Nacionais de 35 km em marcha atlética em Lagoa

FPA Geral Notícias

10 Jan, 2025
site_CAMPEONATOS NACIONAIS MARCHA 35 KM - LAGOA

É já no próximo domingo que a Federação Portuguesa de Atletismo, com o apoio da Associação de Atletismo do Algarve e do Município de Lagoa, realiza os Campeonatos Nacionais de Marcha Atlética em estrada, na distância de 35 km, precisamente em Lagoa, junto aos terrenos da Fatacil.

Trata-se do “regresso” de uma distância ao calendário nacional, após a ausência em 2024, em virtude da sua inclusão nos Campeonatos Mundiais de Atletismo, que se realizarão em setembro, no Japão. Nessa competição, a distância de 35 km terá a participação de 50 atletas, com a World Athletics a determinar que ali chegarão os atletas que consigam marcas de qualificação diretas (2h28m em masculinos, 2h48m em femininos) ou sejam apurados pelos World Rankings.

Estes são objetivos a ter em conta, tal como as marcas de qualificação para o Campeonato da Europa de Nações em Marcha, a ter lugar em Podebrady (Chéquia), a 18 de maio. Nesta distância (35 km), são exigidas as marcas de 2h40m20s, em masculinos, e 3h04m, em femininos.

Em Lagoa, do lote de inscritos, avultam as presenças de João Vieira, o atleta com mais títulos (70) do atletismo nacional, em todas as disciplinas de marcha, atualmente recordista nacional da distância (2h33m23s) e com sete triunfos nestes campeonatos, e de Vitória Oliveira, vencedora em duas edições desta competição, que tem como recorde pessoal 2h56m55s.

Esta competição terá o seu início às 8h45, com as provas de 35 km (masculinos e femininos) e 20 km para veteranos (masculinos e femininos). Durante a manhã realizar-se-ão outras distâncias (reginais do Algarve incluídos). Mais informações na página da FPA, com os resultados a serem publicados no portal FPA Competições.

Um pouco de história

A marcha atlética, um dos setores do atletismo, que sempre fez parte dos Jogos Olímpicos, embora em variadas distâncias (os 20 km apenas se “impuseram” em 1956), só em 1975, em paralelo com o surgimento das corridas populares de estrada proporcionado pelo 25 de Abril de 1974, se implantou em Portugal, embora tenha estado nas três primeiras edições dos Jogos Olímpicos Nacionais/Jogos Desportivos Nacionais (antigos Campeonatos Nacionais), entre 1913 e 1915, e depois, no final dos anos 30, em várias provas muito participadas, mas de efémera duração.

Foi já depois de 1974 que o setor se impôs com mais qualidade, colhendo furtos uma década depois com José Pinto a estrear a presença portuguesa em Europeus (1082), Mundiais (1983) e Jogos Olímpicos (1984, onde foi oitavo classificado). A Marcha continuou a sua evolução e, mais tarde, Inês Henriques (ouro), João Vieira (prata e bronze) e Susana Feitor (bronze) chegariam às medalhas em Campeonatos do Mundo.

Em termos de campeonatos nacionais, a distância mais longa, de 50 km, iniciou-se em 1985, em Lisboa (frente aos Jerónimos), e foi-se realizando regularmente desde então.

Quanto à distância de 35 km em marcha atlética existem registos desde 1994, altura em que era esta a distância mais longa para o escalão de sub-23 e começaram aí a reconhecer-se os títulos de campeões nacionais deste escalão. A prova estava incluída na então distância olímpica de 50 km em marcha atlética.

Assim, embora o nacional absoluto, na agora mais longa distância oficial das grandes competições internacionais, apenas tenha sete edições realizadas, o escalão sub-23 já conta com 22 edições, sempre em 35 km, exceto na edição de 2009 (a última em que se realizou antes da nova fase), em que a distância foi de apenas 25 km.

Com a “extinção” dos 50 km nos Jogos Olímpicos de Paris, a distância mais longa em grandes campeonatos internacionais passou a ser de 35 km e Portugal passou a incluir a distância nos seus campeonatos a partir de 2016. Em masculinos, o grande dominador tem sido João Vieira, do Sporting, que soma sete títulos em oito edições, enquanto em femininos, a já retirada Inês Henriques somou quatro títulos.

Partilhar