Governador de Oita recebeu delegação portuguesa

FPA Geral Notícias

5 Set, 2025
foto_oficial

Diario dos Mundiais – Uma pequena delegação da comitiva portuguesa foi recebida hoje pelo Governador de Oita para apresentação institucional de cumprimentos.

Liderada por Ricardo Vale, com os atletas Isaac Nader e Salomé Afonso, os portugueses foram recebidos no gabinete do Governador de Oita, Kiichiro Sato, com a presença ainda do diretor geral do Governo, Norifumi Kudo.

Após as apresentações formais, Ricardo Vale começou por agradecer a disponibilidade de Oita em receber os atletas portugueses neste “estágio de aclimatação, especialmente pela qualidade das instalações destinadas à preparação dos atletas portugueses, realçando o facto de este ser um regresso à cidade, já que esta é a terceira vez em que esta parceria é ativada”.

Por parte dos atletas, ambos medalhados em Campeonatos da Europa este ano e protagonistas da melhoria de vários recordes de Portugal, Isaac Nader afirmou estar “a viver uma época muito positiva, com bons resultados, conquista de medalha nos Europeus de pista coberta, e excelentes marcas, especialmente ter baixado dos 3m30s em 1500 metros. Tenho boas expetativas para os mundiais e agradeço particularmente estarmos aqui com tempo de adaptação para os próximos mundiais”.

Já Salomé Afonso, reforçando os agradecimentos anteriores, complementou com a particularidade “de este ser o primeiro ano no ciclo olímpico para Los Angeles 2028, por isso estar neste estágio de preparação para os Mundiais significa muito para mim”.

No seu discurso de receção aos portugueses, o Governador Kiichiro Sato, para além de desejar que a cidade e as instalações desportivas sejam do agrado dos portugueses, “que significam muito nesta cidade”, deixou a nota de que “não tinha reparado nessa particularidade do início do ciclo olímpico, por isso ficamos orgulhosos de Oita ficar no princípio desse trajeto olímpico”.

Desejando que os portugueses tenham sucesso desportivo, “sabendo que as corridas dos atletas que aqui temos, os 1500 metros, são uma prova dura”, o Kiichiro Sato recorda a tradição japonesa na maratona, dando a conhecer que a cidade recebe várias competições de preparação e de seleção para a representação japonesa nas grandes competições internacionais. “Também aqui se preparam várias equipas para a competição de Ekiden, em Tóquio, uma das mais significativas no país”, afirmou.

A Ekiden, é uma estafeta na distância de maratona, muito popular no Japão, com equipas de sete atletas. Recorde-se que este tipo de competição chegou a ter um campeonato Mundial, cuja primeira edição se realizou em Portugal, mais concretamente na cidade do Funchal, na ilha da Madeira. Nessa primeira edição, Portugal, em femininos, conquistou o ouro, em 2h20m14s, com uma equipa formada por Fernanda Marques, Aurora Cunha, Felicidade Sena, Conceição Ferreira, Fátima Neves e Fernanda Ribeiro. Em masculinos, Portugal foi segundo (2h01m34s), atrás do Quénia, com uma equipa formada por Carlos Patrício, Dionísio Castro, Alberto Maravilha, Juvenal Ribeiro, Carlos Monteiro e Domingos Castro, atualmente presidente da Federação Portuguesa de Atletismo.

Nas palavras finais, Ricardo Vale voltou a agradecer a disponibilidade do Governo em receber os portugueses, afirmando “que o sucesso de Portugal será também o sucesso de Oita”, antes de entregar uma placa em cristal, da Marinha Grande, que Kiichiro Sato promete “colocar em lugar de destaque”, no seu gabinete, e uma camisola da seleção nacional, que insistiu em vestir para a fotografia oficial.

No final da receção, os atletas portugueses foram solicitados para uma rápida entrevista, salientando que ainda não conheciam bem a cidade, esperando vir a conhecer nos próximos dias, “especialmente nas zonas em que formos treinar”, dando ainda conta da sua ambição em regressar a Portugal com contentes com as prestações desportivas que conseguirem alcançar nos Mundiais de Tóquio.

Partilhar