Sporting de Braga e Marinha Grande na frente da segunda divisão

FPA Geral Notícias

8 Fev, 2025
Simao Alexandre ii divi

Com dupla jornada neste fim-de-semana, também em Pombal, a segunda divisão está animada. Em femininos, o Sporting de Braga lidera com 46 pontos, mais seis que a Fundação Salesianos (40) com o Maia e o Eirense empatados com 35 pontos. Em masculinos, está isolado o Marinha Grande, com 36 pontos, mais três pontos que o Grecas – Vagos e mais sete pontos que o Estreito. Esta final é organizada pela Federação Portuguesa de Atletismo, com apoio da Associação Distrital de Atletismo de Leiria e do Município de Pombal.

Em luta, no topo da tabela, estão os dois primeiros lugares que dão acesso à primeira divisão em 2026 e aí o Sporting de braga está a mostrar-se o clube mais equilibrado, tendo obtido dois triunfos, por Iris Silva, nos 60 metros (7,66 segundos) e por Jerusa Semedo, nos 400 metros (58,19 segundos), a que se junta um segundo lugar, três terceiros e um quarto lugar, o que significa que não teve nenhum representante seu na segunda metade da classificação individual em cada prova.

O mesmo já não pode dizer a Fundação Salesianos, também com algum equilíbrio, mas sem conseguir nenhum triunfo em qualquer prova. Valem os dois segundos lugares, dois terceiros e dois quartos para colmatar a baixa de uma presença na segunda metade da classificação.

Mais abaixo na classificação, mas ainda com um “olho” no segundo lugar, estão as formações do Maia AC (35 pontos) e do Eirense (35). As maiatas têm uma vitória, por Mariana Regalo nos 1500 metros (4m32s50”), mas têm um último lugar, exatamente o mesmo do Eirense, que triunfou no lançamento do peso, por Inês Carreira (11,74 m), mas que também terminou no último lugar numa prova.

Na luta pela despromoção (os dois últimos baixam para a terceira divisão em 2026), as madeirenses do Água de Pena (34 pontos) já conseguiram duas vitórias, nos 3000 metros marcha por Adriana Viveiros, com a marca de 13m58s98” (a segunda melhor do ano), e no salto em altura, por intermédio de Cláudia Rodrigues (1,62 m), e do Oliveira do Douro (28 pontos), que triunfaram no salto em comprimento, por Vera Monteiro (5,79 metros).

Nos lugares de despromoção estão as algarvias do Bela Vista (21 pontos), com uma prova sem qualquer pontuação, e as atletas da Trofa (11 pontos), com três últimos lugares e uma prova sem pontuação.

Em masculinos, o equilíbrio pode ser mais notório, embora os dois primeiros já estejam mais destacados. O CA Marinha Grande está mais forte (36 pontos), mas apesar de um penúltimo lugar, todos os outros atletas chegaram numa das três primeiras posições, com destaque para Tiago Sucena, vencedor dos 5000 metros marcha (22m51s65”).

A formação do Grecas (33 pontos), ainda não conseguiu nenhum triunfo, mas soma três segundos lugares e duas quartas posições, o que os deixa tranquilos para entrar na segunda jornada.

Apesar de já estarem nos lugares de promoção, atenção às três equipas seguintes que estão separadas por apenas um ponto e a seis do segundo lugar. Em terceiro lugar está o GD do Estreito (29 pontos), que depois de ver o seu representante ser último nos 60 metros, viu o triunfo de Hugo Rocha nos 1500 metros (4m01m46”) e “saltou” de satisfação com Simão Alexandre que venceu o salto em comprimento com a marca de 7,55 m (igualando a segunda melhor marca do ano e ficando a três centímetros do seu recorde pessoal em pista curta). Depois, seguem empatadas (com 28 pontos) as equipas do CA Seia, que conquistou um primeiro lugar nos 400 metros, por Guilherme Faias (48,70 s), e do CPT Sobral de Ceira, que tem dois triunfos, um nos 60 metros, por André Reis (7,06 segundos), outro no salto com vara, por Edi Maia (5,00 m).

Na luta pela despromoção, o CIA Ilha Azul segue na sexta posição, com 23 pontos, mais quatro que os dois últimos classificados, o Campismo de São João da Madeira e o ACR Senhora do Desterro.

Tudo ainda por decidir na segunda jornada desta competição, que se realizará amanhã, em Pombal, a partir das 12 horas.

As informações sobre as três competições podem ser encontradas na página da FPA (primeira e segunda divisão, e também terceira divisão) com os resultados a serem disponibilizados no Portal FPA Competições: primeira divisãosegunda divisão e terceira divisão.

Espera-se uma grande adesão do público tanto em Pombal como em Braga. Mas os adeptos da modalidade que não possam assistir presencialmente, poderão acompanhar as provas, via streaming, na página de Youtube da FPA e Facebook da FPA.

Fotos FPA / Marcelino Almeida

Partilhar