Miguel Arsénio e Inês Marques sagram-se campeões nacionais de trail ultra

Notícias

18 Fev, 2024
MNF_7930

O atleta da EDV – Viana Trail, Miguel Arsénio, e a atleta da OCS – Arrábida Trail Team, Inês Marques, sagraram-se hoje campeões nacionais de trail ultra, nos 46 km Santo Thyrso Ultra Trilhos, em Santo Tirso.

O Santo Thyrso Ultra Trilhos acolheu hoje, 18 de fevereiro, a 7.ª edição dos Campeonatos Nacionais de Trail Ultra, numa organização da Associação de Trail Running de Portugal, em articulação com a Federação Portuguesa de Atletismo. O mais rápido no percurso, de 46 km, com partida e chegada em Santo Tirso, foi Miguel Arsénio, da EDV – Viana Trail, que venceu em 3h51m43s, voltando a ganhar o título de campeão de trail ultra, que lhe pertenceu em 2022, tal como, nesse ano, o de sprint, e, no ano passado, escapou para André Rodrigues, ainda assim com o atleta da EDV a conquistar o vice-campeonato.

Este ano, a prova correu-lhe de feição, tendo sido disputada até aos 30 km no encalce de Bruno Silva, da Furfor Running Project. “A partir dos 30 km consegui mudar o meu ritmo, acelerar e passar para a frente, por isso, posso dizer que a prova correu bem”, relatou Miguel Arsénio, no final. Com esta vitória o atleta da EDV – Viana Trail coloca-se em lugar de apuramento para a seleção nacional que irá representar o nosso país nos Campeonatos do Mundo de Trail do próximo ano, que se realizam em Espanha. “O título de campeão nacional é sempre importante, e era um dos objetivos desta época”, reconhece Miguel Arsénio, que partilha ainda que nesta época pretende também apostar na endurance:  No próximo fim de semana vou participar nos 126 km da Transgrancanaria, que é também um grande objetivo para esta época.”

O pódio masculino ficou completo com a chegada de Bruno Silva, campeão em 2023 nas distâncias de trail e sprint, e do seu colega de equipa, Dário Moitoso, este último campeão em 2021, que cumpriram o percurso, respetivamente em 3h57m24s e 4h11m00s.

A campeã voltou

Do lado feminino, Inês Marques voltou às vitórias e aos títulos, depois de uma paragem para recuperação que a fez abdicar do último mundial e de um regresso em janeiro, nos Trilhos dos Abutres, que não correu como esperado. Desta vez a atleta da OCS – Arrábida Trail Team, recentemente apoiada pela Sport HG, reconquistou, em 4h51m18s, o título de 2022, que no ano passado foi entregue a Inês João, da Saca Trilhos Anadia, este ano terceira classificada, com o tempo de 5h02m48s. Ao segundo lugar do pódio subiu a experiente Marisa Vieira, da Furfor Running Project, que foi campeã, mas de trail, em 2021, e hoje cortou a meta em 4h53m10s.

“É das vitórias que melhor me soube, por todos os obstáculos que tenho enfrentado, com a lesão e a recuperação após a cirurgia! O caminho não tem sido nada linear e poder voltar a ser campeã nacional é a recompensa de todo o esforço e trabalho realizados”, disse Inês Marques, à margem da competição, confessando ainda que este “era um dos objetivos da época, embora não estivesse tão confiante como noutras épocas”. E revelou: “Mas o principal desafio do ano será, sem dúvida, dar a volta completa ao Monte Branco – 170 km no UTMB!” Depois de ter no palmarés boas prestações em provas do Ultra Trail du Mont Blanc, como no OCC, por exemplo, agora chegou a hora de se testar na mítica. Antes disso, Inês Marques tem ainda pela frente, em abril, os 110 km da Ístria by UTMB. “Servirá para me voltar a desafiar nas ultradistâncias, fazer alguns testes e conhecer novos trilhos!”, adiantou.

Coletivamente, venceu a Furfor Running Project, em masculinos e femininos, com a EDV – Viana Trail a conquistar a segunda posição em masculinos e a terceira em femininos. O Grupo Desportivo de Espite fechou a classificação masculina, na terceira posição e a Saca Trilhos Anadia subiu ao segundo lugar do pódio coletivo feminino.

Os resultados completos podem ser consultados em https://resultados.stopandgo.pro/1204.

Fotos: Matias Novo

Partilhar