Portugueses da marcha no top-10 em Valencia

FPA Geral Notícias

10 Mar, 2024
portugal_marcha_2024_valencia

Foi a primeira experiência na prova de estafeta em marcha atlética que se estreará nos Jogos Olímpicos de Paris’2024, realizada na Península Ibérica, em Valência, com duas duplas portuguesas a terminarem no top-10.

Ainda sem distâncias e normas definidas internacionalmente, para que todas as marcas estejam em plano de igualdade (especialmente para as três vagas existentes fora dos 22 primeiros classificados no Campeonato do Mundo por Equipas, que se realizará em Antalya, na Turquia.

Hoje, em Valência, Portugal apresentou duas equipas, sendo a melhor a dupla formada por João Vieira e Vitória Oliveira, que terminaram em sétimo lugar, com a marca de3h10m40 segundos. A formação portuguesa foi castigada com duas penalizações (a primeira de três minutos de paragem por três penalizações, um minuto a partir daí por cada penalização) devido a quatro faltas e isso prejudicou bastante a equipa portuguesa.

O mesmo sucedeu à dupla Rui Coelho e Inês Mendes, que terminaram no 10º lugar (também com duas penalizações), registando a marca de 3:16.52.

Para Carlos Carmino, técnico nacional de marcha, “esta é uma nova competição. Foi a primeira vez que estivemos presentes, vamos agora analisar muito bem como tudo decorreu, o que nos fez ou fará falta para melhorarmos. Quanto aos nossos resultados foram dentro do que esperávamos e poderiam ser mais significativos não fora as penalizações”.

Os espanhóis dominaram este Critério Internacional de Marcha, com a dupla Alvaro Martin e Laura Garcia-Caro a triunfarem em 2:57.04 (ficando perto da melhor marca mundial, de uma dupla do Equador, com 2:56.49), à frente da dupla Paul McGrath e Cristina Montesinos (2:57.33).

Resultados oficiais AQUI.

Partilhar