Portugal aposta na Taça da Europa de Lançamentos em Leiria

FPA Geral Notícias

7 Mar, 2024
LBFT2240

Leiria recebe este fim-de-semana, pelo terceiro ano consecutivo (o último ano do ciclo de três edições concedido a Portugal e à cidade do Lis), a Taça da Europa de Lançamentos.

Iniciada já este século (2001), esta Taça da Europa é uma iniciativa que promove a competição para lançamentos longos, pois são disciplinas que não integram os programas europeus de pista coberta. Portugal nunca esteve ausente da competição. Se em 2001 apenas três atletas representaram Portugal, com prestações honrosas, mas sem medalhas, o mesmo não se pode dizer da edição em 2003, que promoveu o primeiro triunfo português, através de Teresa Machado, no lançamento do disco.

Porém, só mais seis anos depois (2007) surgiu a segunda medalha, também no lançamento do disco, mas para atletas sub-23. Foi protagonizada por Liliana Cá, que viria a triunfar de novo em 2021, no lançamento do disco, agora em seniores (e no ano passado foi segunda classificada).

A primeira medalha obtida por um atleta português foi no lançamento do peso, por Marco Fortes, em 2008. A partir daí, em todas as edições, Portugal subiu sempre ao pódio, pelo menos uma vez. No total, Portugal subiu 29 vezes ao pódio, nos dois escalões, seniores e sub-23, mas neste último nunca triunfou. Em seniores, conquistou sete medalhas de ouro, por Teresa Machado e Liliana Cá (disco), Marco Fortes, Francisco Belo, Auriol Dongmo e Jessica Inchude (peso), e Leandro Ramos (dardo).

Entre os mais medalhados (com prioridade aos vencedores individuais) temos Marco Fortes, com cinco medalhas seniores (uma de ouro, três de prata e uma de bronze); Liliana Cá, com quatro medalhas (uma de ouro, uma de prata e duas de bronze – uma em sub-23); Francisco Belo, com três medalhas seniores (uma de cada metal, ouro, prata e bronze); Leandro Ramos, com duas medalhas (uma de ouro, em seniores, outra de prata, em sub-23); e Irina Rodrigues, com sete medalhas (uma de prata e duas de bronze, em seniores, três de prata e uma de bronze em sub-23).

Quanto à edição deste ano, Portugal apresenta na sua seleção cinco atletas já medalhados em edições anteriores. Os já citados Liliana Cá, Irina Rodrigues (lançamento do disco) e Leandro Ramos (vencedor do lançamento do dardo em 2023), e ainda Tsanko Arnaudov (2º, no peso, em 2016), Jessica Inchude, vencedora do lançamento do peso no ano passado, e Eliana Bandeira (3ª sub-23 no peso, em 2018).

No que se refere à classificação coletiva, Portugal conseguiu as suas melhores prestações de sempre no ano passado, ao subir ao pódio (no segundo lugar) em masculinos, terminando em quarto lugar em femininos (conta a prestação de um atleta por prova).

Em termos internacionais, são muitos os atletas de renome que estarão presentes na competição, destacando-se os italianos Leonardo Fabri e Zane Weir, recentemente terceiro e quarto classificados na final do lançamento do peso dos Mundiais de Glasgow; o alemão Johannes Vetter, campeão mundial do lançamento do dardo em 2017; o húngaro Bence Halasz, três vezes medalha de bronze nos mundiais, vencedor das duas últimas edições da Taça da Europa; a neerlandesa Jessica Schilder, campeã europeia do lançamento do peso em 2022, segunda em Leiria em 2022; a vencedora do disco em 2023, a alemã Shanice Craft; a italiana Sara Fantini, vencedora do lançamento do martelo em 2023; e também a vencedora do lançamento do dardo, a grega Elina Tzengko.

Informações na página da European Athletics

Streaming em direto

Resultados oficiais

Foto (arquivo): organização (Luís Barreto)

Partilhar