Campeonatos Nacionais Sub-18 em Almada

FPA Geral Notícias

16 Jun, 2023
SITE_74º Campeonatos Nacionais Sub-18_17-06-2023

A cidade de Almada, mais precisamente a pista de atletismo de Sobreda da Caparica, recebe este fim-de-semana os Campeonatos Nacionais de Sub-18 (de juvenis, na antiga designação), numa organização da Federação Portuguesa de Atletismo, com o apoio da Associação de Atletismo de Setúbal e o Município de Almada, bem como de outras entidades locais.

Estarão presentes a competir 548 jovens atletas em representação de 121 clubes, sendo esta uma das competições nacionais de maior participação.

Sendo esta competição destinada a atletas que compõem o futuro da modalidade, importa conhecer todo o seu passado. Assim, os Campeonatos Nacionais de Sub-18 são o sucedâneo dos campeonatos da categoria de aspirantes e de juvenis. A categoria de aspirantes foi criada em 1950 para jovens que completassem 16 e 17 anos de idade a 1 de abril desse ano. Em 1966 essa categoria foi substituída pela de juvenis, destinada aos atletas que perfizessem 16 e 17 anos no ano da competição.

Assim, existem campeões nacionais desde 1950, em masculinos, e desde 1967 (femininos), sendo que, coletivamente, apenas e 1971 houve uma classificação para equipas. Contudo esse modelo foi abandonado nos anos seguintes e, em 1983 (12 anos mais tarde), voltou a ser implementado.

Também as provas individuais sofreram várias alterações até ao modelo vigente.

No conjunto dos campeonatos coletivos, o Benfica é o grande dominador da categoria somando 20 títulos masculinos e 14 femininos. Individualmente, o Benfica também é o clube que maior número de títulos, somando 252 em masculinos (contra 183 do Sporting) e 84 em femininos (aqui o Sporting é líder, com 85).

Como acompanhar a prova

Na página oficial da prova temos várias informações, entre as quais o regulamento e programa-horário. Para as listas de inscritos e posteriores resultados em direto temos a página oficial na plataforma FPA Competições.

Também está assegurada a transmissão em streaming da prova, no canal Youtube da FPA.

Partilhar