Percurso duro e seletivo nos Europeus de Corta-mato

FPA Geral Notícias

9 Dez, 2023
Equipa_Portugal

Um terreno muito seletivo e enlameado aguarda os corredores que evoluirão na 29.ª edição dos Campeonatos Europeus de Corta-mato, que se realizará amanhã, 10 de dezembro, em Bruxelas (Bélgica).

O Parc de Laeken, situado entre o castelo real e o Atomium, a famosa escultura criada como “bandeira” da Expo’58 em Bruxelas, receberá as diversas corridas dos Campeonatos Europeus de Corta-mato.

«É um percurso muito seletivo, num parque, com variadíssimas dificuldades de terreno, todo ervado, com muita lama, e que vai exigir muito de todos os corredores”, foi assim que o Team Leader de Portugal, José Regalo, resumiu o que viu na visita de reconhecimento ao percurso que a equipa portuguesa fez na manhã de hoje. “Na altura do reconhecimento já estava difícil e ainda se espera que seja pior, pois ali se realizarão, ainda hoje, as corridas para os ‘masters’ (veteranos), o que ainda tornará mais difícil o percurso e ainda poderá ficar pior, se continuar esta chuva miudinha, pois durante a manhã, antes dos Europeus, realizam-se provas dos campeonatos jovens da Bélgica”.

No fundo será um terreno “muito complicado para os portugueses, e não só, muito exigente em termos de força”, continua José Regalo que, apesar de tudo, tem a “expetativa que os portugueses, que estão muito motivados, deem o seu melhor e que saiam daqui com bons resultados”.

Esperando que a jovem seleção possa adaptar-se bem ao percurso, José Regalo acredita que as equipas masculinas seniores e sub-23 possam sair de Bruxelas com uma classificação honrosa e, também, “especialmente os estreantes, mas toda a equipa que é muito jovem, possa aproveitar esta oportunidade como a motivação extra de ganharem experiência e ambição para poderem continuar a evoluir e possam estar noutro patamar em 2025, quando Portugal, em Lagoa (Algarve), organizar a 31.ª edição destes Europeus”.

Como dissemos no artigo de ontem, as provas começarão às 11h25 (hora portuguesa, menos uma hora que em Bruxelas) e terão transmissão em direto (streaming) na plataforma All-Athletics. Em Portugal este serviço estará bloqueado pois a RTP2 vai transmitir a prova a partir das 12h30 (sub-23 femininos) até às 15 horas, sendo que a RTP Play transmitirá toda a competição a partir das 11h15.

Mais informações em notícias anteriores (incluindo dossier histórico) e na página oficial da competição, com o programa-horário e os resultados a serem colocados aqui.

Partilhar