Já terminaram as finais dos Campeonatos Nacionais de Clubes da III Divisão, com o apuramento dos campeões Senhora do Desterro (masculinos) e Pedro Pessoa (femininos). Estes campeonatos decorreram em Abrantes numa organização da Federação portuguesa de Atletismo, com apoio da Associação de Atletismo de Santarém e da Câmara Municipal de Abrantes.
Emocionante a final da terceira divisão em masculinos, com duas equipas, Senhora do Desterro e Ilha Azul, separadas por quatro pontos antes da estafeta de 4×400 metros, prova em que tudo se iria decidir. Com este ambiente, na estafeta, a formação açoriana terminou em quarto lugar e somou mais cinco pontos, enquanto a equipa beirã não evitou o último lugar. No final, a formação do ACR Senhora do Desterro somou 109 pontos, com o Ilha Azul a fechar com a mesma pontuação. Assim, para apuramento do campeão houve que somar os triunfos individuais, mas aqui também as formações ficaram empatadas: o Ilha Azul venceu os 100, 200 e 5000 metros, o triplo e o dardo, enquanto o Senhora do Desterro venceu os 400, os 400 metros barreiras, os 5000 metros marcha, o comprimento e o martelo. Assim há que chegar às segundas posições, com o Senhora do Desterro a ter mais que o Ilha Azul.
Estas duas equipas garantiram o acesso à final da II Divisão na próxima época.
No terceiro lugar do pódio, mas sem impedir que tenha de participar numa fase de apuramento em 2025, ficou o histórico Belenenses, com 102 pontos, mais dois pontos que o Juventude Ilha Verde (100). Logo atrás deles, Mazarefes (98) e Areias de S. João (97), enquanto as outras duas equipas ficaram bem longe: Cucujães (67) e Gira Sol (65).
Em femininos, grandiosa proeza da jovem equipa (11 anos desde a sua fundação) do Clube Pedro Pessoa – Escola de Atletismo. A equipa da margem sul do Tejo, muito equilibrada, com várias presenças entre os três primeiros lugares, entre as quais os triunfos no salto em altura, e nas provas de 3000 metros, planos, obstáculos e marcha! No total, 124 pontos, que garantiram um triunfo com uma margem bem confortável, de 17,5 pontos, sobre a formação algarvia do Bela Vista, que conseguiu triunfar em 400, 800 e 5000 metros, triplo e peso.
Ambas as formações garantiram assim a presença na final da II Divisão da próxima época (2025).
No terceiro lugar do pódio, mas a ter de disputar o apuramento da terceira divisão na próxima época, ficou a formação do Juventude Ilha Verde, com 95 pontos, mais dois pontos apenas que o Mazarefes. Depois classificaram-se as equipas do Areias S. João (88,5), Marinha Grande (82,5), EA Trofa (80,5) e o CA Porto (79).
Resultados completos no portal FPA Competições.
Fotos Nuno Pais / CM Abrantes