Portugal está a menos de um dia de arrancar nos Campeonatos do Mundo Sub-20, que começam já esta quarta-feira em Eugene, Oregon, no icónico Hayward Field. Dezanove atletas — a maior comitiva lusa de sempre num Mundial de juniores — representam as cores nacionais, com destaque para quatro atuais recordistas nacionais: Pedro Afonso, Lara Roque, Madalena Sampaio e Natacha Candé.
É já esta quarta-feira, dia 5 de agosto, pelas 18 horas de Portugal continental, que arrancam os Campeonatos do Mundo Sub-20, um dos momentos altos da época de atletismo jovem. Na véspera da competição, Portugal afina os últimos detalhes em Eugene, no estado norte-americano de Oregon, onde os próximos cinco dias terão como palco o Hayward Field, um dos recintos mais emblemáticos do atletismo mundial, situado na Universidade de Oregon.
A Federação Portuguesa de Atletismo desloca aos Estados Unidos uma delegação recorde: 19 atletas, dez do género feminino e nove do masculino, integrados numa comitiva de 30 elementos que inclui equipa técnica, apoio médico e comunicação. Nunca Portugal tinha levado tantos atletas a um Mundial de juniores.
A preparação final incluiu um cuidado especial com a adaptação ao fuso-horário — Eugene está oito horas atrás de Portugal continental —, com os treinos no Centro de Alto Rendimento do Jamor a serem excecionalmente alargados para ajudar os atletas a regular o relógio biológico ainda antes da viagem.
Quatro recordistas nacionais na linha da frente
Entre os 19 convocados destacam-se quatro atuais recordistas nacionais de Sub-20, prova da qualidade da geração que Portugal leva a Eugene:
- Pedro Afonso (Sport Lisboa e Benfica), nos 100, 200 e 400m, vai competir em Eugene nos 200 metros;
- Lara Roque (AA Bela Vista), nos 3.000m obstáculos;
- Madalena Sampaio (Salesianos), nos 100m barreiras;
- Natacha Candé (Juventude Ilha Verde), no heptatlo.
É precisamente Natacha Candé quem abre a participação portuguesa em Eugene: a prova de heptatlo arranca já esta quarta-feira, dia 5 de agosto, pelas 18 horas de Portugal continental.
Domingos Castro: “Estamos a ser surpreendidos todos os dias pelos nossos jovens”
O presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Domingos Castro, não esconde o entusiasmo com o momento que a modalidade atravessa ao nível da formação. “Estamos a ser surpreendidos todos os dias pelos nossos jovens. Primeiro os Sub-18, em Rieti, e agora os Sub-20, também com a maior comitiva de sempre”, afirma o dirigente, que deixa votos de boa sorte aos atletas sem colocar a fasquia apenas nos resultados desportivos.
“Temos grandes talentos e queria desejar boa sorte a todos, junto de bons resultados. E os resultados que peço não são medalhas, são boas marcas pessoais, quem sabe recordes nacionais, mas que eles venham felizes. Se eles vierem felizes é porque a coisa correu bem”, sublinha Domingos Castro.
O líder federativo destaca ainda o investimento feito pela FPA na formação de jovens atletas. “A Federação tem apostado muito nos nossos jovens. Entre esta comitiva e a de juvenis foram investidos mais de 230 mil euros, um investimento mesmo muito grande. O futuro está com eles”, refere, deixando um apelo final à comitiva: “Peço aos atletas muita disciplina, bom comportamento, muito respeito e o resto vem por acréscimo.”
Competir na “cidade do atletismo”
Já em Eugene, o team leader da comitiva portuguesa, Pedro Oliveira, descreve um grupo unido apesar das contrariedades da viagem. “Algumas dificuldades na chegada aos Estados Unidos puseram os nossos atletas à prova e fortaleceram ainda mais este espírito de grupo”, conta, elogiando também as condições encontradas no Hayward Field, “um local mítico do atletismo mundial”, e deixando clara a bitola para a competição: “Queremos sempre que os nossos atletas se superem. Estou certo que, se cada um deles se exibir ao seu melhor nível, vamos sair destes campeonatos com o sentimento de dever cumprido.”
Denis Hrabar, que vai competir no decatlo, transmite a emoção de vestir as cores de Portugal num dos maiores palcos da modalidade. “É olhar à volta e perceber… Estamos na cidade do atletismo a representar Portugal num dos maiores palcos do mundo. Ainda estou a assimilar as sensações, mas estou certo que me vou recordar disto para sempre”, diz o atleta do Sport Lisboa e Benfica, que deixa uma mensagem em nome do grupo: “Muito obrigado pelo apoio e carinho que nos têm dado. Podem esperar o melhor de cada um. Força Portugal!”
Portugal nos Mundiais Sub-20: uma história de superação
Desde a estreia dos Sub-20 portugueses em Atenas, em 1986, a seleção nacional já subiu ao pódio em seis ocasiões. Susana Feitor é a única campeã do mundo lusa na categoria, com o ouro nos 5.000m marcha em 1990, título que revalidou com uma medalha de prata em 1994. Fernanda Ribeiro (prata nos 3.000m, em 1988), Mónica da Gama (bronze nos 10.000m, em 1988) e Lucrécia Jardim (dois bronzes, nos 100 e 200m, em 1990) completam o histórico de medalhas portuguesas nesta competição.
Com 19 atletas em Eugene, Portugal procura agora agitar de novo esse historial, apostando na qualidade dos juniores presentes do outro lado do Oceano Atlêntico.



