A Marinha Grande recebe amanhã a segunda edição dos Campeonatos Nacionais de Milha, que se realizam em conjunto com a 35ª edição da Milha de Cristal, numa organização da Federação Portuguesa de Atletismo, com o apoio do Clube de Atletismo Marinha Grande, da Associação Distrital de Atletismo de Leira e do Município da Marinha Grande.
Este será um momento de grande afirmação do meio-fundo curto, em antecipação a uma época que se antevê motivante e exigente. São cerca de 300 os atletas inscritos para participar nos nacionais (mais aqueles que participarão na Milha de Cristal), com a certeza de que teremos novos campeões absolutos já que os vencedores do ano passado, José Carlos Pinto e Sara Inácio, não se encontram entre os inscritos.
Mas não faltam outros nomes de “peso” entre os inscritos. Na prova feminina, avulta, desde logo, o nome de Patrícia Silva, do Sporting, recém medalhada (bronze) nos Mundiais de Pista Coberta que se realizaram em Nanjing, no mês passado, tendo a lista ainda os nomes das suas colegas de equipa Petja Klojcnick e Marta Castro (terceira classificada no ano passado). A elas juntam-se Petra Santos, do Núcleoeiras, vice-campeã em 2024, e as sub-23, Rita Figueiredo (GD Estreito) e Beatriz Azevedo (Vidigalense), campeã sub-20 no ano passado.
Em masculinos também outros nomes se destacam. Do Sporting, estão inscritos Nuno Pereira (terceiro no ano passado), Samuel Freire, Ruben Amaral, Duarte Gomes, João Pedro Santos (campeã sub-23 em 2024) e Alexandre Lucas (segundo sub-23). Na lista de inscritos estão ainda João Brito (CO Pechão), campeão sub-20 no ano passado, e João Pais (CA Seia), vencedor na Marinha Grande em 2023.
Nos restantes escalões, destaque para a presença de Mariana Moreira (UD Várzea) nos sub-18, podendo repetir o título de 2024. Nos sub-20, destacamos os nomes de Tiago Machado (C. Pedro Pessoa), terceiro no ano passado, e Duarte Vilas Boas (CA Oliveira do Bairro), campeão sub-18 no ano passado. Neste escalão sub-20, mas em femininos, destaque para as sportinguistas Lara Costa e Stela Fernandes, esta vice-campeã da categoria em 2024.
Esta é uma competição que também tem objetivos coletivos e, no ano passado, triunfaram as formações do Benfica (em masculinos, à frente do Sporting e Núcleoeiras) e da RunTejo (em femininos, à frente do Feirense e do Pentaclube da Covilhã).
O regulamento dos Campeonatos e mais informações podem ser vistos aqui, enquanto os resultados podem ser consultados aqui.
As provas terão transmissão streaming em direto no canal YouTube da FPA.
Foto (arquivo): pódio masculino em 2024