COP organiza Encontro Nacional de Esperanças Olímpicas este fim-de-semana

Notícias

21 Jan, 2023
WhatsApp Image 2023-01-21 at 12.17.36

O Comité Olímpico de Portugal promove este fim-de-semana, 21 e 22 de janeiro, no Jamor, o Encontro Nacional de Esperanças Olímpicas. Jorge Vieira, presidente da FPA, participou hoje na sessão de abertura, neste primeiro dia que conta ainda com a participação da vice-campeã olímpica de triplo-salto, Patrícia Mamona, e do seu treinador, José Uva.

O evento reúne mais de uma centena de jovens atletas aspirantes a participar nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028 e Brisbane 2032, estando representadas as seguintes modalidades: Andebol, Atletismo, Badminton, Canoagem, Ciclismo, Dança Desportiva, Ginástica, Golfe, Judo, Natação, Skateboarding, Pentatlo Moderno, Remo, Surf, Ténis, Ténis de Mesa, Tiro com Arco, Triatlo, Vela e Voleibol.

A abrir o ENEO, o presidente do COP, José Manuel Constantino, sublinhou que o percurso de todos “depende muito da vontade”, porque “ser atleta de alto rendimento é aceitar um conjunto de sacrifícios que não está ao alcance do comum dos cidadãos, são muitas as restrições exigidas pelo treino e pela conciliação do treino com os estudos”. “Que o talento que agora evidenciam possa ter expressão no futuro”, desejou.

Em representação do secretário de Estado da Juventude e Desporto, Vítor Pataco, presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, referiu que estes jovens “representam o sonho de um país”, e sublinhou que o evento traduz igualmente “o excelente trabalho que equipas técnicas e treinadores têm feito.” “O vosso projeto de vida é muito exigente, mas merece o nosso apoio, o nosso incentivo. Com esforço e dedicação atingirão o sonho”, disse Vítor Pataco, dirigindo-se aos atletas.

Também o diretor desportivo do COP, Pedro Roque, coordenador do Encontro Nacional de Esperanças Olímpicas, destacou a importância de reunir os jovens atletas, que “revelam indicadores de possível participação em Los Angeles 2028 e Brisbane 2032″. “Temos um grupo de excelência, repleto de campeões da Europa e campeões do Mundo nos seus escalões”, observou.

Depois do “Caminho para o Pódio em Tóquio 2020” contado por Patrícia Mamona e José Uva, amanhã é a vez de Telma Monteiro protagonizar as “Conversas Olímpicas”, antes da Sessão de Encerramento.

Os treinadores participam no seminário “Esperanças Olímpicas” e no workshop “Avaliação e Controlo do Treino”, e os encarregados de educação já participaram numa sessão em que foram abordados a Medicina Desportiva, por José Gomes Pereira, diretor do COP; a Psicologia do Desporto, por Ana Bispo Ramires; a Nutrição, por Cláudia Minderico; a Integridade, por Joana Gonçalves; e a Segurança para os jovens praticantes, por Cristina Almeida.

Partilhar