Instituto Universitário Egas Moniz (IUEM). Licenciou-se em 2006 pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz e em Ciências da Nutrição. Em 2010 concluiu o Mestrado em Patologia Experimental na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (2011) e o Doutoramento em Alimentação e Nutrição na Universidade de Barcelona (2016). Leciona na Licenciatura em Ciências da Nutrição do IUEM desde 2009 e é Professora Auxiliar, a tempo inteiro, na instituição desde 2019. É regente de Nutrição no Desporto e de Avaliação da Ingestão alimentar assim como docente das aulas práticas em UC como Fisiologia aplicada e Alimentação e Nutrição Humana. Para além da docência, orienta estágios curriculares da Licenciatura em Ciências da Nutrição na área da nutrição no desporto em clubes de várias modalidades desportivas. Desde 2016, é também orientadora de estágios profissionais para acesso à Ordem dos Nutricionistas e membro do júri de provas de avaliação de conhecimentos de ética e deontologia. Nos últimos 5 anos publicou 9 artigos em revistas internacionais indexadas e é investigadora principal de um projeto de educação alimentar em jovens atletas, o Youth Athlete Nutrition Education Intervention, financiado pelo Centro de Investigação Interdisciplinar Egas Moniz no âmbito da iniciativa Educom. Exerce atividade clínica nas Clínicas Universitárias Egas Moniz, onde presta serviços de consulta de nutrição especialmente dedicados a quem pratica exercício físico regularmente.

Filipa Vicente (Egas Moniz): “Alimentação: o 4.º segmento do triatlo – um caso real”


15h30 – 16h30 | Fisiologia na corrida | “Medir. Avaliar. Correr Melhor”

Professor na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Concluiu a licenciatura em Educação Física com especialização em desporto na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa. Concluiu o Mestrado em Ciências do Desporto, na área de especialização “Desporto Infantojuvenil” na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Fez doutoramento na Universidade de Exeter (Reino Unido) em colaboração com a Universidade de Coimbra onde defendeu a tese intitulada “Muscle Power in Young People” (2010). Na Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física da Universidade de Coimbra é regente de Fisiologia do exercício, Prescrição do exercício, Estudo independente em fisiologia do exercício e pratica laboratorial, Desenvolvimento e avaliação da performance. Na faculdade de medicina é regente da disciplina de Fisiologia do Desporto. É responsável pela captação de novos públicos para a Faculdade, pela avaliação e controlo do treino de atletas de elite, estando diretamente envolvido na preparação olímpica de atletas de canoagem, atletismo e ciclismo Os seus atuais interesses de investigação centram-se na fisiologia do exercício e na prescrição do exercício, particularmente no estudo dos parâmetros fisiológicos da relação estímulo/adaptação e na determinação das principais variáveis para avaliação e controlo do treino onde faz as suas produções científicas e a orientação de mestrados e doutoramentos.

Amândio Santos (Univ. Coimbra):  Controlo e Avaliação do Treino no Meio-Fundo, Fundo e Trail.

Licenciado em Educação Física (Ciências do Desporto) — Unisinos, Brasil, em 2000, especializando-se em 2008 em em Cinesiologia — Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil; e em 2007 em Fisiologia do Exercício — Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Em 2012 tornou-se Mestre em Ciências do Movimento Humano — Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil; e em 2018 terminou o Doutoramento em Ciências do Desporto — Universidade do Porto, Portugal; Em 2021 realizou um Pós-Doutoramento em Exercícios de Ultra-Endurance — Universidade do Porto, Portugal.
Este preletor conta com mais de 15 anos de experiência em treino desportivo, atuando como treinador, analista de condição física de diferentes populações e analista de desempenho humano (desportos terrestres e aquáticos) em contextos recreativos, amadores e de atletas de elite (World Class).
Atualmente é Professor Auxiliar Convidado na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), nos programas de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento), bem como em diversos Cursos de Pós-Graduação;  é Investigador no Centro de Investigação em Atividade Física, Saúde e Lazer (CIAFEL), uma Unidade de Investigação financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e sediada na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP);  é investigador no Laboratório Associado para a Investigação Integrativa e Translacional em Saúde da População (ITR), financiado pela FCT, que integra as unidades de investigação e desenvolvimento (I&D): CIAFEL, EPIUnit – Unidade de Investigação em Epidemiologia, e UMIB – Unidade Multidisciplinar de Investigação Biomédica; é Técnico Superior no Ensino Superior — Laboratório de Fisiologia do Exercício da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), Portugal;  e autor de dezenas de artigos publicados em revistas científicas (Q1 e Q2 na área das Ciências do Desporto, entre outras). É também   Editor/Revisor de dezenas de artigos para revistas científicas de relevância (Q1 e Q2 em Ciências do Desporto, entre outras);  e apresenta experiência em treino desportivo e em força e condição física (Strength & Conditioning) em modalidades individuais e coletivas;  em investigação, treino desportivo e análise de desempenho — no Grupo de Pesquisa em Biomecânica e Cinesiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (GPBIC-UFRGS), Brasil — na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Grupo de Pesquisa em Desportos Aquáticos (GPEA-UFRGS), Brasil — no gabinete de natação da FADEUP (UPORTO) — e no Laboratório de Biomecânica do Porto (LABIOMEP-UP).   Colabora em análise de desempenho com treinadores, atletas, paratletas, equipas técnicas ou investigadores do Instituto Australiano do Desporto, Federação Portuguesa de Natação, Comités Olímpicos de Portugal, Brasil, Itália, França e Tailândia, Liga Profesional de Fútbol (Argentina), entre outros. Atuou como formador e avaliador no Projeto Esperanças Olímpicas do Comité Olímpico de Portugal, com o objetivo de apoiar atletas e equipas identificadas como potenciais participantes nos Jogos Olímpicos de Paris 2024; Dedica-se às “Ciências do Desporto”, “Saúde Pública, Ambiental e Ocupacional” e “Fisioterapia, Terapia Desportiva e Reabilitação” como principais áreas de investigação.

Rodrigo Zacca (FADEUP): “Instrumentação para a avaliação fisiológica da corrida: Laboratório Vs. Campo”


17h15-18h15 | Biomecânica e Controlo Motor na corrida | “A importância do controlo de motor na corrida”

Licenciado em Ciências do Desporto pela FMH-UL, Mestre em Alto Rendimento pela FMH-UL, com uma Pós-Graduação em Strength and Conditioning EXOS Performance Specialist; e Doutorando em Fisiologia do Exercício, com o tema “Neuromuscular adaptations to strength training: insights from neuroscience and human movement variability”.

João Oliveira (FMH): “A importância dos princípios do controlo motor no treino da corrida”  

Responsável pelo Departamento de Biomecânica do Desporto e Performance da Departamento de Desporto e Saúde Escola Superior de Saúde e Desenvolvimento Humano Comprehensive Health Research Centre (CHRC) Universidade de Évora membro da comissão consultiva de Ciência e desenvolvimento do Comité Olímpico de Portugal Collaborator Adjunct Assistant Professor Department of Biomechanics 2017-2025 University of Nebraska   1976 – 1990: Antigo atleta do SLB;  1991- 1993: treinador nas equipas juvenis do Sporting Clube de Portugal.

Orlando Fernandes (U Évora): “Os métodos biomecânicos na análise do controlo motor na corrida”

25 de maio de 2025

09h00 – 10h00 | O papel da observação da técnica e da força na corrida | “A simplicidade na complexidade”

Licenciatura em Educação Fisica e Desporto, Mestrado em análise e observação do movimento – International Coaching Enrichment Certificate Program ;Técnico nacional do setor de Velocidade e Barreiras; Treinador Olímpico nos ciclos Rio 16, Tóquio 21 e Paris 24.

Rui Norte (FPA e SCP): “Indicadores mecânicos de redução de risco de lesão e otimização da corrida

Licenciatura em Educação Física e Desporto. Técnico Superior do IPDJ, a desempenhar Fisioterapeuta na Federação Portuguesa de Basquetebol; Fisioterapeuta na Federação Portuguesa de Atletismo; Fisioterapeuta em contexto privado; Preparador físico no Sporting Clube de Portugal (Basquetebol e Atletismo); Treinador de Atletismo no SCP. 

António Fortuna (CAR Jamor – IPDJ): ”Modelos de periodização – um exemplo baseado no triatlo” “Simplificar o Alto R André Romão (SCP): “A importância do treino de força na redução de risco de lesão e otimização da corrida”

10h45 – 11h45 | A Psicologia no Desporto “A mente também conta

Professor Catedrático da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa e membro do Centro de Investigação da Performance Humana. Membro do Conselho Científico da FMH e Coordenador do Laboratório de Psicologia do Desporto e do Exercício. Psicólogo do Desporto na Federação Portuguesa de Atletismo. Presidente da Comissão científica do Comité Paralímpico de Portugal. Coordenador do Mestrado em Psicologia do Desporto e do Exercício. Regente de Psicologia do Desporto e do Exercício, Comportamento Organizacional e Liderança e Relações Interpessoais no plano de licenciaturas e mestrados da FMH. Vice-coordenador e docente do doutoramento em Motricidade Humana, coordenador do ramo de doutoramento em Psicologia do Desporto e do Exercício.

Professor Doutor António Rosado (FPA & FMH): “O modelo de intervenção psicológica na Federação Portuguesa de Atletismo”  

Psicólogo e investigador com mais de uma década de experiência no contexto do desporto de alto rendimento, tendo desempenhado funções no Futebol Clube do Porto, onde colaborou diretamente com atletas, treinadores e dirigentes. Especializado em performance e desenvolvimento de talento, coordenou intervenções psicológicas individuais e liderou projetos de avaliação sistemática de atributos psicológicos associados à excelência desportiva. A sua atividade profissional tem sido marcada por uma forte componente de investigação aplicada. Nos últimos anos, complementou a sua formação com um Mestrado em Engenharia e Ciência de Dados na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, aprofundando competências em programação, estatística e aprendizagem automática. Atualmente, exerce funções como Chief Science Officer na Nordensa, uma startup tecnológica dedicada à identificação de talento futebolístico através de análise de dados e vídeo scouting. Colabora como investigador externo no INESC TEC e presta consultoria científica e técnica a várias entidades nacionais e internacionais. O seu principal interesse científico reside na modelação matemática do comportamento humano em contextos de desempenho, explorando as interfaces entre psicologia, ciência de dados e inteligência artificial.

Luís Meireles (Ex-FCP): “A importância do desafio no desenvolvimento do desempenho desportivo”

11h45 – 12h45 | O Desporto na Mulher

Médico especialista em Medicina Física e de Reabilitação, Pós-graduado (PG) em Medicina Desportiva e membro da Sociedade Portuguesa de Medicina Desportiva; PG em Medicina da Dor

Faculdade Medicina Universidade do Porto; Especialista em Ecografia Musculoesquelética pela Universidade Francisco de Vitória Madrid; e realizou Mestrado Integrado em Medicina – Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa;

Mestrado em Ecografia Músculo-Esquelética e Intervencionismo Ecoguiado – Fundação CEU Andalucia. É Médico do Human Performance Department do Sport Lisboa e Benfica desde 2025, colaborador do Departamento Médico da Federação Portuguesa de Rugby; e World Rugby Medical Educator desde 2025. Foi Médico e Coordenador do Departamento Health and Performance da equipa sénior futebol profissional Casa Pia Atlético Clube – Futebol Sduq 2020/2021 e 2022/2023.

Alexandre Fernandes (SLB): ” A redução do risco de lesão na atleta”

Fisioterapeuta desde 1991, conclui a Licenciatura em 2001 ambos na Escola Superior de Saúde de Alcoitão. Em 2010, obtém o grau de Doutora em Psicologia Educacional pelo ISPA e em 2018 realiza provas de Especialista. Docente desde 2003, de 2003-2017 na Escola Superior de Saúde Atlântica e de 2017 até à data na Egas Moniz School of Health & Science. Membro do Grupo de Interesse de Fisioterapia na Saúde da Mulher de 2002-2023, membro do grupo de trabalho das especialidades da Ordem dos Fisioterapeutas, pela área da Fisioterapia na Saúde pélvica e da Mulher, desde 2023. Autora de vários trabalhos na área da saúde pélvica e da mulher e da fisioterapia aquática; orientadora de teses de licenciatura e mestrado na área da saúde da mulher e pavimento pélvico.      

Sónia Vicente (Egas Moniz): “Pavimento pélvico no desporto: avaliação, treino e prevenção da incontinência urinária na atleta.”

Partilhar