João Coelho conquista ouro nas Universíadas

FPA Geral Notícias

3 Ago, 2023
Foto sportmedia.es - Todos los derechos reservados

Extraordinária final de 400 metros, com João Coelho a obter o ouro nos Jogos Mundiais Universitários que decorrem em Chengdu, na China, com recorde de Portugal e marca de qualificação para os Jogos Olímpicos! Nuno Pereira foi quinto na final dos 1 500 metros. Mariana Machado apurou-se para a final dos 5 000 metros.

Foi uma corrida emocionante desde os primeiros momentos, com João Coelho a entrar lado ao lado com o australiano Reece Holder num duelo que durou até ao metro final, com os dois atletas a serem creditados com a mesma marca 44,79 segundos! Tudo decidido no photofinish e três milésimos a permitir a medalha de ouro a João Coelho. Um recorde de Portugal de enorme cotação internacional e marca de qualificação direta para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

«Que corrida. Foi muito bom. Há muito que queira baixar para os 44 segundos, tinha essa ambição. Tudo começou nas fases anteriores, em que corri as eliminatórias e a meia-final mais descontraidamente. Guardei tudo para a final e até fiz a marca de qualificação para os Jogos [Olímpicos Paris 2024]», referiu o atleta no final da prova, olhando «já para a preparação para os Campeonatos Mundiais!».

Vencer a prova e conquistar uma medalha de ouro «é um orgulho enorme. É sempre um prazer representar o meu país e será especial ver a bandeira subir ao poste mais alto», concluiu a caminho do descanso merecido.

Na outra final do dia com portugueses, os 1500 metros, Nuno Pereira surgiu bem mais forte na fase final da corrida, ganhou muitos lugares nos últimos 200 metros, para terminar na quinta posição, com a marca de 3m41s56’. O vencedor foi o francês Benoit Campion, em 3.38,61.

«Esta não foi uma prova que me correu bem. Não começou muito rápida, mas foi de aumento de ritmo progressivo, talvez menos benéfico para mim, no dia de hoje, que não foi o meu dia. Quero dar os parabéns aos atletas que fizeram melhor que eu. Resta-me agora continuar a trabalhar para continuar a melhorar», referiu no final da sua corrida.

Nas meias-finais de 5000 metros, Mariana Machado foi quinta classificada (17m11s20’) e garantiu a passagem para a final. «Corri bem, geri a prova com o objetivo de chegar à final, evitando grande desgaste. Agora, na final, é chegar aos lugares cimeiros para conquistar uma medalha», afirmou no final.

Foto de arquivo / FPA

Partilhar