Chegaram ao fim os XII Jogos Desportivos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que tiveram lugar no Estádio Municipal de Díli, em Timor-Leste. A seleção nacional de atletismo esteve em destaque ao longo de toda a competição, protagonizando uma excelente prestação que culminou na conquista de um total de 17 medalhas: 11 de ouro, 5 de prata e 1 de bronze.

A terceira e última jornada dos XII Jogos Desportivos da CPLP, que decorreu no Estádio Municipal de Díli, em Timor-Leste, encerrou com mais uma excelente prestação por parte da seleção nacional de atletismo, culminando na conquista de várias medalhas.
Segue-se a distribuição das mesmas na derradeira jornada da competição:
Medalhas de Ouro
• Salto em comprimento: Samuel Amaro
• 200 metros (masculinos): Tiago Santos
• Lançamento do peso: Guilherme Gavina
• Estafeta 4×100 metros (misto): Tiago Almeida, Laura Agostinho, Tiago Santos e Leonor Freitas
Medalhas de Prata
• 200 metros (femininos): Maria Carvalho
• 200 metros (masculinos): Tiago Almeida
• 1500 metros (femininos): Luana Monteiro
Medalhas de Bronze
• 200 metros (femininos): Leonor Freitas

No final da participação portuguesa nos XII Jogos Desportivos da CPLP, que decorreram em Timor-Leste, o Professor Alcino Pereira, “Team Manager” da comitiva nacional, fez um balanço muito positivo da presença lusa na competição.
“Em termos competitivos, o balanço é muito positivo, pois alcançámos 11 medalhas de ouro, 5 de prata e 1 de bronze, num total de 17 medalhas, o que nos permitiu conquistar o primeiro lugar na classificação coletiva. No entanto, gostaria de sublinhar que o mais importante desta participação é, sem dúvida, a experiência proporcionada a estes jovens.
Estar num país longínquo, visitar e conviver com uma antiga colónia portuguesa, conhecer os seus costumes e constatar que, mesmo tão longe de Portugal, do outro lado do mundo, se fala português… é algo verdadeiramente marcante. Esta será certamente uma experiência que não irão esquecer.”
Alcino Pereira fez ainda questão de destacar o acolhimento caloroso sentido pela delegação nacional ao longo de toda a estadia:
“Fomos extraordinariamente bem recebidos por toda a população timorense, que nos acolheu com grande carinho e consideração. A seleção portuguesa sentiu-se verdadeiramente acarinhada, o que contribuiu de forma significativa para que esta experiência fosse ainda mais gratificante. Ficamos profundamente agradecidos por toda a hospitalidade.”
Estes resultados refletem não só o talento e dedicação dos jovens atletas portugueses, como também o trabalho e o empenho de toda a estrutura técnica que os acompanhou. Uma participação marcante que volta a afirmar o desporto nacional no seio da lusofonia.