Gala do Comité Paralímpico distingue atletismo

FPA Geral Notícias

30 Out, 2024
MCS_7016

A Gala do Comité Paralímpico de Portugal decorreu na noite de terça-feira, 29 de outubro, no Pátio da Galé, em Lisboa. O evento de celebração do desporto paralímpico português distinguiu os atletas que conquistaram medalhas em Campeonatos da Europa e do Mundo no último ano, os medalhados nos Jogos Paralímpicos Paris 2024 e algumas personalidades e entidades que se têm destacado pelo seu contributo para o desenvolvimento e promoção do desporto para pessoas com deficiência em Portugal.

Com discursos do Presidente do Comité Paralímpico de Portugal, José Manuel Lourenço, do Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte, e de José Pedro Aguiar-Branco, Presidente da Assembleia da República, contando com as presenças do Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, e da Secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão, Clara Marques Mendes, a Gala do Comité Paralímpico de Portugal de 2024 atribuiu a Medalha Paralímpica aos atletas Carolina Duarte, Diogo Cancela, Djibrilo Iafa, Sandro Baessa, Miguel Monteiro e Cristina Gonçalves pelos pódios obtidos nos Jogos Paralímpicos Paris 2024.

Foram ainda atribuídas Insígnias Paralímpicas aos treinadores de atletas medalhados nos Jogos Paralímpicos Paris 2024: Hélder Bruno (treinador de Cristina Gonçalves), Rui Pinto (treinador de Sandro Baessa), João Abrantes (treinador de Carolina Duarte), Gonçalo Neves (treinador de Diogo Cancela) e Jerónimo Ferreira (treinador Djibrilo Iafa). Também o Diretor Executivo da Missão Portuguesa a Paris 2024, Jorge Correia, foi distinguido com a Insígnia Paralímpica. João Amaral Mendes, treinador de Miguel Monteiro, e Luís Figueiredo, Chefe de Missão a Paris 2024, já tinham recebido a Insígnia Paralímpica após Tóquio 2020 pelo que foram agraciados com um Reconhecimento pelo Comité Paralímpico de Portugal.

Foram ainda distinguidos com a Medalha de Mérito os atletas que conquistaram pódios em Campeonatos da Europa ou Campeonatos do Mundo nos últimos 12 meses: Carolina Duarte, Miguel Monteiro, Sandro Baessa, Norberto Mourão, Diogo Cancela, Marco Meneses, Filipe Marques e, da dimensão surdolímpica, João Marques e André Soares.

(fotos e texto partilhados com o CPP)

Partilhar