A manhã foi de qualificações para os atletas portugueses a competir nos Campeonatos da Europa de Sub-23. Eduardo Pestana e Etson Barros (3000 metros obstáculos), Camila Gomes (1500 metros) e Pedro Buaró (salto com vara) seguem para as respetivas finais.
A jornada iniciou com Pedro Buaró, na qualificação do salto com vara, durante a qual competiram também João Pais, Eduardo Pestana e Etson Barros, nas qualificações dos 3000 metros obstáculos. O primeiro a competir foi João Pais, que terminou na sétima posição da sua qualificação, com a marca de 8m58,93s, ficando nesta fase da competição.
À final, que se realiza amanhã, 16 de julho, às 15h15 (hora de Portugal), passou Eduardo Pestana, com a marca de 8m51,90s, recorde pessoal, que lhe valeu o quarto lugar na qualificação. “O objetivo era conseguir fazer recorde pessoal. Tentei gerir o meu ritmo e depois ao final de dois quilómetros segui com os primeiros e não deixei de sonhar, porque a prova só acaba na linha da meta. Acabei por fazê-lo e ir também à final, por isso, a primeira etapa está concluída. Agora é dar o meu melhor na final para representar Portugal da melhor forma. Espero conseguir voltar a melhorar o meu recorde pessoal e se ficasse no top 5 era excelente”, disse o atleta, no final.
Também Etson Barros garantiu lugar na final, sendo o mais rápido da sua qualificação, terminando com o tempo de 8m45,84s. “A prova foi muito tática. O francês imprimiu algum ritmo e eu não queria ir para a frente, para me poupar para a final. Amanhã espero estar bem e conseguir uma medalha para Portugal. Gostaria que fosse a de ouro, porque já consegui duas de bronze e uma de prata. Vamos ver”, comentou o atleta após a sua prestação.
Seguiu-se Camila Gomes, nos 1500 metros, que competiu na terceira ronda de qualificações e terminou na quarta posição, com a marca de 4m21,82s, apurando-se para a final, a disputar amanhã, às 16h25 (hora de Portugal). Sobre a sua prestação, a atleta referiu: “Já tinha visto as outras qualificações, que foram mais lentas. Aqui o ritmo foi mais elevado, por isso tentei apanhar o comboio e consegui. Agora na final é para dar tudo.”
Competiu nesta jornada também Juliana Guerreiro, nos 400 metros barreiras, que depois do segundo lugar de ontem na eliminatória, terminou hoje a sua prestação nestes campeonatos no 7.º lugar da semifinal, com a marca de 58,85s. “Já sabia que ia competir a um nível superior do que na eliminatória, conheço as atletas. Sei que estou a valer o recorde pessoal, mas hoje não consegui”, disse Juliana Guerreiro.
No final da jornada, mais uma qualificação para a final, a de Pedro Buaró, no salto com vara, que terminou no primeiro lugar da tabela, com a marca de 5,35 metros. No final, o atleta português mostrou-se satisfeito com a sua prestação: “Foi bom. Era o que esperava. Queria qualificar-me sem derrubes, numa prova limpa. Para esta prestação foi importante a confiança que ganhei na Silésia, nos Campeonatos da Europa de Equipas, e os conselhos do meu treinador [Pedro Pinto], para começar a competir desde os 5,05 metros, para me habituar à corrida e ir progredindo.”
A prestação portuguesa continua logo à tarde, às 17h00, com Filipe Silva, na final do triplo salto, e às 17h14, com a ronda de qualificação de Gabriel Maia nos 200 metros.
Todos os dias acompanhamos aqui as prestações dos portugueses, mas deixamos já algumas ligações úteis:
Página oficial dos Campeonatos (resultados em direto):
Informação sobre horários e estatísticas:
Página da All Athletics TV para o streaming da competição: