As equipas portuguesas do Sporting Clube de Braga e do Sport Lisboa e Benfica foram informadas de que a sua classificação coletiva na Taça das Clubes Campeões Europeus de Corta-mato na edição de 2024 (que decorreu nas Açoteias, Portugal) foi melhorada devido a dois casos de faltas nas regras de anti-doping.
A equipa feminina do Sporting de Braga foi declarada vencedora da Taça dos Campeões Europeus (TCCE) de corta-mato de 2024, no seguimento da suspensão por doping e desclassificação de Sultan Haydar (quinta classificada), da equipa turca Batman Petrol, que assim perde o título.
A nova pontuação coloca a formação minhota – com Asmarech Yeshaneh, Mariana Machado, Vanessa Carvalho e Solange Jesus – no primeiro lugar, com 21 pontos, à frente das espanholas do Bilbau (2.º) e do Playas de Castellon (3.º).
Assim, o clube minhoto passa a contabilizar nove vitórias coletivas europeias de corta-mato na sua história (1987, 1988, 1989, 1990, 1991,1992, 1993, 2024 e 2025).
Na prova masculina, o Benfica – com Edward Pinguam Etson Barros, Samuel Barata e André Pereira – sobe do terceiro para o segundo lugar, no seguimento da suspensão do atleta francês Mehdi Frére (então 6.º classificado), do Pays Fontainebleau, que desce da segunda para a sexta posição. Com este resultado, o Benfica ostenta três vice-campeonatos no seu palmarés. Presente na mesma competição, a equipa do Sporting – Vincent Rono, Ruben Amaral e Miguel Marques – sobe do quinto ao quarto lugar.
Foto (arquivo) Armando Caiadas