DOMÍNIO TOTAL DO SPORTING NOS NACIONAIS SUB-23 EM COIMBRA

FPA Geral Notícias

6 Jul, 2025
ABFO9849

Terminaram hoje os 41.ºs Campeonatos Nacionais de Sub-23, realizados no Estádio Municipal Cidade de Coimbra. Esta prestigiada competição foi organizada pela Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), em colaboração com a Associação Distrital de Atletismo de Coimbra e o Município de Coimbra. Estiveram também presentes o vereador da Câmara Municipal de Coimbra, Carlos Lopes, e o Presidente da Associação Académica de Coimbra, Dr. Joaquim Reis.

O Sporting Clube de Portugal sagrou-se vencedor dos 41.ºs Campeonatos Nacionais de Sub-23, tanto no setor masculino como no feminino.

A classificação final ficou assim ordenada:

Femininos:
O Sporting Clube de Portugal conquistou o primeiro lugar, totalizando 196 pontos. Na segunda posição ficou a Juventude Vidigalense (Leiria), com 148 pontos, enquanto o Sport Lisboa e Benfica assegurou o terceiro lugar, somando 135 pontos.

Masculinos:
O Sporting Clube de Portugal venceu igualmente a classificação masculina, ocupando o primeiro lugar com um total de 223 pontos. Na segunda posição classificou-se a Juventude Vidigalense (Leiria), com 126 pontos, e o Sport Lisboa e Benfica garantiu o terceiro lugar, com um total de 118 pontos.

Estes resultados refletem o domínio competitivo do Sporting Clube de Portugal e o elevado nível de desempenho das equipas participantes, evidenciando o dinamismo e a qualidade do atletismo nacional.

Sofia Lavreshina

Destaque para Sofia Lavreshina, em representação do Sporting Clube de Portugal, que revalidou o título de campeã nacional dos 400 metros barreiras, ao registar a marca de 58,99 segundos. Recorde-se que, no dia anterior, a atleta já havia revalidado o título nos 400 metros planos. Na segunda posição classificou-se Cristina Neves, do Clube Sport Marítimo, com o tempo de 61,74 segundos, enquanto Joana Gameiro, da Juventude Vidigalense, ocupou o terceiro lugar, com o registo de 62,60 segundos.

Miguel Marques

No setor masculino, Miguel Marques, em representação do CA Marinha Grande, sagrou-se campeão nacional, com o tempo de 54,10 segundos. Na segunda posição classificou-se Simão Bernardo, do Sporting Clube de Portugal, com o registo de 54,33 segundos, enquanto Tomás Gonçalves, também do Sporting Clube de Portugal, alcançou o terceiro lugar com o tempo de 54,64 segundos.

200 metros femininos

Nos 200 metros femininos, sagrou-se campeã nacional Rita Barbosa, da Associação Jardim da Serra, com a marca de 24.45 segundos. Na segunda posição ficou Lurdes Oliveira, do Sporting Clube de Portugal, com o tempo de 24,60 segundos, e a terceira posição foi para Joana Dias, do Sport Lisboa e Benfica, com o registo de 24,79 segundos.

Pedro Afonso

Nos 200 metros masculinos, a vitória sorriu a Pedro Afonso, do Sport Lisboa e Benfica, que se sagrou campeão nacional ao registar a excelente marca de 21,39 segundos. Na segunda posição classificou-se Gabriel Maia, da Associação Jardim da Serra e campeão de 2024, com o tempo de 21,41 segundos. O terceiro lugar do pódio foi ocupado por Yoran Kabala, do Sport Lisboa e Benfica, que terminou a prova com a marca de 21,62 segundos.

Domingos Castro, presidente da FPA

Ouvimos Domingos Castro, presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), que, com um semblante visivelmente satisfeito, partilhou: “Estes jovens são o futuro da nossa seleção nacional. Os atletas sub-23 são, à partida, aqueles que se encontram melhor posicionados para assegurar a renovação da nossa seleção. Não podemos, contudo, esquecer os mais jovens, muitos deles já com um nível internacional de excelência. Por tudo isto, sinto-me verdadeiramente feliz por ter presenciado, ao longo deste fim de semana, uma moldura humana extraordinária.

Ontem, tive a oportunidade de assistir a uma família inteira a acompanhar um atleta, com a presença da namorada, dos irmãos, dos pais e dos avós – um entusiasmo contagiante. É precisamente este o espírito de que a modalidade necessita: entusiasmo e apoio.

Gostaria ainda de sublinhar que a FPA está fortemente empenhada na aposta nos nossos jovens. O que presenciámos este fim de semana em Coimbra demonstra que vale a pena investir neles, pois estão a alcançar resultados de excelência.»

Estas palavras refletem o compromisso da Federação Portuguesa de Atletismo em promover o desenvolvimento dos jovens talentos e em reforçar a importância do envolvimento das famílias e da comunidade no sucesso do atletismo nacional. Estes resultados evidenciam o elevado nível competitivo e o dinamismo do atletismo nacional, sublinhando o empenho e a dedicação de atletas, treinadores e clubes envolvidos nesta importante competição.

Nos 800 metros femininos, Maria Avelino, em representação do Maia Atlético Clube, sagrou-se campeã nacional ao registar o tempo de 2:12.03 minutos. Na segunda posição classificou-se Beatriz Pereira, também do Maia Atlético Clube, com a marca de 2:12.11 minutos. O terceiro lugar foi alcançado por Marta Castro, atleta do Sporting Clube de Portugal, que terminou a prova com o tempo de 2:13.02 minutos.

David Garcia

Nos 800 metros masculinos, David Garcia, em representação do Sporting Clube de Portugal, sagrou-se campeão nacional ao registar o tempo de 1:53.48 minutos. Na segunda posição classificou-se Nathan Geada, do Sport Lisboa e Benfica, com o tempo de 1:54.47 minutos. O terceiro lugar foi alcançado por André Freitas, também do Sporting Clube de Portugal, que terminou a prova com a marca de 1:54.64 minutos.

Melissa Sereno

Nos 100 metros barreiras femininas, Melissa Sereno, em representação do Atlético da Póvoa, sagrou-se campeã nacional ao registar a marca de 13,53 segundos. Na segunda posição classificou-se Natacha Candé, da Juventude da Ilha Verde, com o tempo de 14,49 segundos, enquanto Mariana Tavares, do Clube Sport Marítimo, alcançou o terceiro lugar ao concluir a prova em 14,55 segundos.

Eduardo Neves

Na prova de 110 metros barreiras masculinas, Eduardo Neves, do Sporting Clube de Portugal, conquistou o título de campeão nacional com o tempo de 14,31 segundos. Na segunda posição ficou Diogo Barrigana, também do Sporting Clube de Portugal, igualmente com o registo de 14,31 segundos. Rafael M. Santos, em representação da Associação Jardim da Serra, completou o pódio ao alcançar a marca de 14,36 segundos.

Nos 5.000 metros femininos, Beatriz Rios sagrou-se campeã nacional em representação do Atlético da Póvoa, ao concluir a prova com o tempo de 17:09.09 minutos. Na segunda posição classificou-se Lara Costa, do Sporting Clube de Portugal, com o tempo de 17:17.63 minutos, enquanto Carolina Correia, também do Sporting Clube de Portugal, alcançou o terceiro lugar, registando 17:19.92 minutos.

Na vertente masculina dos 5.000 metros, João Azevedo, da Escola de Atletismo Rosa Oliveira, conquistou o título de campeão nacional com o tempo de 14:34.73 minutos. Rui Mineiro, do Sporting Clube de Portugal, obteve a segunda posição ao registar a marca de 14:35.31 minutos, e André Barbosa, em representação do Team El Comandante, completou o pódio com o tempo de 14:46.31 minutos.

Na estafeta de 4×400 metros femininos, o Sporting Clube de Portugal sagrou-se campeão nacional, ao registar o tempo de 3:56.73 minutos, com uma equipa composta por Clara Martinha, Lúcia Martinha, Inês Alves e Sofia Lavreshina. Na segunda posição classificou-se o Juventude Vidigalense, com o tempo de 4:10.20 minutos.

Na estafeta de 4×400 metros masculinos, o Sporting Clube de Portugal sagrou-se campeão nacional, ao alcançar a marca de 3:22.67 minutos, com uma equipa composta por João Penacho, Simão Bernardo, Tomás A. Gonçalves e Márcio Alves. Na segunda posição classificou-se a equipa do Grecas de Vagos, que registou o tempo de 3:27.39 minutos, enquanto o Juventude Vidigalense assegurou o terceiro lugar, com o tempo de 3:27.86 minutos.

Importa ainda destacar que, embora não tenha contado para o pódio, mas sim para a pontuação por equipas, o Sport Lisboa e Benfica obteve o excelente tempo de 3:19.11 minutos, com uma equipa constituída por Pedro Afonso, Nathan Geada, Ricardo Reis e Jociley Pereira, sendo este último atleta estrangeiro.

Nos concursos masculinos, Francisco Calhau (Sporting) obteve o seu terceiro título no martelo (com 63,60 metros), à frente de Francisco Pereira (GD Estreito), com 58,37 metros, e do seu homónimo Francisco Pereira (SC Braga), com 53,44 metros (este atleta ainda é sub-20).

No salto em comprimento, triunfou, pelo terceiro ano consecutivo, Pedro Pires (Sporting CP), com a marca de 7,47, à frente do seu colega de equipa, Marcos Lara (com 7,17 m), e de Simão Alexandre (GD Estreito), com 7,04 m.

Já no salto em altura, Pedro Correia (GRECAS) venceu, passando a fasquia a 2,03 metros (o seu segundo triunfo), a mesma marca que foi conseguida por Rodrigo Alcobia (SL Benfica), enquanto Tiago Gomes (Sporting CP) foi terceiro com 1,94 m.

No lançamento do disco, triunfou o individual Matheo Ferreira, com 44,52 metros, superando Henrique Gavina, do Vidigalense (44,44 metros), e João Lima, AEA Cartaxo, com 41,27 metros.

Nos saltos femininos, Joana Barreto (Benfica) repetiu o triunfo do ano passado (agora com 3,75 metros), com Marta Semblano (Sporting) no segundo lugar por ter passado 3,30 metros. O terceiro lugar foi repartido por Marta Moura Manso (Maia AC) e Laurinda Moreira (CS Marítimo), tendo ambas passado os 3,10 metros. No triplo-salto, triunfou Margarida Santos (Vidigalense), com 12,44 metros (já havia vencido em 2023), à frente de Nicolle Moura (AA Bela Vista), com 11,97 m, e de Beatriz Barrenho (Benfica), com 11,92 metros.

No lançamento do dardo, a recém internacional Marta Trovoada (Sporting), alcançou os 47,65 metros, obtendo o seu terceiro título consecutivo, à frente de Inês Custódio (SL Benfica), com 43,81 metros, e Diana Camejo (A José Jacob), com 39,51 metros. No lançamento do peso, o triunfo pertenceu a Mariana Camara (Sporting CP), com 13,43 metros, à frente de Shakina Andrade (Benfica), com 12,08 m, e Lafaete Saraiva (Sporting), com 11,92 metros, mas como estas duas últimas atletas são estrangeiras, subiram ao pódio as atletas Eliany Monteverde (Benfica), que lançou a 11,13 metros, e Vera Goucha (Vidigalense), que alcançou os 11,03 metros.

Homenagem à Câmara Municipal Coimbra e à Associação Académica de Coimbra

Seguiu-se uma homenagem de agradecimento, promovida pela Federação Portuguesa de Atletismo, a Carlos Lopes, vereador da Câmara Municipal de Coimbra, e ao Dr. Joaquim Reis, presidente da Associação Académica de Coimbra, pelo seu contributo e apoio ao desenvolvimento do atletismo nacional.

Artigo em actualização.

Partilhar