A portuguesa Eliana Bandeira conquistou hoje a medalha de bronze na Taça da Europa de Lançamentos (Leiria, 9 e 10 de março), num concurso muito disputado, no qual a também portuguesa e vencedora em 2023, Jéssica Inchude, ficou à beira do pódio, na quarta posição.
Numa primeira jornada desta competição, que cumpre a terceira edição em Leiria, marcada por condições meteorológicas muito adversas, que obrigaram os atletas a adaptar-se às condições rigorosas e a organização a interromper algumas das provas, com oficiais sempre prontos para garantir as condições competitivas, foi preciso esperar pela tarde para que Portugal pudesse subir ao pódio. Foi Eliana Bandeira que inaugurou o medalheiro luso, com o bronze no lançamento do peso, num concurso bastante disputado. Foi preciso esperar até ao último lançamento para se definirem os lugares de pódio, que oscilaram entre a alemã Julia Ritter (2.ª classificada com 18,16 metros), a holandesa Jessica Shilder (1.ª classificada com 18,22 metros), as portuguesas Eliana Bandeira (3.ª classificada, com 17,60 metros) e Jéssica Inchude, vencedora no ano passado e este ano quarta classificada, com 17,53 metros como melhor marca; e ainda a espanhola Maria Belén Toimil, que ainda ameaçou, mas acabou por ficar na quinta posição, com 17,52 metros, a apenas um centímetro de Inchude.
No final, Eliana Bandeira mostrou-se satisfeita com a medalha, “não tanto com a marca, mas dadas as condições foi como um personal best”. E justificou: “Uma medalha é sempre uma medalha e deve ser honrada como tal, particularmente em representação de Portugal, que é sempre um orgulho. Embora não tenha ficado satisfeita com a marca, a medalha acaba por ser um impulso, uma motivação a mais. Por isso, estou contente pela medalha e por representar Portugal, que, repito, é sempre um motivo de grande orgulho.”
Destaque ainda, logo pela manhã, na sua edição de estreia da Taça da Europa de Lançamentos, para a sub-23 Marta Trovoada, que bateu o seu recorde pessoal no lançamento do dardo, fixando-o agora em 49,96 metros, classificando-se na sexta posição. A prova foi ganha pela francesa Jade Maraval, com um lançamento de 55,07 metros ao segundo ensaio, a sua melhor marca nesta temporada.
Na final B do lançamento do peso sub-23, Raquel Gomes fez a sua estreia nesta competição com recorde pessoal ao terceiro ensaio, colocando o engenho a 11,69 metros, marca que a classificou no 13.º lugar entre as duas eliminatórias, sétima na sua. Venceu a polaca Zuzanna Maslana, com a marca de 17,08 metros. A fechar a jornada a portuguesa competiu no lançamento do disco sub-23, terminando na 16.ª posição, com a marca de 41,77 metros.
Cláudia Ferreira classificou-se na 6.ª posição na final B do lançamento do dardo, com a marca de 52,04 metros, 15.ª entre as duas finais, numa prova ganha pela norueguesa Marie-Therese Obst, a disputar também a final B, que se tornou na líder europeia do ano na disciplina, com a marca de 61,69 metros.
Uma forte chuvada acompanhada de granizo e trovoada colocou os atletas à prova em condições muito difíceis, nas quais o também sub-23, Francisco Calhau não conseguiu realizar um ensaio válido no lançamento do martelo, numa prova que chegou a ser interrompida por questões técnicas. Venceu o polaco Dawid Pilat, com a marca de 71,62 metros, a sua melhor nesta temporada.
Para Rúben Antunes, que disputou a final B sénior do lançamento do martelo, as condições meteorológicas não deram tréguas, pelo contrário, agravaram-se, com a chuva forte, vento e trovoada a forçarem a competição a parar, nesta altura com o português na sétima posição, depois de ter estado na segunda, logo no segundo ensaio, com um lançamento de 70,27 metros. Retomada a competição, ainda com a chuva a impor-se, Rúben Antunes manteve a sétima posição da sua final, sendo 18.º classificado no total das duas finais, competição ganha pelo ucraniano Mykhaylo Kokhan, com a marca de 78,13 metros, a sua melhor nesta temporada.
Por esta altura iniciava a sua prestação, no Estádio Municipal de Leiria, o português Edujose Lima, na final B do lançamento do disco masculino, conseguindo ao segundo ensaio o seu melhor lançamento no concurso, que atingiu os 53,33 metros, classificando o atleta na sétima posição.
Os resultados completos podem ser consultados na página oficial do evento em Live Results | European Athletics (european-athletics.com).
Amanhã a competição começa às 9h30, com transmissão em direto no canal de Youtube da European Athletics: https://www.youtube.com/@EuropeanAthletics/streams.
Os portugueses entram em ação a partir das 10h00, com Catarina Flor a disputar o lançamento do martelo sub-23. Mariana Pestana disputa logo depois o lançamento do martelo; e, da parte da tarde, às 15h25, Leandro Ramos luta pelas medalhas no dardo; com Liliana Cá e Irina Rodrigues a disputarem o lançamento do disco às 16h50. A participação portuguesa termina com a prestação de João Fernandes, a partir das 17h25, no lançamento do martelo sub-23.
Fotos: ETC2024/Luís Barreto