Diário de Glasgow – Dois recordes e a estafeta na final

FPA Geral Notícias

3 Mar, 2024
4x400m_masc

Uma grande manhã para Portugal na penúltima jornada dos Campeonatos Mundiais de Pista Curta, em Glasgow. Dois recordes de Portugal de 4×400 metros, em femininos e masculinos, com estes a conseguirem um inédito apuramento direto para a final!

Grande emoção na primeira corrida com portugueses, a segunda série eliminatória da estafeta de 4×400 m. Portugal alinhou com Ericsson Tavares, Ricardo dos Santos, João Coelho e Omar Elkhatib. O primeiro percurso é sempre o mais lento, pois tem a partida, os restantes já é com os atletas “lançados”. Ricardos dos Santos, o mais experiente, aguentou bem a posição portuguesa e depois João Coelho, na sua quarta corrida em três dias, deu o seu cunho pessoal, fazendo o percurso mais rápido e entregou o testemunho a um moralizado Omar Elkhatib que logrou levar a equipa para cortar a meta em segundo lugar, conseguindo o apuramento direto. Veio o resultado e um recorde de Portugal superado. Os portugueses correram em 3m06s57”, melhorando o anterior máximo (3.12,54), que estava na posse de um quarteto do Benfica desde 2018, e que integrava dois dos atuais recordistas: João Coelho e Ricardo dos Santos, e que integrava ainda Mauro Pereira e Raidel Acea.

Na zona mista a satisfação dos portugueses era muita, mas a motivação maior. “Estamos muito contentes e estamos de parabéns, pois batemos o recorde nacional por larga margem e na final ainda vamos fazer melhor, para mostrar que Portugal não é um país pequeno”, disse João Coelho, antes de passar a palavra a Ricardo dos Santos, que afirmou “temos muito mais para dar e logo à noite vamos dar tudo para sair daqui com uma medalha”. O véu do objetivo estava desvendado e Omar Elkhatib adianta que “esta é a melhor geração que Portugal já teve e estamos no bom caminho e também acredito na medalha”. Já Ericsson Tavares afirmou que “temos uma boa equipa, temos a mentalidade de vencedores, não nos deixamos bater por ninguém”.

Ainda as emoções com a qualificação e recorde da equipa masculina não se haviam desvanecido e já a formação feminina se preparava para arrasar. O objetivo de alcançar a final era difícil, mas o recorde nacional em pista curta era o principal objetivo das nossas compatriotas. E assim aconteceu. Com Fatoumata Diallo a iniciar a estafeta e com Carina Vanessa a manter vivo o ritmo para o objetivo final, coube a Cátia Azevedo fazer um fantástico percurso e entregar a Vera Barbosa o testemunho para que esta terminasse a corrida em quinto lugar com a marca de 3m31s93 centésimos, melhorando claramente o anterior máximo (3,35,43) que vinha de Birmingham, desde 2018, de um quarteto nacional que incluía duas das novas recordistas, Cátia Azevedo e Vera Barbosa, e ainda Miriam Tavares e Filipa Martins.

“Acho que falo por todas, mas estamos muito, muito felizes”, disse Cátia Azevedo. “Há muito tempo que procuramos este recorde, este e o de ar livre. Ainda temos muito para dar, pois nós não viemos aqui por exceção, viemos por regra, queremos meter aqui o pé para sempre”, concluiu a recordista nacional dos 400 e 4×400 metros. A mais experiente, Vera Barbosa, acolhe “feliz, esta geração que está a cresce e que me deixa orgulhosa de correr com elas”, enquanto Fatoumata se mostrava também “muito feliz por estar aqui, correr com duas pessoas que via na televisão. Correr ao lado delas é incrível e vamos dar muito mais”. Enquanto isso, Carina Pereira desvenda que querem mais: “foi bom, mas ainda temos mais em nós, é a primeira prova internacional que tenho com estas atletas, mais velhas, sem desrespeito, e só posso acrescentar que estou muito grata por terem acreditado em nós para podermos viver este momento. Agora vamos atacar o recorde ao ar livre…”, atirou no final de uma manhã cheia de emoções e a prometer mais para a tarde.

Na jornada da tarde, no que respeita a presença portuguesa, regressa a estafeta masculina, para uma final de 4×400 metros às 20h15, e os finalistas dos 1500 metros, Isaac Nader (21h30) e Salomé Afonso (21h45). Antes, às 18h03, Tiago Luís Pereira subirá ao pódio para receber a sua medalha de bronze.

Fotos FPA/Sportmedia

Partilhar