Rui Teixeira e Cátia Mendes são campeões nacionais de montanha uphill

Notícias

6 Abr, 2024
Untitled design (78)

Este fim-de-semana, Cinfães voltou a acolher uma competição nacional de corrida em montanha, desta vez, os Campeonatos Nacionais de Corrida em Montanha, na variante de Uphill. Rui Teixeira, do Sporting, e Cátia Mendes, do THA, foram os mais fortes, vencendo a competição que contava também para a Taça de Portugal de Corrida em Montanha.

Com um formato renovado, os Campeonatos Nacionais de Corrida em Montanha, disputam-se este ano em duas variantes: uphill e downhill. A prova Uphill, que se realizou este fim-de-semana, em Cinfães, sendo também a primeira etapa da Taça de Portugal de Corrida em Montanha, sagrou campeões Rui Teixeira, do Sporting, que cumpriu os 8 km do percurso em 46m37s; e, do lado feminino, Cátia Mendes, do THA, com 1h00m45s.

O atleta do Sporting venceu, ao segundo, Marcelo Gonçalves, do GDRG, que em 46m49s, conquistou a segunda posição. O terceiro classificado foi Carlos Lopes, do CAMC, que concluiu o percurso em 48m05s. Do lado feminino, Cátia Mendes venceu destacada, com a segunda classificada, Deolinda Oliveira, do EAT, a chegar mais de cinco minutos depois, com 1h06m09s. Completou o pódio, na terceira posição, Amélia Loureio, do VRV, com o tempo de 1h07m18s.

Coletivamente, em masculinos, venceu o CAMC, com 14 pontos, seguido pela equipa do Penafiel, com 40 pontos e a de Castelo de Paiva, na terceira posição, com 50 pontos. Do lado feminino, vitória para o JOBRA, com 28 pontos, seguido pela equipa da Escola de Atletismo da Trofa, com 33 pontos, e pelo Penta Clube Covilhã, com 35 pontos.

Santiago Agatão e Anabela Sousa vencem em sub-20

Já em sub-20, sagraram-se campeões Santiago Agatão, do Núcleo de Oeiras, e Anabela Sousa, do CA Arcos de Valdevez. Do lado masculino, Rui Brochado, do Penafial, na segunda posição; e Tiago Homem, do THA, na terceira, completaram o pódio. Do lado masculino, a segunda e terceira posições foram conquistadas, respetivamente, por Lara Duarte (PCC) e Francisca Sá (AFS).

Coletivamente venceu o Núcleo de Oeiras (masculinos), a única equipa entre masculinos e femininos a pontuar em sub-20.

Os resultados completos serão disponibilizados brevemente em Campeonato Nacional de Corrida em Montanha – Variante “Up Hill – Subir” (fpacompeticoes.pt).

A 21 de abril disputa-se a variante downhill dos Campeonatos Nacionais de Corrida em Montanha, em Moimenta da Beira, juntamente com a segunda etapa da Taça de Portugal de Corrida em Montanha.

O regulamento e o programa-horário podem ser consultados em Campeonatos Nacionais de Corrida em Montanha • FPA (fpatletismo.pt)

Partilhar