No próximo domingo, a partir das 10 horas, a Federação Portuguesa de Atletismo promove a realização da 31ª edição dos Campeonatos Nacionais de Estrada, com o Sporting a defender os títulos absolutos (em masculinos e femininos) conquistados no ano passado.
Em parceria com a FPA, a empresa Cabreira Solutions, com o apoio da Associação de Atletismo de Santarém e do Município de Tomar, leva a efeito a competição, que anima a cidade de Tomar todo o fim-de-semana. Depois de, na véspera acolher os primeiros Campeonatos Nacionais de Milha, a manhã de domingo está reservada para a clássica prova de estrada. A competição será dividida, com a corrida feminina a partir às 10 horas.
Aqui, o Sporting apresenta o seu contingente mais forte, destacando-se Ana Mafalda Ferreira, Salomé Rocha, Neide Dias e a queniana Fancy Cherono, para poder repetir o triunfo do ano passado. Mas a equipa do Sporting de Braga, apesar de Mariana Machado (campeã no ano passado) ter prevista a sua participação na milha, também se apresenta muito forte e, recorde-se, as minhotas sagraram-se campeãs de corta-mato há um mês e meio. Na equipa pontuam nomes como a espanhola Ester Navarrete, Solange Jesus (campeã em 2022), Jessica Augusto, Vanessa Carvalho e Lia Lemos, entre outras. O Recreio de Águeda é uma das formações que aspira ao pódio.
Em masculinos, o Sporting, que venceu coletivamente as últimas três edições, apresenta-se com todos os seus trunfos, entre os quais o campeão de 2023, Hélio Gomes, e o queniano Vincent Rono, o vencedor absoluto dos nacionais em Viana do Castelo (2023). Tudo dependerá da prestação dos restantes atletas do Sporting, sendo que pontuam para a classificação coletiva os quatro primeiros atletas (pode pontuar um estrangeiro). Também com todos os seus ativos inscritos, sabendo-se que alguns deles são particularmente fortes em corridas de estrada, o Benfica tentará reconquistar um título perdido há quatro anos. Para isso tem inscritos os quenianos Reuben Longosiwa e Edward Zakayo, sendo que apenas um deles poderá pontuar para a equipa. Samuel Barata (que já tem dois títulos em estrada), a par de Isaac Nader, Etson Barros, André Pereira e Luís Oliveira, que são outros nomes (num total de 18 inscritos) a ter em conta.
Fora destas duas equipas há sempre que contar com outros atletas de nível como o vice-campeão das duas últimas edições, Bernardo Rocha, do Salgueiros, formação que também tem aspirações na luta pelo pódio (foram terceiros no ano passado), a par da formação do conhecido Vitória de Setúbal e também de um reforçado Sporting de Braga (vice-campeã nas últimas cinco edições).
A competição integra ainda os Campeonatos Nacionais de Veteranos bem como uma prova aberta, que deixará milhares de corredores a evoluírem na cidade de Tomar.
Os resultados poderão ser consultados na plataforma FPA Competições (https://www.fpacompeticoes.pt/2865/competicao). Todas as outras informações (e histórico) podem ser vistas na página da FPA.
Foto de arquivo (pódio masculino em 2023).