O meio-fundista José Carlos Pinto esteve em particular evidência na manhã de hoje ao vencer a prova Hytteplanmila 2025, na distância de 10 quilómetros, disputada em Hole, na Noruega, obtendo um recorde nacional abaixo dos 28 minutos.
José Carlos Pinto, especialista de 1500 metros, tendo chegado às meias-finais dos Campeonatos Mundiais de Tóquio 2025, terminou a prova no primeiro lugar, alcançando a marca de 27m53s, mais de meio minuto mais rápido que o segundo classificado, o norueguês Narve Gilje Nordås, seu colega de equipa (28.25), e que o terceiro, o também norueguês, Vegard Vesterhaug Warnes (28.28).
No final desta prova que contou com 3893 participantes (1238 mulheres), José Carlos Pinto estava feliz e assumia “que o objetivo foi cumprido. Estou a treinar bem, os índices todos mostravam que estava ao meu melhor nível, e encarei esta prova com o intuito de bater o recorde nacional. Confirmei logo no primeiro quilómetro que estava rápido [2m41s], passei aos cinco quilómetros em 14m03s, já estava na frente e consegui fazer um ‘negative split’ [segunda metade da prova mais rápida que a primeira], de 13m50s”.
Depois de um repouso de duas semanas, “mas ativo, porque estivemos sempre a rolar”, um regresso aos treinos há duas semanas “e o trabalho feito ao longo do ano voltou a bons índices”, disse-nos o atleta, que agora vai cumprir o seu plano de trabalho, para prosseguir os seus objetivos, que, acreditamos, passará pelos nacionais de corta-mato, variante em que representou Portugal nos Europeus em Antalya integrado na estafeta mista.
Esta distância, 10 km, já conheceu este ano três recordistas: primeiro Isaac Nader, que correu no nacional em janeiro, em 28m01s, depois Samuel Barata correu em Brasov com o tempo de 28 minutos, agora José Carlos Pinto torna-se o primeiro português a baixar dos 28 minutos na distância, numa prova certificada pela World Athletics.
Foto (arquivo): FPA / Sportmedia