Lagoa recebe a 40.ª edição do Torneio Nacional Olímpico Jovem este fim de semana

Notícias

19 Mai, 2023
SITE_Olimpico Jovem_20-05-2023

É já amanhã que Lagoa vai receber uma das competições jovens mais importantes do país. A 40.ª edição do Torneio Nacional Olímpico Jovem disputa-se a 20 e 21 de maio e tem a algarvia Ana Dias como madrinha.

A competição começa no sábado, 20 de maio, à tarde, mas o programa inicia-se logo pela manhã, com o tradicional desfile de seleções a percorrer as principais ruas de Lagoa, desde o Parque da Rodoviária até ao Auditório Municipal, a partir das 10h30. As seleções serão acompanhadas pela madrinha Ana Dias, atleta especialista em meio-fundo e fundo, natural de Faro, que começou a correr pela Casa do Povo de Conceição de Faro, tendo passado pelo Sporting Clube de Portugal, depois pela Casa do Benfica de Faro e pelo Clube Desportivo Areias de São João. Treinada sempre por Fernando Barão, a atleta algarvia conta com quatro presenças em Jogos Olímpicos. Além da participação no desfile, a madrinha participará ainda na cerimónia de abertura desta 40.ª edição do Torneio Nacional Olímpico Jovem, estando a acompanhar o evento, com espaço para momentos de partilha com os jovens atletas e com os fãs da modalidade que estiverem a assistir à competição.

Às 15h00 de sábado será, então, na Pista de Atletismo de Lagoa – Parchal, dado o tiro de partida da competição, que irá apurar, até domingo, 21 de maio, às 13h05 (horário previsto para o início da última prova do programa competitivo), qual será a região do país (entre 20) a sagrar-se campeã na 40.ª edição do Torneio Nacional Olímpico Jovem. Em termos estatísticos, Lisboa conta com o maior número de vitórias – 27 –, seguida por Aveiro (5), Porto (4) e Leiria (3). No que diz respeito a vitórias individuais, Lisboa lidera com 382, mas o segundo e terceiro lugares são ocupados pelo Porto (219) e por Setúbal (147), respetivamente.

Recorde-se que o Torneiro Nacional Olímpico Jovem teve o nome de DN Jovem até 1993, contando com o patrocínio do jornal Diário de Notícias. Na 1.ª edição, em 1983, participaram apenas as associações de Leiria, Lisboa, Santarém e Setúbal, num programa com três provas para infantis e sete para iniciados. Em 1984, já participaram também Aveiro, Coimbra, Faro e Porto e o número de provas para infantis duplicou (6). Em 1985, foram já 16 as associações participantes. E, em 1986, entraram as quatro últimas: Bragança, Castelo Branco, Açores e Madeira. Entre 1983 e 1993, a competição foi destinada a iniciados e infantis. Em 1989 registou-se uma mudança de idades nos escalões femininos, igualando os masculinos (um ano mais velhos até então). A partir de 1994, os juvenis substituíram os infantis e entre 1998 e 2000 a competição foi extensiva aos juniores. Desde o seu início, já foram batidas cerca de 70 melhores marcas nacionais de escalão nesta competição.

Estas e outras curiosidades estão disponíveis no dossier estatístico e programa-horário disponível no site da FPA: https://fpatletismo.pt/geral/2023/03/olimpico-jovem-nacional

A competição será transmitida no canal de Youtube e na página de Facebook da Federação Portuguesa de Atletismo, podendo o acesso ser realizado através da seguinte ligação: https://www.youtube.com/@FPAtletismotv/streams

Partilhar