Portugal prepara-se para Taça da Europa de Lançamentos

FPA Geral Notícias

10 Mar, 2023
Liliana_Ca_220815_130808sm03385

A seleção de Portugal para a Taça da Europa de Lançamentos, que se realiza amanhã e domingo em Leiria, concentra-se hoje numa unidade hoteleira em Fátima ao final do dia.

Os atletas portugueses (16) , competirão nas quatro disciplinas do programa (peso, disco, martelo e dardo) e ainda em três provas para o escalão sub-23 (peso, martelo e dardo).

Leandro Ramos, segundo classificado no lançamento do dardo, sub-23, no ano passado, em Leiria, volta a estar presente, mas agora para competir em absolutos, sendo um dos atletas a estar presente na conferência de imprensa da competição na tarde de hoje em Leiria.

Também Liliana Cá, medalha de bronze no ano passado, no lançamento do disco, volta a estar em competição e de novo sendo uma candidata ao pódio da prova.

A outra medalhada no ano passado, Auriol Dongmo, não estará presente, mas Portugal tem em Jessica Inchude e Eliana Bandeira, duas representantes para discutirem os lugares no top’6, esperando-se o mesmo noutras provas. Ausente no ano passado, com 14 presenças registadas, Vânia Silva voltou a ser convocada por Portugal, para o lançamento do martelo, e a atleta fará aqui a sua última grande competição de alto rendimento.

Para além dos portugueses, estarão em Leiria grandes nomes dos lançamentos europeus e mundiais, como o italiano Zane Weir, recém sagrado campeão europeu do lançamento do peso em pista coberta, onde tem no sportinguista Robert Kokoshko (medalha de bronze) um adversário à altura, bem como o italiana Leonardo Fabbri e o luxemburguês Bob Bertemes.

No disco, destaque para o campeão Mundial Kristjan Ceh (Eslovénia), enquanto no martelo o destaque vai para o polaco Pawel Fajdek, cinco vezes campeão mundial. No dardo é mesmo Leandro Ramos a grande figura.

Em femininos, o grande destaque vai para o lançamento do dardo, com a presença da campeã europeia Elina Tzengko (Grécia) e da vice-campeã europeia, Adriana Villagos (Sérvia); no martelo presença das atletas que subiram ao pódio em Munique, no Europeu, a campeã Bianca Ghelber (Roménia), a vice-campeã Ewa Rozanska (Polónia) e a medalha de bronze Sara Fantini (Itália).

No lançamento do disco, é mesmo Liliana Cá a atleta de maior destaque, tendo como maior adversária a italiana Daisy Osakue, e ainda a alemã Shanice Craft e a francesa Melina Robert-Michon.

Mais informações na página oficial (https://www.leiria2022-23-24.com/)

Partilhar