Terminaram hoje os 76.os Campeonatos Nacionais de Sub-18, realizados no Complexo Desportivo Fernando Mamede. Esta prestigiada competição foi organizada pela Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), em colaboração com a Associação de Atletismo de Beja e o Município de Beja.
O Sporting Clube de Portugal sagrou-se vencedor dos 76.os Campeonatos Nacionais de Sub-18, tanto no masculino como no feminino.

Classificações finais:
Masculinos:
1.º Sporting Clube de Portugal – 154 pontos
2.º Juventude Vidigalense – 102 pontos
3.º Clube de Atletismo do Porto – 91 pontos
Femininos:
1.º Sporting Clube de Portugal – 170 pontos
2.º Juventude Vidigalense – 99,5 pontos
3.º Clube de Atletismo do Porto – 78 pontos
Paulo Reis, coordenador de Atletismo do Sporting Clube de Portugal, comentou no final da competição: “É um motivo de grande orgulho e realização. O Sporting fez uma aposta muito forte nos escalões de formação, procurando reunir uma equipa técnica competente, experiente e diversificada, com técnicos especialistas em todas as áreas do atletismo. Obviamente, este trabalho já está a dar frutos: os sub-16 tiveram um excelente campeonato, hoje os sub-18 correram muito bem e, no próximo fim de semana, vamos ter os campeonatos sub-23, onde vamos tentar repetir o feito alcançado aqui em Beja, tanto no masculino como no feminino.”.

A jornada foi particularmente exigente devido à onda de calor que afetou todo o país. Contudo, a organização assegurou todas as condições necessárias, disponibilizando diversos pontos de água e áreas com chuveiros espalhados por todo o recinto, permitindo que os atletas se pudessem refrescar e recuperar do esforço.
Ao longo destes campeonatos, foi possível constatar a presença de muito talento, grande dedicação e empenho por parte de todos os participantes. Os atletas apresentaram-se em excelente forma, proporcionando momentos de destaque e superação, com vários deles a alcançarem marcas notáveis.
O que dizer da superatleta Mariana Moreira, a representar a União Desportiva de Várzea, que alcançou nada menos do que oito recordes nacionais e conquistou quatro vitórias consecutivas nos 800 e nos 1500 metros, nos anos de 2022, 2023, 2024 e 2025? Trata-se de um feito notável que entrará para a história do atletismo nacional.

Após receber a medalha dos 800 metros, Mariana partilhou: “Sinto muita alegria e felicidade. É uma recompensa por todo o trabalho desenvolvido por mim e pelo meu treinador. Conciliar os estudos com a competição é um desafio enorme, mas que conseguimos superar. Agora é recuperar, treinar e focar na próxima competição. Estou muito feliz.”
Destacamos os seguintes atletas que estabeleceram novos recordes dos campeonatos:
Na prova dos 100 metros barreiras (0,76), a atleta Madalena Sampaio, representando o AFS, registou a excelente marca de 13,44 segundos, superando o anterior recorde de 13,58 segundos pertencente a Marisa Carvalho.
No triplo salto, a atleta Anamar Jorge, do JIR, alcançou a grande marca de 12,53 metros, ultrapassando o recorde anterior de 12,39 metros detido por Lucinda Gomes.
Nas estafetas medley:
Masculinos:
A vitória foi para a equipa do Centro de Atletismo do Porto, constituída pelos atletas Paulo Albieri, Samuel Rocha, Gil Martins e Raphael Pereira. A equipa bateu o recorde com a marca de 2’00,03’, superando a anterior melhor marca de 2’18,88’ pertencente à Juventude Vidigalense.
Femininos:
O Sporting Clube de Portugal sagrou-se vencedor, com a equipa formada pelas atletas Maria Leonor Mendes, Lara Nunes, Diana Indeque e Margarida Oliveira. O tempo registado foi de 2’15,70’, superando o recorde anterior de 2’18,88’ do Maratona CP.
Os resultados completos estão disponíveis em Campeonatos Nacionais de Sub-18
Fotos: FPA/Luís Barreto