Este fim-de-semana, o atletismo português vira as suas atenções para Viana do Castelo, local de realização dos Campeonatos Nacionais Sub-20, no Estádio Municipal Manuela Machado, numa organização da Federação Portuguesa de Atletismo, com apoio da Associação de Atletismo de Viana do Castelo e da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Os Campeonatos Nacionais Sub-20 (anteriormente também designados por juniores) são dos mais antigos que se realizam em Portugal. Tiveram o seu início em 1930, então só para atletas masculinos (contudo a classificação coletiva só foi introduzida em 1939). A competição feminina apenas foi introduzida no calendário mais de três décadas depois (1966) e também ela só conheceu classificação coletiva a partir de 1971. Em ambos os campeonatos houve paragens na classificação coletiva. Em masculinos não houve classificação de 1966 a 1968, depois de 1979 a 1982 e em 2020. Já em femininos não houve classificação coletiva de 1979 a 1982 e em 2020.
Ao longo das mais de sete décadas da competição coletiva, ainda é o Sport Lisboa e Benfica quem totaliza mais presenças (72) nos pódios coletivos, com 40 títulos nacionais. O Sporting, campeão no ano passado, soma 67 presenças no pódio, 31 vezes como campeão nacional. Apenas mais quatro equipas lograram o título nacional: FC Porto (3), CDUL (1), CS Marítimo (1) e J. Vidigalense (1), com estes a somarem 16 presenças no pódio. No total, ao longo dos anos, 25 clubes já conquistaram lugares no pódio.
Já na competição feminina, há mais dispersão de títulos (11 clubes) e menos presenças nos pódios (20 clubes). O Benfica ainda é quem tem mais títulos (16), contra 13 do Sporting, mas são estes que somam mais presenças nos pódios (35), contra 28 do Benfica. O Vidigalense é a terceira equipa com mais subidas ao pódio (18), duas como campeão. Contudo, a equipa leiriense tem mais companhia de campeões nacionais como o SC Braga (5 títulos), FC Porto (3), Belenenses (2), JOMA (2), GD Estreito (2), CA Madeira (1), FC Foz (1) e CN Rio Maior (1).
Individualmente, estes são campeonatos onde vários dos nossos melhores atletas deram passos importantes para a sua brilhante carreira, destacando-se a campeã olímpica, mundial e europeia, Fernanda Ribeiro, que ainda hoje é a mais campeã neste escalão, com seis títulos de 1500 metros e sete de 3000 metros!
Para este ano, são muitos os atletas a merecerem a maior atenção, mas destacamos desde já aqueles que já obtiveram marcas de qualificação para os Mundiais Sub-20, que se realizarão em Lima (Peru), de 27 a 31 de agosto.
Em masculinos, David Landim (SL Benfica), nos 100 metros, Rafael Santos (ACRD Escapães), nos 110 m barreiras, Rui Mineiro (Sporting CP), nos 1500 metros, Rodrigo Alcobia (SL Benfica), no salto com vara, Francisco Calhau (Sporting CP), no lançamento do martelo, João Fernandes (Sporting CP), no lançamento do dardo, e Eduardo Camarate (J. Vidigalense), nos 10000 metros marcha.
Em femininos, Beatriz Azevedo (Sporting CP), Maria Avelino (Maia AC), ambas nos 1500 m, Stela Fernandes (Gira Sol), nos 3000 m obstáculos, Melissa Sereno (Maia AC), nos 100 metros barreiras, Tatiana Pereira (SL Benfica), salto em comprimento e triplo-salto, Marta Trovoada (Sporting CP), lançamento do martelo.
Mais informações sobre os Campeonatos na página oficial (programa-horário, regulamento, dossier estatístico) da competição.
Inscrições e resultados (em direto), no portal FPA Competições.
A prova terá transmissão em streaming através do canal Youtube da FPA.