Campeonatos Mundiais Tóquio 2025 começam sábado

FPA Geral Notícias

10 Set, 2025
Pedro_Pichardo_salto

Diário dos Mundiais – Os Campeonatos Mundiais de Atletismo Tóquio 2025 têm o seu início já no próximo sábado dia 13 de setembro, a partir das 8 horas da manhã, com as provas de 35 km de marcha, masculinos e femininos.

Esta será a 20.ª edição dos Campeonatos Mundiais de pista ao ar livre. Estreada em 1983, em Helsínquia, esta competição conheceu sempre participação portuguesa. Neste historial (ver resumo em documento em anexo) Portugal soma 23 medalhas (7 de ouro, 7 de prata e 9 de bronze), tendo ainda dezenas de atletas classificados em lugares de finalista (até aos 8 primeiros).

A delegação portuguesa para estes Campeonatos, cuja maioria chegou hoje a Tóquio, é composta por 32 atletas, 17 masculinos e 15 , que se repartem por todos os setores. Nesta edição, pela primeira vez, Portugal terá um representante no lançamento do disco masculino, Emanuel Sousa, o recordista nacional, e apresentará uma estafeta masculina nos 4×400 metros, graças à excelente prestação na final dos mundiais de estafetas.

Nesta comitiva, o mais veterano dos atletas portugueses, João Vieira ( ver entrevista com o atleta aqui) apresta-se para chegar ao topo dos que somam maior número de participações na prova. O recordista nacional vai para a sua 14ª presença, ultrapassando o espanhol José Manuel Garcia que com ele lidera a lista com 13 participações. O marchador é ainda o líder da estatística do atleta mais velho a conquistar uma medalha (prata, em 2019, aos 43 anos e 221 dias). A lista das atletas com maior número de presenças nos mundiais também é encabeçada por duas portuguesas: Inês Henriques e Susana Feitor, ambas com 11 participações. Ninguém mais, no Mundo, tem este registo.

A comitiva portuguesa está recheada de atletas medalhados em grandes competições nos últimos três anos, integra o campeão mundial de triplo salto, em Eugene, 2022, e vice-campeão olímpico em Paris 2024 e vice campeão europeu em Roma 2024, as medalhadas de bronze nos Europeu de Roma 2024, Agate de Sousa, no comprimento, e Liliana Cá, no disco,
E já este ano, em pista coberta, a vice-campeã europeia de 1500 metros e medalha de bronze em 3000 metros, em Apeeldorn, o medalha de bronze nos 1500 metros Isaac Nader, a medalhada de bronze no lançamento do peso, Auriol Dongmo. Para além deles, temos muitos atletas finalistas nessas mesmas competições.

Nota para a prova de 1500 metros masculinos, que terá, pela primeira vez, três representantes portugueses, Isaac Nader, Nuno Pereira e José Carlos Pinto. Outra prova com o máximo de representantes é o lançamento do peso feminino, com Auriol Dongmo, Jessica Inchude e Eliana Bandeira e também a maratona feminina tem três representantes, Susana Santos, Solange Jesus e Salomé Rocha.

Qual é a seleção nacional?

No documento em anexo temos a composição da equipa portuguesa, os seus recordes pessoais e as melhores marcas desta época, as suas internacionalizações em grandes competições: Jogos Olímpicos (JO), Campeonatos Mundiais (CM), Campeonatos Europeus (CE) e Campeonatos da Europa por Equipas (ETC). Detalhamos, em geral, os dias é às horas em que estarão em competição. Com atualizações diárias nos artigos na página da FPA na internet.

Temos também um resumo dos principais resultados dos atletas portugueses, com medalhados e finalistas, os recordes de Portugal e as melhores portuguesas na competição.

Depois, para além da informação de todos os portugueses em Mundiais, temos também um ranking dos 10 melhores portugueses do ano e dos 10 melhores de sempre.

Como ver e acompanhar os Mundiais?

Os portugueses vão poder acompanhar estes mundiais através de várias plataformas. Desde logo com a transmissão televisiva a ser assegurada pela RTP 2 e RTP Play, que não deixarão de acompanhar todas as jornadas.

Depois, em termos de classificações e resultados em direto, poderão acompanhar através da página oficial da World Athletics.

E, claro, através da página da FPA na internet e dos seus canais nas redes sociais.

Partilhar