COIMBRA TEM MAIS ENCANTO COM ESTES CAMPEÕES NACIONAIS

FPA Geral Notícias

5 Jul, 2025
farias 100

Realizou-se hoje, no Estádio Municipal Cidade de Coimbra, a primeira jornada dos 41.ºs Campeonatos Nacionais de Sub-23, uma competição organizada pela Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), em colaboração com a Associação Distrital de Atletismo de Coimbra e o Município de Coimbra. Em representação da Federação Portuguesa de Atletismo, marcaram presença o presidente, Domingos Castro, e o vice-presidente, Sérgio Guedes e pela Associação Distrital de Atletismo de Coimbra esteve o seu presidente João Pontes.

Os atletas apresentaram-se em excelentes condições, muitos deles com o objetivo de alcançar marcas de qualificação tanto para os Campeonatos da Europa de Sub-20, que se realizarão de 7 a 10 de agosto, em Tampere (Finlândia), como para os Campeonatos da Europa de Sub-23, agendados para 17 a 20 de julho, em Bergen (Noruega).

A elevada qualidade das prestações evidencia o empenho e a preparação dos jovens atletas nacionais, que procuram garantir a sua presença nestas importantes competições internacionais, contribuindo para o prestígio do atletismo português no panorama europeu

O evento teve início às 15h30, com a temperatura a rondar os 28.ºC e vento a 9 km/h. Neste contexto, foi dada especial atenção à hidratação de todos os atletas, juízes e membros da organização, de forma a salvaguardar o seu bem-estar e a assegurar o melhor desempenho possível ao mais alto nível. Os lançamentos, martelo, peso e disco tiveram lugar no Centro de Lançamentos de Sobral de Ceira e as restantes provas no Estádio Municipal Cidade de Coimbra.

Sofia Lavreshina

Nos 400 metros femininos, Sofia Lavreshina, em representação do Sporting Clube de Portugal, sagrou-se bicampeã nacional ao registar a marca de 55,04 segundos. Na segunda posição classificou-se Cristina Neves, do Clube Sport Marítimo, com o tempo de 57,45 segundos, enquanto Inês Alves, também do Sporting Clube de Portugal, alcançou o terceiro lugar com a marca de 58,46 segundos.

Guilherme Faias

Na vertente masculina dos 400 metros, Guilherme Faias, do Centro de Atletismo de Seia, conquistou o título nacional com a excelente marca de 47,12 segundos (novo recorde pessoal). Rui Serras (sub-20), do Sporting Clube de Portugal, foi segundo classificado com 48,19 segundos, seguindo-se Miguel Marques, do CA Marinha Grande, na terceira posição, com 48,69 segundos.

Rodrigo Alcobia

No salto com vara, o destaque vai para Rodrigo Alcobia, do Sport Lisboa e Benfica, que se sagrou campeão nacional ao atingir a notável marca de 5,25 metros, garantindo assim a qualificação para os Campeonatos da Europa Sub-23, a realizar-se em Bergen (Noruega), entre 17 e 20 de julho de 2025. Luca Cruz, do Juventude Vidigalense, foi segundo classificado com 4,40 metros, enquanto Denis Hrabar, do Sport Lisboa e Benfica, alcançou o terceiro lugar com 4,25 metros.

As eliminatórias dos 100 metros, tanto no setor masculino como feminino, foram bastante disputadas, antevendo finais de grande nível competitivo.

Beatriz Castelhano

Assim, na prova feminina dos 100 metros, Beatriz Castelhano, da ACDR Arneirense, sagrou-se campeã nacional com o tempo de 11,59 segundos, estabelecendo um novo recorde dos campeonatos (anterior: 11,68 segundos). Rita Barbosa, da Associação Jardim da Serra, foi segunda classificada com 11,78 segundos, e Lurdes Oliveira, do Sporting Clube de Portugal, completou o pódio com 11,84 segundos.

Em masculinos, Gabriel Maia, da Associação Jardim da Serra, conquistou o título nacional com a excelente marca de 10,55 segundos. Yoran Kabala, do Sport Lisboa e Benfica, obteve o 2.ºlugar por 1 milésimo de segundo definido por photo-finish e Leon Seale, do Sporting Clube de Portugal, foi terceiro classificado com 10,68 segundos. (foto capa)

Cátia Khvas

Nos 1.500 metros femininos, Cátia Khvas, do AD NucleOeiras, sagrou-se campeã nacional com o tempo de 4’50s30’’. Rita Figueiredo, do Grupo Desportivo do Estreito, foi segunda classificada com 4’50s77’’ e Ana Marinho, do CD São Salvador do Campo, terminou na terceira posição com 4’51s14’’.

João Pedro Santos

Na prova masculina dos 1.500 metros, João Pedro Santos, do Sporting Clube de Portugal, conquistou o título nacional com a marca de 4’04s48’’. Alexandre Lucas, igualmente do Sporting Clube de Portugal, foi segundo classificado com 4’04s70’’, enquanto Duarte Santos, também do Sporting Clube de Portugal, completou o pódio com 4’05s31’’.

Petra Santos

A campeã nacional dos 3.000 metros obstáculos foi Petra Santos do AD NucleOeiras, alcançou o primeiro lugar com o registo de 10’09s38’’, recorde pessoal e marca de qualificação para os europeus sub-23. Na segunda posição classificou-se Beatriz Rios, em representação do Atlético da Póvoa, com o tempo de 10’14s08’’ (recorde pessoal) enquanto Rita Gomes, do CF Oliveira do Douro, completou o pódio com a marca de 11’25s89’’.

Lourenço Rodrigues

No setor masculino, Lourenço Rodrigues, atleta do Juventude Ilha Verde, sagrou-se campeão nacional com o tempo de 8’56s28’’. Leandro Monteiro, do Sporting Clube de Portugal, foi segundo classificado com o registo de 8’59s34’’, e Diogo Ávila, do CIA Ilha Azul, alcançou a terceira posição com o tempo de 9’05s01’’.

Nas estafetas de 4×100 metros masculinos, a equipa do Sporting Clube de Portugal, composta pelos atletas Mauro Silva, Guilherme Ribeiro, Leon Seale e Bernardo Ferreira, sagrou-se campeã nacional ao alcançar a marca de 41,61 segundos. Na segunda posição classificou-se a equipa do Juventude Vidigalense, com o tempo de 43,46 segundos, enquanto o terceiro lugar foi conquistado pela equipa das Grecas de Vagos, que registou 44,43 segundos.

No setor feminino, a equipa do Atlético da Póvoa, formada por Carolina Sousa, Rafaela Santos, Raquel Silva e Melissa Sereno, conquistou o título nacional dos 4×100 metros, com o tempo de 47,04 segundos. A equipa do Sport Lisboa e Benfica obteve a segunda posição, com o registo de 47,52 segundos, enquanto o Juventude Vidigalense completou o pódio, alcançando a marca de 47,94 segundos.

Nota ainda para os triunfos de Catarina Flor (Sporting Clube de Portugal), com 55,26 metros no lançamento do martelo; Tatiana Pereira (Sport Lisboa e Benfica), no salto em comprimento (5,97 metros); Raquel Gomes (Juventude Vidigalense), no disco, com 49,58 metros (embora tenha vencido a prova a angolana do Sport Lisboa e Benfica Shakina Andrade); Tiago Pereira ( Sport Lisboa e Benfica), venceu o triplo-salto (15,17 m); e João Fernandes (Sporting Clube de Portugal) triunfou no lançamento do dardo (69,49).

Na prova de marcha feminina dos 10.000 metros, Inês Mendes, em representação do Sport Lisboa e Benfica, sagrou-se campeã nacional ao concluir a distância em 51’33s36”. Na segunda posição classificou-se Isa Ferreira, do Juventude Vidigalense, com o tempo de 52m07’23” minutos, enquanto Isabel Luís, do Clube Pedro Pessoa – EA, alcançou o terceiro lugar, registando 53’12s92”.

No setor masculino, Tiago Ramos, do Sporting Clube de Portugal, conquistou o título nacional com o registo de 42’38s68”. Eduardo Camarate, do Juventude Vidigalense, obteve a segunda posição com a marca de 44m28s09”, seguido de Tiago Sucena, do CA Marinha Grande, que completou o pódio com o tempo de 44’30s28”.

Após a realização da primeira jornada, o pódio apresenta-se da seguinte forma:

Femininos: O Sporting Clube de Portugal lidera a classificação, ocupando o 1.º lugar com um total de 86 pontos. Na segunda posição encontra-se o Juventude Vidigalense (Leiria), com 70 pontos, enquanto o Sport Lisboa e Benfica assegura o terceiro lugar, somando 66 pontos.

Masculinos: O Sporting Clube de Portugal lidera igualmente a classificação, ocupando o 1.º lugar com um total de 116 pontos. Na segunda posição encontra-se o Juventude Vidigalense (Leiria), com 71 pontos, enquanto o CA Marinha Grande assegura o terceiro lugar, com um total de 59 pontos.

Estas classificações refletem o elevado nível competitivo das equipas participantes e o dinamismo do atletismo nacional, destacando o empenho e a dedicação de atletas, treinadores e clubes.

Estes campeonatos assumem um papel fundamental no desenvolvimento do atletismo em Portugal, promovendo uma competição saudável e incentivando a progressão dos jovens atletas para níveis superiores.

Resultados completos no portal FPA Competições.

Partilhar