Portugal com participação histórica nos europeus de pista coberta

Notícias

4 Mar, 2021
Auriol_Dongmo_web

Portugal está representado em Torun (Polónia) com a segunda maior delegação de sempre em Campeonatos da Europa em Pista Coberta

A Federação Portuguesa de Atletismo selecionou 16 atletas para representarem Portugal nos 36º Campeonatos da Europa em Pista Coberta, que se realizam em Torun (Polónia), de 4 a 7 de março. Trata-se da segunda maior delegação de sempre, depois dos 18 atletas que competiram em Viena (Áustria), em 2002, num dos Campeonatos mais produtivos para as cores nacionais. De facto, na capital austríaca, Portugal conquistou uma medalha de ouro (Rui Silva, nos 1 500 metros) e duas de prata (Carla Sacramento, 1 500 metros, e Naide Gomes, pentatlo).

Este ano, apesar das circunstâncias adversas que marcam o Velho Continente, Portugal consegue ter um conjunto de atletas muito significativo a competir no excelente complexo “indoor” polaco. Uma delegação que conheceu uma viagem longa (com vários testes rápidos para despistagem do Covid 19), mas que não esmoreceu os seus objetivos e ambição. O grupo forte e coeso, com forte espírito e bom ambiente, prepara-se para enfrentar os melhores atletas Europeus.

Contudo, este também é um grupo que deixa os restantes competidores em “alerta”, já que tem no seu seio a melhor lançadora do peso mundial, Auriol Dongmo, candidata ao pódio; tal como Pedro Pichardo, o melhor triplista na Europa. Ainda estão na comitiva, Patrícia Mamona, no triplo, quarta classificada em 2019, mas vice-campeã europeia dois anos antes; e Francisco Belo, quarto classificado no lançamento do peso em 2019. 

A “correr por fora”, mas em excelente momento, Ricardo dos Santos poderá ser uma surpresa, tal como muitos dos restantes elementos da comitiva portuguesa.

Atrás, nestas linhas, referimos o nome de Rui Silva, que é o português com maior palmarés nesta competição, com três medalhas de ouro (1998, 2002 e 2009) e uma de prata (2000), que tem aqui um atleta orientado por si, Isaac Nader, que esta época conseguiu marca de qualificação em três disciplinas (800, 1 500  e 3 000 metros), masque está inscrito nas duas distâncias mais longas, sendo objetivo apostar nos 1 500 metros.

No histórico nacional, a atleta mais medalhada é Naide Gomes, com duas medalhas de ouro (2005 e 2007) e duas de prata (2002 e 2011). As oito medalhas destes dois atletas são ponto alto do pecúlio medalhístico português na competição, que tem um total de 23 medalhas, sendo 12 de ouro (mais de 50 por cento!), que foram obtidas, para além dos já citados Rui Silva e Naide Gomes, por Fernanda Ribeiro (1994 e 1996), Carla Sacramento (1996), Francis Obikwelu (2011), Sara Moreira (2013) e Nelson Évora (2015 e 2017).

As provas em Torun têm o seu início amanhã à tarde, com seis portugueses logo em ação: Auriol Dongmo, na qualificação do peso (18,40 metros exigidos para acesso à final), às 18h15 (hora portuguesa, mais uma hora na Polónia).

Mariana Machado, nas meias finais de 3 000 metros (passam as quatro primeiras, mais os quatro melhores tempos), com a primeira de duas séries a começar às 18h30.

Isaac Nader, José Carlos Pinto e Nuno Pereira, estarão nas meias finais dos 1500 metros, a partir das 19h20 (quatro séries), apurando-se os dois primeiros de cada série mais os quatro melhores tempos do total.

Em declarações à Antena 1, Fernando Tavares, “team leader”, salientou que a “seleção está muito confiante, com um espírito de equipa muito agradável e interessante. A equipa integra muitos novatos, que estão a ser integrados pelos mais experientes”.

O vice-presidente da FPA, Fernando Tavares, reforça ainda a estrutura da seleção, «que integra lançadores, saltadores, velocistas e meio-fundistas, no fundo todos os setores, que tem grande qualidade e demonstra que o atletismo está bem».

Quanto às possibilidades da equipa, que integra atletas do topo Europeu, a FPA tem «a atenção focado em todos os atletas. Todos eles darão o seu melhor, nalguns casos esperamos lugares na meia-final, noutros acesso à final e até mesmo luta pelas medalhas. Outros darão o seu melhor e estamos confiantes em todos», concluiu o dirigente da FPA, que ainda salienta a quantidade de atletas sub23, as esperanças da modalidade.
 

Nesta página iremos acompanhando a prestação dos atletas portugueses.

A RTP 2 tem programada a transmissão em sinal aberta destes Campeonatos da Europa em Pista Coberta.

Partilhar