Mamudo Baldé classificou-se hoje em 5.º lugar na final do 100 metros T54 nos Jogos Paralímpicos, que estão a decorrer em Paris até 8 de setembro, depois desta manhã ter vencido a sua eliminatória com o tempo de 13s75′, recorde nacional.
O atleta de apenas 19 anos, treinado por Walquíria Campelo fez a sua estreia em Jogos Paralímpicos a 1 de setembro, nos 400 metros T54, tendo sido desclassificado, mas não baixou os braços e conseguiu hoje nos 100 metros T54 o diploma paralímpico, com a marca de 14s10′, além de um novo recorde nacional, que já lhe pertencia e que ficou em 13s75′ na eliminatória. A prova foi ganha pelo mexicano Juan Garcia, com o tempo de 13s74′.
No final, Mamudo Baldé revelou satisfação relativamente ao resultado, embora não tenha escondido que gostava de uma classificação e de uma marca mais próximas do que a alcançada na eliminatória: “Estou muito feliz, porque chegar à final já é um ótimo resultado; e bater o recorde nacional. Infelizmente não foi possível uma melhor posição, mas cabeça erguida e seguir em frente.”
A participação do atletismo nacional continua amanhã, 5 de setembro, com a recordista da Europa dos 400 metros T13, Carolina Duarte, a disputar o acesso à final desta prova, que se realiza a 7 de setembro e encerrará a participação do atletismo português nestes jogos.
Os Jogos Paralímpicos podem ser acompanhados na RTP 2 e RTP PLAY, com os resultados em direto disponíveis no site oficial do evento, em https://olympics.com/en/paris-2024-paralympics/entries/para-athletics.
A participação do atletismo nacional pode ser acompanhada no site e redes sociais da FPA.
Fotos: CPP/António Borga