Tudo a postos em Leiria para a Taça da Europa de Lançamentos

FPA Geral Notícias

8 Mar, 2024
conf_imprensa_2_TE_

Em Leiria tudo está a postos para a Taça da Europa de Lançamentos, que se realizará amanhã e domingo, com provas a decorrerem no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa e Centro Nacional de Lançamentos.

A marcar a competição, hoje realizou-se a conferência de imprensa pré-competição, no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, com a presença das entidades que organizam a competição, e alguns dos protagonistas, Leonardo Fabri (Itália) e as portuguesas Eliana Bandeira e Raquel Gomes.

Carlos Tribuna, Raquel Gomes e Eliana Bandeira

Para Eliana Bandeira, uma das representantes portuguesas no lançamento do peso, 12ª classificada nos Mundiais de Pista Curta que terminaram há uma semana em Glasgow, está empenhada dar o seu “melhor, lançar o mais longe possível e tentar bater o recorde pessoal”, afirmou, completando que, para ela “competir aqui em Leiria é excelente e motivante, pois aqui sempre me senti apoiada”.

Raquel Gomes é uma jovem, sub-23, que vai estrear-se na competição, em duas provas, no peso e no disco. “Ter batido o meu recorde pessoal no disco e no peso já nesta temporada é algo que me deixa ainda mais motivada. Estou muito contente por fazer parte da seleção e por partilhar este momento com atletas que são uma referência para mim. Podem esperar o meu melhor e vou mesmo tentar superar-me”, afirmou.

Ainda nesta toada, o técnico nacional de lançamentos, Carlos Tribuna, disse que esta competição é muito importante para os atletas portugueses, “porque permite avaliar, no final da época de inverno, como estão os atletas e se o trabalho está a ir no bom caminho e que alterações são necessárias para a época de Verão”. Ainda para ele, “estas três edições (em Leiria) foram muito boas, com a segunda a ser espetacular, já que tivemos a nossa melhor prestação coletiva e foram realizadas grandes marcas. Este ano esperamos superar-nos e avaliarmos o caminho realizado e a seguir num ano que é olímpico”, concluiu.

Numa toada já mais institucional, Dobromir Karamarinov, o presidente da European Athletics agradeceu “todo o trabalho de Portugal e de Leiria, nesta que é a última edição deste triénio de competições”, aguardando por grandes resultados e apontando já o foco a Roma, onde se realização os Campeonatos Europeus, ainda antes dos Jogos Olímpicos.

Já o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, destacou “novamente, a confiança da EA na nossa capacidade organizativa, traduzida no esforço do Município de Leiria e da Juventude Vidigalense em prol do atletismo e particularmente do setor dos lançamentos”, afirmou, esperando ainda “uma grande edição, com os melhores atletas da Europa a competir, aguardando-se que sejam obtidos grandes resultados”.

O município anfitrião, Leiria, através do seu Presidente Gonçalo Lopes, agradeceu “a confiança e disponibilizamo-nos para continuar a receber futuras edições desta competição. Aproveito esta data, para deixar uma palavra de homenagem para as nossas mulheres atletas, nesta data muito significativa”, aludindo ao Dia da Mulher.

A finalizar, Paulo Vieira, presidente do Comité Organizador Local e vice-presidente do Juventude Vidigalense, destacou “o empenho de todo o LOC e particularmente do voluntariado, essencial para que as três edições tivessem atingido um elevado nível competitivo”.

A prova poderá ser acompanhada via streaming, com o primeiro dia a começar às 9h45, e com o segundo dia a começar às 9h15. Já no que diz respeito aos resultados em direto, podem consultar-se AQUI.

Fotos EA / Ana Matilde Reis

Partilhar