Quatro medalhados portugueses preparados para os Mundiais de Nanjing

FPA Geral Notícias

17 Mar, 2025
Treino_dia_17

A cidade de Nanjing, na China, receberá, a partir de sexta-feira (e até domingo, dia 23 de março), os Campeonatos Mundiais de Pista Curta. Sete portugueses estarão em competição numa prova em que estão inscritos onze campeões olímpicos e 20 medalhados nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

As listas finais (546 inscrições, de 264 homens e 312 mulheres) apenas ontem foram publicadas devido a um extenso sistema de apuramentos por “top list” (listas mundiais) e atletas com marcas de qualificação direta.

Entre eles estarão os portugueses Isaac Nader (medalha de bronze nos 1500 metros nos Europeus de pista curta), Abdel Larrinaga e Gerson Baldé, Auriol Dongmo (medalha de bronze no lançamento do peso nos Europeus de pista curta), Jessica Inchude (medalha de ouro na Taça da Europa de Lançamentos), Patrícia Silva e Salomé Afonso (medalha de prata nos 1500 metros e medalha de bronze nos 3000 metros nos Europeus de pista curta).

Os campeões da última edição do Campeonato do Mundo de Pista Coberta em Glasgow que defenderão os seus títulos em Najing incluem os recordistas mundiais Armand Duplantis (salto com vara), Devynne Charlton (60 m barreiras) e Grant Holloway (60 m barreiras), bem como Molly Caudery (salto com vara), Tsige Duguma (800 m), Hamish Kerr (salto em altura), Thea Lafond (triplo salto), Sarah Mitton (lançamento do peso), Nicola Olyslagers (salto em altura), Miltiadis Tentoglou (salto em comprimento) e Hugues Fabrice Zango (triplo salto).

Mais tarde, no verão, Duplantis, Holloway, Kerr, Lafond e Tentoglou sagraram-se campeões olímpicos em Paris e, também aqui estarão outros medalhados olímpicos: Yaroslava Mahuchikh (salto em altura) e Jakob Ingebrigtsen (1500m e 3000m), este esteve a treinar ao final da tarde de hoje no Centro Nacional de Desportos de Nanjing, na qual estão instalados, entre outras infraestruturas, a pista coberta que acolhe estes campeonatos e uma pista ao ar livre que serve de local de treino para estes mundiais.

Nesse mesmo período vespertino (manhã em Portugal), treinaram-se os especialistas de 1500 metros Salomé Afonso e Isaac Nader. Durante a manhã (a madrugada passada em Lisboa), Abdel Larrinaga também ali esteve em treino.

A azáfama na organização é muito grande e ainda não foi possível visitar o local da competição, que receberá o treino oficial com “starters”, na próxima quinta-feira. Na cidade já se vive o ambiente da competição, especialmente na zona envolvente ao Estádio Olímpicos e restantes áreas oficiais.

Refira-se que fazem parte do corpo de delegados de competição os portugueses Raquel Cavaco Nunes (como comissária de fotógrafos), Luís Figueiredo (Chefe de partidas da WA) e o árbitro Rui Loução.

Partilhar