Quatro clubes portugueses na Taça dos Campeões de Crosse

Notícias

3 Fev, 2023
Mariana_Machado_2022_TCCE_foto_AMF

Oropesa del Mar, um município com cerca de 10 mil habitantes da Província de Castelló, na Comunidade Valenciana, vai ser a capital do Corta-Mato Europeu ao acolher, este fim-de-semana (5 de fevereiro) a 57.ª edição masculina e a 40.ª edição feminina da Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corta-Mato. Sporting Clube de Portugal (em todas as provas), SL Benfica (em masculinos) Sporting de Braga (em femininos e estafeta mista) e Maia AC (em sub-20 femininos) são os representantes portugueses.

Esta competição esteve suspensa nos dois anos de pandemia (2020 e 2021) sendo retomada no ano passado, na pista de crosse do Jamor, em Oeiras.

Ao longo da sua história, esta competição proporcionou grandes momento de glória para atletas e equipas portuguesas. Em masculinos, o Sporting Clube de Portugal é a equipa com maior número de títulos europeus conquistados, somando 15 títulos, tendo começado o seu pecúlio em 1977 e tendo conquistado o seu último triunfo em 2018, embora tenha conquistado ainda várias presenças no pódio, a última das quais, a medalha de prata, no ano passado.

Em femininos, o Maratona Clube de Portugal, atualmente sem equipa de elite, detém o maior número de títulos (10), seguida do Sporting Clube de Braga, que tem sete triunfos (entre 1987 e 1993).

Para o escalão de juniores, a competição vai apenas na 15ª edição e aqui chegados apenas o Sport Lisboa e Benfica, em masculinos, conseguiu somar dois títulos. Já a Estafeta Mista apenas se estreou na competição em 2022, com participação portuguesa a cargo do SC Braga (vice-campeão europeu) e do Sporting (medalha de bronze).

Este ano, com novo regulamento de participação, sendo admitidos a competir os clubes que subiram ao pódio na edição anterior em cada uma das provas do programa, e com legitimidade de participação aos campeões e vice-campeões nacionais de cada país europeu, a prova, que decorre num parque à beira mar, ali junto ao Mediterrâneo, prevê-se forte participação de atletas. Para as classificações finais pontuam os três melhores atletas de cada equipa, sendo campeã a formação com menor número de pontos.

Em termos nacionais, Portugal estará representado em todas as corridas com duas equipas, à exceção dos Sub-20 masculinos, em que apenas se apresentará o Sporting.

Na principal prova masculina, com base nas inscrições divulgadas, competem o campeão nacional, o Sport Lisboa e Benfica e o Sporting, vice-campeão europeu. Os benfiquistas apresentam uma equipa muito jovem (média de 21 anos) em que o campeão nacional Samuel Barata é o mais velho, e conta com duas presenças na competição, tendo-se iniciado em 2012, então oitavo na corrida Sub-20. Com presenças anteriores na competição, Duarte Gomes é o mais experiente, com três participações (duas como júnior) e Alexandre Figueiredo tem duas presenças. Para os gémeos João e Pedro Amaro será uma estreia, bem como para o queniano Reuben Longosiwa, vencedor do campeonato nacional em novembro passado.

Já o Sporting Clube de Portugal apresenta uma equipa mais experiente. Rui Teixeira, com cinco presenças (iniciou em 2010) é o mais experiente, logo seguido de Rui Pinto e Miguel Marques, ambos com quatro presenças. Para Lucas da Silva será uma estreia. Os leões têm inscritos dois quenianos, mas só um poderá contar e, certamente, a escolha poderá recair sobre Vincent Rono, que foi quinto classificado no ano passado com a camisola leonina. A outra opção é o seu compatriota Charles Katul Lokir, que foi quinto classificado nos campeonatos quenianos no ano passado.

Quanto à principal prova feminina, o Sporting Clube de Braga regressa à competição 23 anos depois da última participação (2000), graças ao título nacional conquistado em novembro passado.

A formação bracarense contará com a etíope Meselu Behre, 11.ª classificada nos Sub-20 nos Mundiais de Corta-Mato de 2019; com a experiente Jessica Augusto (cinco presenças na Taça, com duas subidas ao pódio em 2008 – 3.ª -, e 2018 – 2.ª); com a campeã nacional Mariana Machado, que no ano passado integrou a equipa bracarense que se sagrou vice-campeã na estafeta mista; e ainda tem Lia Lemos, terceira nos nacionais, que já tem uma presença na Taça dos Camepões (17ª, no ano passado) e a estreante Vanessa Carvalho.

O Sporting, campeão Europeu em 2018 e 2019, que ficou à beira do pódio em Oeiras, no ano passado, apresentará a queniana Fancy Cherono, a vencedora da Taça em 2019 e segunda no ano passado, a par das experientes Catarina Ribeiro (quatro presenças, duas vezes quinta classificada) e Salomé Rocha (3 presenças). Estão ainda inscritas, Ana Mafalda Ferreira (uma presença na Taça) e Susana Francisco (também uma presença) e a britânica Aimee Pratt, 7ª classificada nos Mundiais de Pista em 2022, que poderá também competir na estafeta mista.

Nas corridas Sub-20, em masculinos o Sporting apresentará uma equipa de estreantes: Rodrigo Martins, Rui Mineiro, João Santos, Miguel Massuça, Daniel Lavadinho e o moçambicano Alex Macuácua. Em femininos, presença das equipas do Maia AC e do Sporting CP. Pelo Maia, Beatriz Pereira (15ª junior no ano passado) lidera uma equipa composta ainda por Maria Miguel Avelino, Teresa Macedo e Beatriz Rocha. Já o Sporting apresentará as estreantes Beatriz Azevedo, Clara Barbosa, Carolina Correia e Inês Lopes.

Finalmente, na Estafeta Mista (dois homens e duas mulheres), as duas equipas que subiram ao pódio na edição inaugural da Taça. Pelo Sporting de Braga estão inscritos Sara Duarte (a única que integrou a equipa em 2022), Beatriz Fernandes, João Lopes, Francisco Rodrigues e Davide Silva; pelo Sporting CP, Salomé Afonso integrou a equipa no ano passado, e contará com Nuno Pereira, Tomás Silva, Aimee Pratt e Patrícia Silva.

A competição, que terá o seu início às 10 horas (9 horas em Portugal continental e Madeira), poderá ser acompanhada na internet (Live-stream: https://www.youtube.com/watch?v=JKNpJQOe84A; Resultados: https://www.conersyslive.net/Results/Schedule).

Partilhar