Este sábado (24 de maio), a pista de atletismo do Estádio Municipal Dr. José Vieira de Carvalho, recebe a realização da Taça de Portugal, competição organizada pela Federação Portuguesa de Atletismo, com o apoio da Associação de Atletismo do Porto e da Câmara Municipal da Maia.
Trata-se de um regresso de uma competição que se iniciou em 1994 e que ficou suspensa desde 2002. Na altura, esta competição foi criada com o objetivo de ser a última prova da época, reunindo as melhores quatro equipas (masculinas e femininas) da I Divisão, no formato de dois atletas por prova, num programa com metade das especialidades, que alternavam ano a ano. O Benfica ganhou as primeiras três edições masculinas e duas femininas e o Sporting venceu as restantes cinco masculinas e seis femininas.
Curiosamente, nas oito edições então realizadas, apenas uma vez (2000) se realizou fora de Lisboa (na Maia). Será exatamente na Maia que a prova se retoma, mas num novo formato, pois terá a participação dos oito clubes portugueses (com equipas masculinas e femininas), melhor classificados nas três divisões, com um atleta por prova.
Sem eliminatórias, só com finais diretas, a competição apenas terá uma classificação única, sagrando-se vencedor o clube com maior número de pontos em todas as provas do programa.
Nesta reedição da prova, neste novo formato, participam Sporting Clube de Portugal, Juventude Vidigalense, Grupo Desportivo do Estreito, Associação Cultural e Desportiva do Jardim da Serra, Sporting Clube de Braga, Associação Desportiva e Recreativa de Água de Pena, Maia Atlético Clube e Atlético Clube da Póvoa de Varzim.
Embora ainda não confirmados, estão inscritos muitos dos melhores atletas nacionais, sendo esta uma competição a contar para os World Rankings, aquele que, em setembro, definirá as últimas vagas para participação nos Mundiais de Atletismo de Tóquio’2025.
As provas terão o seu início às 16 horas e serão transmitidas, via streaming, na página de Youtube da FPA e também em A Bola TV. Os resultados em direto serão publicados na plataforma FPA Competições.
Fotgo (arquivo): FPA / Marcelino Almeida