ANDRÉ RODRIGUES E INÊS JOÃO VENCEM CAMPEONATO NACIONAL DE TRAIL ULTRA

Notícias

9 Jan, 2023
Untitled design (21)

André Rodrigues e Inês João venceram o Campeonato Nacional de Trail Ultra, que se realizou este fim-de-semana no Vouga Trail, em Sever do Vouga. A competição foi disputada por mais de três centenas de atletas, que enfrentaram um percurso com 55 quilómetros e cerca de 2500 metros de desnível positivo entre os maciços das serras da Freita, do Arestal e do Ladário.

André Rodrigues foi o primeiro a cruzar a meta situada no Parque Urbano e Lazer de Sever do Vouga, terminando com um tempo de 4 horas 56 minutos e 20 segundos e conquistando o título nacional da distância Trail Ultra (entre os 42 e os 100 quilómetros). O atleta da equipa EDV – Viana Trail assumiu a liderança da competição apenas a sete quilómetros do final, após recuperar três minutos de atraso para o seu companheiro de equipa Miguel Arsénio, e logo se distanciou terminando com uma vantagem de 6m52s.

Miguel Arsénio, que era o detentor do título, concluiu a prova com o tempo de 5h03m12s, tendo o terceiro lugar sido conquistado por Bruno Silva, da Furfor Running Project, com o tempo final de 5h07m20s. Hugo Gonçalves, também da equipa Furfor Running Project, terminou em 4.º, a 12 minutos de vencedor, com o quinto lugar no campeonato a ser atribuído a João Cruz, da equipa CB Run, a 23m31s do vencedor.

Na competição feminina, a disputa pelo título foi também muito acesa, com Inês Duarte a triunfar ao fim de 6h02m21s. A atleta da equipa Saca Trilhos Anadia destacou-se depois dos 30 quilómetros, superando toda a concorrência. Numa entusiasmante parte final, Ercília Machado, a correr pelo OCS – Arrábida Trail Team, conquistou o segundo lugar a 5m44s da vencedora, depois de ultrapassar Cristina Arreiol, da Furfor Running Project, que terminou em terceiro a 9m15s. Vera Bernardo, da Associação Recreativa Cultural e Desportiva da Venda da Luísa, foi 4.ª a 22m44s e Nádia Casteleiro, também da equipa Saca Trilhos Anadia, foi 5.ª a 24m10s.

O Campeonato Nacional de Trail foi coorganizado pela ATRP – Associação de Trail Running de Portugal em articulação com a Federação Portuguesa de Atletismo, com o apoio do Município de Sever do Vouga e da equipa AZ Trail.

EDV – Viana Trail e Saca Trilhos Anadia triunfam por equipas

Além da competição individual, o campeonato realizado no Vouga Trail atribuiu também os títulos nacionais de equipas na distância de Trail Ultra. O EDV – Viana Trail alcançou o primeiro lugar, beneficiando das classificações de André Rodrigues (1.º), Miguel Arsénio (2.º) e do espanhol Mario Olmedo Sancha (5.º). Em segundo lugar ficou o Furfor Running Project, com Bruno Silva (3.º), Hugo Gonçalves (4.º) e Carlos Ferreira (7.º), e em terceiro o OCS – Arrábida Trail Team, com Ricardo Carreira (12.º), Marcelo Graça (14.º) e Tiago Romão (17.º).

Na classificação feminina de clubes o primeiro lugar foi para o Saca Trilhos Anadia, com Inês Duarte (1.ª), Nádia Casteleiro (5.ª) e Joana Franca (14.ª), e o segundo lugar para o Olímpico Vianense, com Lucinda Sousa (6.ª), Carla Pereira (8.ª) e Célia Neto (11.ª). O OCS – Arrábida Trail Team completou o pódio, com Ercília Machado (2.ª), Sofia Roquete (12.ª) e Carla Santos (28.ª).

Partilhar