Ready, Set, Go! Os mundiais de estafetas começam já amanhã em Guangzhou, na China

Notícias

9 Mai, 2025
WhatsApp Image 2025-05-09 at 16.00.31

Realizou-se hoje a conferência de imprensa de apresentação dos World Athletics Relays Guangzhou 2025, véspera do início desta competição, que decorre nos dias 10 e 11 de maio, e que conta com a participação das equipas nacionais femininas de 4×100 metros e masculinas de 4×400 metros.

Esta é a sétima edição dos World Relays Championships, que irá reunir 730 atletas (406 homens e 324 mulheres) de 43 países a competir pelo título coletivo de velociadade, mas também por um lugar nos Campeonatos Mundiais de Atletismo de Tóquio, que se realizam de 13 a 21 de setembro de 2025.

Abdul Suny Brown (Japão), Su Bingtian (China), Akani Simbine (África do Sul) e Liang Xiiaojing (China) foram os atletas convidados para participarem na conferência de imprensa que antecedeu, hoje, o início da competição nos World Relays Championships.

A organização destacou a importância do evento para o desenvolvimento do atletismo na China e a aposta em proporcionar uma experiência de excelência para atletas, equipas técnicas e público internacional.

Conhecidos os grupos de qualificação, Portugal irá amanhã, às 13h19, hora portuguesa, disputar a terceira ronda de qualificações na estafeta feminina de 4×100 metros, juntamente com os EUA, Itália, Canadá, Suíça e Países Baixos. Já a estafeta masculina de 4×400 metros tem qualificação marcada na segunda ronda, às 14h33, com a Zâmbia, Brasil, Países Baixos, Botswana e Irlanda.

À margem da conferência, o Team Leader da Comitiva Portuguesa, Rui Norte, disse acreditar na qualificação nacional para a próxima fase da competição e também, no caso da estafeta masculina de 4×400 metros, para os Campeonatos do Mundo de Tóquio. “A equipa feminina representa um coletivo que ascendeu à elite mundial na estafeta de 4×100 metros. Trata-se de um grupo heterogéneo, que reúne atletas de grande experiência, incluindo atletas olímpicas com percursos individuais de excelência. Simultaneamente, integra jovens atletas em pleno processo de crescimento. Reunir estas duas competências constitui um enorme desafio para o futuro, potenciando o desenvolvimento e a coesão da equipa. É uma tarefa extremamente difícil, mas estamos aqui por direito próprio”, sublinhou.

Já relativamente à equipa masculina, o Team Leader referiu: “É uma equipa mais competitiva e tem mais hipóteses de se apurar para os Campeonatos do Mundo de Tóquio, porque, enquanto equipa, são mais experientes. Se forem capazes, enquanto força de grupo, de se superarem, será esse o elemento que fará com que cheguem ao objetivo e possam alcançar essa qualificação que todos ambicionamos. Note-se que, a nível europeu, esta equipa, treinada pelo técnico nacional Victor Zabumba, já chegou à final”.

A equipa feminina de 4×100 metros composta por Lorene Bazolo, Arialis Martinez, Íris Silva, Beatriz Andrade e Beatriz Castelhano; e a equipa masculina de 4×400 metros formada por João Coelho, Ricardo dos Santos, Omar Elkhatib, Ericsson Tavares e André Franco, entram em ação amanhã, numa competição com transmissão em direto e em português na Eurovision Sport, entre as 12h00 e as 15h00, além de ser transmitida também no site da World Athletics, através da plataforma Inside Track. A prestação portuguesa pode ainda ser acompanhada através do site e redes sociais da FPA.

Partilhar