NACIONAIS DE CLUBES DAS 2.ª E 3.ª DIVISÕES: ORGULHO E DETERMINAÇÃO MARCAM A COMPETIÇÃO

FPA Geral Notícias

13 Jul, 2025
ABFO0096-2

Concluiu-se os Campeonatos Nacionais de Clubes das 2.ª e 3.ª Divisões, que se realizou em Leiria, com organização da Federação Portuguesa de Atletismo, com apoio da Associação Distrital de Atletismo de Leiria e Município de Leiria. Um evento que ficou marcado pela entrega, dedicação e espírito de equipa demonstrados por todos os atletas. Destacou-se, de forma notável, o orgulho e a determinação com que cada participante envergou a camisola do seu clube, contribuindo para a elevação do nível competitivo e para o prestígio do atletismo nacional.

C. A. Marinha Grande – 1.º lugar da 2.ºDivisão

Os nossos parabéns a todos os clubes presentes, com especial destaque para os atletas e treinadores, mas também para toda a estrutura que integra cada um destes clubes. O empenho e a dedicação de todos evidenciam o excelente trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nas diferentes instituições.

Aproveitámos a presença do Vereador do Desporto do Município de Leiria, Dr. Carlos Palheira, que partilhou as seguintes palavras:

“Gostaria de agradecer à Federação Portuguesa de Atletismo por nos ter confiado a organização deste evento, naturalmente em estreita articulação com a própria Federação, na realização dos Campeonatos Nacionais de Clubes. O Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, é uma instalação de excelência, reunindo todas as condições necessárias para acolher grandes competições, como se tem vindo a comprovar. Dispomos de boas infraestruturas e equipamentos de qualidade, o que contribui decisivamente para o sucesso destes eventos.”

As condições atmosféricas estiveram favoráveis à obtenção de excelentes marcas, como a que foi obtida pela brasileira Juliana Campos, ao serviço do Juventude Operária de Monta Abraão, no salto como vara (4,73 metros), marca de qualificação para os Mundiais de Tóquio.

Houve outros momentos de forte competitivdade, que proporcionaram alguns desfechos inéditos nas diferentes classificações coletivas.

Segunda Divisão para Maia AC e CA Marinha Grande

A segunda divisão foi marcada por enorme equilíbrio na classificação coletiva. No final, triunfo do Maia AC, com um total de 118 pontos, os mesmos pontos obtidos pelo Juventude Operária do Monte Abraão, vice-campeãop nacional. Ambos conquistrama a promoção à primeira divisão nacional. Mantendo-se na segunda, mas subindo ao pódio, o Clube Sport Marítimo somou 110 pontos. Mantêm-se ainda na segunda divisão as equipas do Fundação Salesianos (100 pontos), Eirense (94), e Clube Pedro Pessoa (82). Não evitraram a despromoção à terceira divisão as equipas do Bela Vista (71) e do CA Mazarefes (46).

Em masculinos um clube da associação de Leiria, o Clube de Atletismo da Marinha Grande conquistou o título nacional, com 122 ponto, mais 10 pontos que o CPT Sobral de Ceira (112), com ambas as formações a serem promovidas à primeira divisão. O terceiro lugar do pódio foi obtido pelo Sport Clube de Braga (108 pontos), o primeiro a assegurar a manutenção na segunda divisão. Água de Pena (106), Campismo de São João da Madeira (102) e Grecas (87) mantêm-se neste escalão, enqaunto o Eirense (71) e o Senhora do Desterro (44) baixam à terceira divisão.


Clube de Futebol Oliveira do Douro e Olímpico Vianense campeões da terceira divisão

Disputada na mesma jornada, a Final da Terceira Divisão proporcionou títulos ao Clube de Futebol de Oliveira do Douro, com 130 pontos, mais 10 que Clube Juventude Ilha Verde (120 pontos), vice-campeãs nacionais, conseguindo ambas ascender à divisão superior (segunda). O terceiro lugar do pódio foi para o ACDR Arneirense (97 pontos).

Já em masculinos, o Clube Atletismo Olímpico Vianense foi o campeão, somando 122 pontos, com o Clube Pedro Pessoa (112 pontos) a ficar na segunda posição, ambos assegurando a promoção à segunda divisão. O clube da ilha de S. Miguel, Juventude Ilha Verde (103 pontos) subiu ao terceiro lugar do pódio.

Poderá consultar os resultados nos links: 2.ªDivisão e da 3.ªDivisão

Fotos FPA – Marcelino Almeida e Luís Barreto

Partilhar