É chegada a hora das decisões, nos Campeonatos Mundiais de Pista Curta que se realizam em Nanjing (China). Os nervos da espera serão substituídos pelos nervos competitivos. Logo no primeiro dia competem cinco dos sete portugueses na competição.
A primeira a entrar em ação é Patrícia Silva, às 11h15 (03h15 em Lisboa), na primeira série de 800 metros. A portuguesa, finalista nos Europeus de pista curta, terá de ser uma das três primeiras classificadas para poder seguir para as meias-finais (sábado, às 12h05, menos oito horas em Lisboa).
Nesta série Patrícia reencontrará a italiana Eloisa Coiro, quarta nos Europeus de Apeldoorn, há duas semanas, e ainda a ugandesa Halimah Nakaayi, medalha de bronze nos mundiais de 2019, a etíope Habitam Alemu (2.00,61) e ainda a queniana Lilian Odore (2.01,24). A aposta nos 800 metros, ao invés do que aconteceu em Apledoorn, deixa Patrícia novamente na distância que a projetou.
Os restantes atletas apenas participam na jornada da tarde. A primeira a entrar na pista é Salomé Afonso, nos 1500 metros, às 18h55 (10h55 em Lisboa), hora da terceira das eliminatórias. Como atletas mais destacadas, a vice-campeã da Europa apanhará a etíope Dirbe Welteji (3.58,89), vice-campeã mundial em 2023; a norte-americana Heather McLean (3.59,60), detentora da terceira melhor marca mundial do ano, e a medalha de bronze nos Europeus de Apeldoorn, a britânica Revee Walcott-Nolan. Apuram-se as três primeiras de cada série para a final, que se realizará no domingo, às 20h28 (12h28 em Lisboa).
Pouco depois entra em ação Isaac Nader. O medalhado de bronze em Apeldoorn corre na quarta das eliminatórias (às 19h51, menos oito horas em Lisboa). Como principais opositores, Isaas terá de preocupar-se com o queniano Festus Langat (3.37,32), o espanhol Mariano Garcia, vencedor dos 800 metros no Mundiais de de pista coberta de 2022, entre outros. Passam à final, no domingo, às 20h15 (12h15 em Lisboa), os dois primeiros de cada série, mais o melhor tempo seguinte.
Finalmente, na final do lançamento do peso, às 19h50 (11h50 em Portugal), com a presença da medalhada de bronze nos Europeus de Apeldoorn, a portuguesa Auriol Dongmo e Jessica Inchude, quarta na mesma competição, medalha de ouro na Taça da Europa de Lançamentos. Numa prova onde estarão a campeã europeia, a neerlandesa Jessica Schindler; Sarah Mitton, a campeã mundial de pista curta no ano passado; outra medalhada de Glasgow, a norte-americana Chase Jackson; e a chinesa Lijiao Gong, campeã mundial em 2017 e 2019.
Este concurso estreia uma nova fórmula. Em final direta, as 16 concorrentes fazem os mesmos três lançamentos habituais. Ao fim do terceiro ensaio, seguem em frente as 10 primeiras da classificação e há um reordenamento dos lançamentos. Na ronda seguinte, apenas seguem em frente as oito primeiras e apenas as seis primeiras podem fazer um sexto lançamento.
A prova poderá ser acopanhada na página da FPA e nas redes sociais e, também, nas transmissões da RTP.
Foto (arquivo): FPA / Sportmedia