Mariana Pestana na final do lançamento do martelo nos Europeus Sub-23

FPA Geral Notícias

13 Jul, 2023
mariana_pestana

Mariana Pestana apurou-se hoje para a final do lançamento do martelo nos Campeonatos Europeus Sub-23, que estão a decorrer em Espoo, na Finlândia. Omar Elkhatib apurou-se para as meias-finais dos 400 metros.

Foi uma manhã produtiva para os atletas portugueses. Logo a abrir, no lançamento do martelo, Mariana Pestana foi terceira no grupo A de qualificação, com a marca de 64,05 metros (lançaou ainda 63,83 e 62,78). A madeirense ainda teve de esperar pelos resultados do grupo B, vindo então a confirmação da sua presença na final, onde chega com a quinta marca do apuramento.

“Estava confiante de que passaria à final. Dormi bem esta noite e preparei-me para dar o meu melhor”, referiu a atleta, que recentemente sofreu uma lesão num pé. “Estou a recuperar bem, ainda não consigo estar a 100 por cento, mas já estou melhor. Passei por momentos difíceis, psicológicos até, por pensar que não conseguiria aproximar-me novamente dos 66 metros. Agora na final é dar tudo”, concluiu. A final do lançamento do martelo está marcada para amanhã, às 19h45 (17h45 em Portugal).

Ao finalizar a jornada, surgiu outro ponto alto. Na eliminatória dos 400 metros, Omar Elkhatib partiu na pista seis e, à entrada da reta da meta, estava longe do apuramento. Mas foram fantásticos os seus últimos 100 metros, terminando na segunda posição com a marca de 46,22 segundos, conseguindo o apuramento direto para as meias-finais da prova, que se realizam ainda no dia de hoje às 18h36 (hora local, 16h36 em Portugal).

Após a sua prestação, Elkhatib deu conta da emoção sentida hoje. “Senti toda a emoção e o peso de representar Portugal. Estou muito feliz com isso. Posso confessar que era este o meu desejo desde que comecei, pequenino, a praticar a modalidade. Concretizei hoje o meu sonho”, referiu, reforçando que ainda não acabou. “Eu sei o que estou a valer e, por isso, não me assustei com o facto de estar mais para trás. Eu sabia que conseguiria o apuramento”, afirmou, dando ainda conta de que “os adversários, alguns deles, não deram tudo. Vai ser agora mais um momento de colocar em prática aquilo que tenho trabalhado diariamente”.

O atleta português fechou a qualificação com a quinta melhor marca entre os 30 participantes nos 400 metros.

Antes de Elkhatib, correu Íris Silva. Na eliminatória dos 100 metros, a portuguesa foi sexta classificada com a marca de 11,86 segundos, ficando fora da qualificação direta e das repescagens para as meias-finais.

Camila Gomes e Juliana Guerreiro, que estavam previstas para participar nos 800 e 400 metros, respetivamente, optaram por estar focadas nas provas em que estão mais fortes, os 1500 metros e os 400 metros barreiras.

As competições continuam na tarde de hoje, com a qualificação do salto em comprimento masculino, com André Pimenta e Pedro Pires (17h20 na Finlândia, 15h20 em Portugal). Mais tarde, como referimos anteriormente, será a meia-final dos 400 metros.

Dia a dia, acompanharemos aqui as prestações dos portugueses, mas deixamos já algumas ligações úteis:

Página oficial dos Campeonatos (resultados em direto):
https://www.european-athletics.com/news/how-to-follow-the-espoo-2023-european-athletics-u23-championships

Informação sobre horários e estatísticas:
https://www.european-athletics.com/competitions/european-athletics-u23-championships/team-media-information

Página da All Athletics TV para o streaming da competição:
https://allathletics.tv/championships

Fotos (para fins editoriais): Sportmedia / FPA

Partilhar