Ana Marinho e Bernardo Rocha sagraram-se campeões nacionais de 10 000 metros

FPA Geral Notícias

3 Mai, 2025
podio feminino

Realizaram-se hoje, em Braga, os Campeonatos Nacionais de 10 000 metros, numa organização da Federação Portuguesa de Atletismo com o apoio da Associação de Atletismo de Braga e do Município de Braga.

Ana Marinho, do Clube Desportivo de São Salvador do Campo, sagrou-se campeã nacional sub-23 e absolutos com a marca de 34m00s99′, garantindo, assim, marca de qualificação para os Campeonatos da Europa sub-23 em Bergen, Noruega. Joana Ferreira, do Recreio Desportivo de Águeda, foi segunda classificada com 34m21s93′, e Sara Duarte, do Sporting de Braga, completou o pódio, com 34m30s59′.

No final, Ana Marinho mostrou-se muito satisfeita com o resultado: “É gratificante ver o trabalho diário a dar frutos. A época ainda é longa, vamos continuar a trabalhar para evoluir e chegar aos campeonatos europeus na melhor forma possível.”

A prova masculina destacou-se pela emoção e competitividade, com um ritmo inicial controlado e passagem aos 5 000 metros em 15m01s, acelerando na segunda metade para 14m40s. O desfecho foi decidido nos metros finais, com Bernardo Rocha, em representação do Sport Comércio e Salgueiros, a sagrar-se campeão nacional ao cortar a meta em 29m41s22′, apenas um segundo à frente de Rafael Lopes, do Grupo Desportivo Santa Tecla, que terminou em 29m42s71′.

No final, Bernardo Rocha referiu: “Sabia que a primeira parte da corrida iria ser mais lenta e, por isso, optei por uma abordagem mais tática, tentando conservar energias para o final. Nas últimas três voltas tentei aumentar o ritmo, mas o Rafael manteve-se sempre próximo. Na última volta dei tudo o que tinha e, felizmente, consegui a vitória.”

O terceiro classificado foi Alex Macuácua, do Sporting Clube de Portugal, atleta moçambicano a competir extra campeonato com o tempo 30m01s34. Paulo Barbosa, do Sporting de Braga, terminou em quarto lugar com 30m13s87, fechando assim o pódio nacional: 1.º Bernardo Rocha; 2.º Rafael Lopes; 3.º Paulo Barbosa. Paralelamente, João Azevedo, da Escola de Atletismo Rosa Oliveira, conquistou o título nacional de sub-23, terminando em 30m32s02.

Francisco Laranjeira, do Grupo Desportivo de Águeda, sagrou-se Campeonato Nacional de 10 000 metros de Atletismo Adaptado, com o tempo de 33m10s14′.

Domingos Castro, Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, manifestou grande satisfação no final dos Campeonatos Nacionais de 10 000 metros realizados no Estádio 1.º de Maio, em Braga. O dirigente destacou a importância simbólica do local, afirmando: “Estamos num estádio mítico, com grandes recordações, e é com muita emoção que presenciei estes campeonatos. Noutros tempos tínhamos mais atletas, mas pouco a pouco vamos lá chegar. Muitos parabéns aos vencedores e a todos aqueles que participaram. Estamos todos de parabéns.”

Fotos: FPA/Tatiana Gonçalves

Partilhar