Realizam-se este sábado, dia 17 de janeiro, os Campeonatos de Portugal de Maratona (absolutos e veteranos) competição integrada na tradicional Maratona do Funchal, prova que leva até à pérola do Atlântico cerca de 2000 atletas.
O percurso estende-se ao longo de grande parte da frente marítima do Funchal, com especial destaque para a Avenida do Mar e a Avenida Sá Carneiro, oferecendo aos atletas um espetacular traçado ao longo da costa madeirense.
José Carlos Sousa, do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, é um dos candidatos ao ouro nos campeonatos, ele que foi bicampeão nacional em 2023 e 2024, contando ainda com o título de 2019. Atenção ainda à presença de André Costa (Casa Benfica de Reguengos de Monsaraz), campeão nacional em 2021 e vice-campeão em 2022 e 2023.
Em femininos, Lina Jardim, Susana Alegria, Marlene Correia, Águeda Santos e Júlia Conceição vão discutir as medalhas.
Os primeiros Campeonatos de Portugal de Maratona realizaram-se em maio de 1910, com 42.800 metros, num percurso entre Praça Marechal Saldanha – Sacavém – Póvoa de Stª. Iria – Santo Antão do Tojal – Loures e Praça Duque de Saldanha. Francisco Lázaro foi o primeiro campeão nacional, triunfando com o tempo de 2h57m35s. O segundo classificado chegou à meta 44 minutos depois.
Sempre muito popular, agora realizando-se em conjunto com as maratonas mais famosas de Portugal, esta distância já produziu dois campeões olímpicos para o nosso país: Carlos Lopes e Rosa Mota.
A Maratona do Funchal arranca pelas 15 horas e os Campeonatos de Portugal de Maratona têm a organização da Federação Portuguesa de Atletismo, com a colaboração da Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira. Realizam‐se também os Campeonatos de Portugal de Maratona de Atletismo Adaptado com classificações separadas por cada uma das classes/géneros e o Campeonato de Portugal de Maratona de Veteranos.